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Mercedes-Benz OF-1620 (204cv)

Mercedes-Benz OF-1620 (204cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1994-1998
Identificador: 384087
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 1 / Proconve P-3
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 204 cv (150 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 640 Nm (65 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 17,25:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4

Transmissão
Modelo: ZF S 5-68/7,26
Acionamento: Mecânica

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=21,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/8 D-6,5
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL4/01 D-10
Redução: i=5,86 (41:7)
Reduções opcionais: i=4,75 (38:8)
i=6,86 (48:7)
i=6,14 (43:7)

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 20
Aros das rodas – opcionais: 7.5 x 22.5
Pneumáticos: 10.00 R x 20 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 11.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara)
275 / 80 R 22.5 PR 16 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2700
Eixo traseiro: 1980
Total: 4680
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 11320
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Opcional: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Caixa de mudanças: 7,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6050
(B) Comprimento máximo da carroceria: 11615
(C) Balanço dianteiro: 1958
(D) Balanço traseiro: 3482
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1960
(F) Bitola – eixo traseiro: 1842
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2443
(K) Vão livre dianteiro: 292
(L) Vão livre traseiro: 294
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,8

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,86
Velocidade máxima (km/h): 85
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 33
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,75
Velocidade máxima (km/h): 105
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 26
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,86
Velocidade máxima (km/h): 72
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 39
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,14
Velocidade máxima (km/h): 81
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2900
RPM corte: 3000
RPM corte máx: 3100
RPM M L min: 600
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,67
Altitudes acima de 350m: 2,25
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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