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Mercedes-Benz OF-1620 (204cv)

| Tipo: | Ônibus |
| Segmento: | Urbano e Rodoviário |
| Fabricação: | 1994-1998 |
| Identificador: | 384087 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 1 / Proconve P-3 |
| Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
Motor
| Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 LA |
| Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
| Potência máxima: | 204 cv (150 kW) @ 2600 rpm |
| Torque máximo: | 640 Nm (65 mkgf) @ 1600 rpm |
| NBR – Medição: | NBR 5484 |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
| Curso do pistão (mm): | 133 |
| Relação de compressão: | 17,25:1 |
| Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Transmissão
| Modelo: | ZF S 5-68/7,26 |
| Acionamento: | Mecânica |
Direção
| Modelo: | ZF 8097 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Relação de redução: | i=21,8:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
| Motor de partida | |
| Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) / 24 V |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | MB VL3/8 D-6,5 |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | MB HL4/01 D-10 |
| Redução: | i=5,86 (41:7) |
| Reduções opcionais: | i=4,75 (38:8) i=6,86 (48:7) i=6,14 (43:7) |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 7.50 x 20 |
| Aros das rodas – opcionais: | 7.5 x 22.5 |
| Pneumáticos: | 10.00 R x 20 PR 16 |
| Pneumáticos – opcionais: | 11.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara) 275 / 80 R 22.5 PR 16 (sem câmara) |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
| Área de frenagem | |
| Total: | 5.437 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 2700 |
| Eixo traseiro: | 1980 |
| Total: | 4680 |
| Carga útil máxima com equipamentos | |
| Total: | 11320 |
| Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
| Eixo dianteiro: | 6000 |
| Eixo traseiro: | 10000 |
| Total: | 16000 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 210 Opcional: 300 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
| Caixa de mudanças: | 7,5 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
| Direção hidráulica: | 3,5 |
| Sistema de arrefecimento: | 27 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 6050 |
| (B) Comprimento máximo da carroceria: | 11615 |
| (C) Balanço dianteiro: | 1958 |
| (D) Balanço traseiro: | 3482 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1960 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1842 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2443 |
| (K) Vão livre dianteiro: | 292 |
| (L) Vão livre traseiro: | 294 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 21,8 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | 5,86 |
| Velocidade máxima (km/h): | 85 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 33 |
| Ensaio 2 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,75 |
| Velocidade máxima (km/h): | 105 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 26 |
| Ensaio 3 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 6,86 |
| Velocidade máxima (km/h): | 72 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39 |
| Ensaio 4 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 6,14 |
| Velocidade máxima (km/h): | 81 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35 |
Nível de Opacidade
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 2900 |
| RPM corte: | 3000 |
| RPM corte máx: | 3100 |
| RPM M L min: | 600 |
| RPM M L: | 600 |
| RPM M L máx: | 650 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes até 350m: | 1,67 |
| Altitudes acima de 350m: | 2,25 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
