Página Inicial > Dados de chassis > Mercedes-Benz do Brasil Ltda > Mercedes-Benz OF-1721 (208cv)
Mercedes-Benz OF-1721 (208cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2012-p. |
Identificador: | 384078 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2014 e Outubro/2019) |
OF-1721
O chassi OF-1721 foi desenvolvido para receber carroçarias até 13,2 metros e é equipado com o motor eletrônico OM-924 LA (Proconve P-7), de 4 cilindros, com potência de 208 cv, que proporciona economia de combustível e alto torque em baixas rotações. O chassi OF-1721 é destinado às aplicações urbana, intermunicipal, fretamento e rodoviário. O motor eletrônico OM-924 LA apresenta um torque de 780 Nm, proporcionando economia e rentabilidade. Chassi preparado para receber carroçarias com porta larga na dianteira (vão livre de 1.100 mm).
Modelo: | Mercedes-Benz OM-924 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 208 cv (153 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 780 Nm (79,6 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.800 cm³ |
Consumo específico: | 195 g/kWh a 1200 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Climatização: | Polia do motor para ar-condicionado |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | Injetores individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 590 l/min a 10 bar |
Modelo: | MB G/85-6/6,70 (com radiador de óleo) |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,70:1 2ª – 3,81:1 3ª – 2,29:1 4ª – 1,48:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,73:1 Ré – 6,29:1 |
Modelo: | MF 395 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/8 D-6,5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/061 D-11,5 MB HL4/060 D-10 (em 2012) R390-11.5/S 22.5 (em 2014) |
Tipo: | Estampado Carcaça central com tubos (em 2012) |
Redução: | i=5,857 (41:7) i=5,875 (47:8) (em 2014) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Outros | |
Estepe: | Versão urbana: opcional Versão rodoviária: série |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, com válvula no assoalho. Borboleta no coletor de escapamento |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, por tecla, conjugado com freio de serviço Válvula no assoalho conjugada com freio motor convencional (em 2012) |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 10500 |
Total: | 17000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 25 35 (em 2012) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 28 |
(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10937 11769 (em 2014) |
(C) Balanço dianteiro: | 2275 |
(D) Balanço traseiro: | 2712 3544 (em 2012) 2444 (em 2014) |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1961 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1842 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2442 |
(I) Ângulo de entrada: | 11°82′ |
(J) Ângulo de saída: | 12°86′ |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | Parede-a-parede: 24,4 Guia-a-guia: 21,3 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (2014) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,857 (41:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 111 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37 (com 16000kg) |
Ensaio 2 (2012) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6 |
Eixo traseiro: | R390-11.5/S 22.5 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,875 (47:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 111 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37 (com 17000kg) |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2810 |
RPM M L min: | 580 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,5 |
Altitudes acima de 350m: | 0,68 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
- Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
- Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
- Caixa de mudanças G 85 com radiador de óleo
- Polia adicional para ar-condicionado
- Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
- Secador de ar com sistema coalescente
- Chave elétrica geral
- Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
- Freio ABS
Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de baixo nível de líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Freio ABS – evita que as rodas travem durante o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
- Eixo traseiro HL5/60 DZ-10 (dupla velocidade) (em 2012)
- Limitador de velocidade a 60km/h
- Limitador de velocidade a 90km/h
- Redução do eixo traseiro (dupla velocidade) i=4,875 (39:8) (em 2012)
- Escapamento com saída lateral para versão rodoviária (em 2012)
- Conjunto de rodas e pneus reservas para versão rodoviária
- Banco do motorista estofado, com deslocamento lateral (em 2012)
- Retarder Voit 123 (em 2014)
- Bateria de 220 Ah (em 2014)
Tacógrafo | |
Tipo: | Eletrônico, 1 dia, disco de papel |
- Dados da viagem: Distância, velocidade média, meta de consumo, consumo e tempo de viagem
- Leitura direta: Velocidade, rpm do motor, níveis de combustível e ARLA, pressão dos sistemas de freio
- Programáveis na tela digital: Meta de consumo, consumo instantâneo
- Luzes de advertência: Sim, em combinação com as mensagens
- Desligamento automático do motor