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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OF-1721L

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: Sem registro
  • Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2014)

OF-1721 L

O chassi OF-1721L foi desenvolvido para receber carroçarias até 13,2 metros e é equipado com o motor eletrônico OM-924 LA (Proconve P-7), de 4 cilindros, com potência de 208 cv, que proporciona economia de combustível e alto torque em baixa rotações.
O chassi OF-1721L é destinado às aplicações urbana, intermunicipal, fretamento e rodoviário. O motor eletrônico OM-924 LA apresenta um torque de 780 Nm, proporcionando economia e rentabilidade.
Chassi preparado para receber carroçarias com porta larga na dianteira (vão livre de 1.100 mm).

  • Modelo: MB OM-924 LA (Proconve P-7)
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 153 kW (208cv) a 2200 rpm (175 kW em FEV/2014)
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 780 Nm (79,5 mkgf) @ 1200 – 1600 rpm / min
  • Cilindrada total: 4.800 cm³
  • Consumo específico: 195 g/kWh a 1200 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
  • Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: injetores individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo do trabalho: 590 l/ min a 10 bar
  • Polia do motor para ar-condicionado (em OUT/2014)

  • Modelo: MB G 85-6 (com radiador de óleo)
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,70 / 3,81 / 2,29 / 1,48 / 1,00 / 0,73 / marcha a ré: 6,29

  • Modelo: MF 395
  • Tipo: monodisco, seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=20,6:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria (livre de manutenção em OUT/2014) 

  • Capaciade/tensão: 170 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL 3/8 D-6,5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: R 390-11.5/S22,5
  • Tipo: carcaça única, estampada sistema de porta diferencial
  • Redução: i=5,875 (47:8)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares interno, 1 válvula niveladora de altura
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares, 2 válvulas niveladoras de altura
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 7.50 x 22,5
  • Pneus: 275/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)
  • Estepe: opcional (versão urbana) / série (versão rodoviária)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Material empregado: LNE 38 (LNE 50 em FEV/2014)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 5.437 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, por tecla, conjugado com freio de serviço (válvula no assoalho conjugada com freio motor convencional em 2012)
  • ABS (Sistema Antitravamento): sim

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 2982
  • Eixo traseiro: 2004
  • Total: 4986

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 10500
  • Total: 17000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

  • Tanque de combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Caixa de mudanças: 9
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 28
  • Tanque de Arla 32: 25 (35 em FEV/2014)

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total: 11769
  • (C) Balanço dianteiro: 2275
  • (D) Balanço traseiro: 2444 (3544 em FEV/2014)
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1961
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1842
  • (H) Largura: 2442
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado: 24.400 (22.900 em FEV/2014)

  • Caixa de mudanças: MB G 85-6
  • Eixo traseiro: R 390-11.5/S22,5
  • Redução: i=5,875 (47:8)
  • Pneus: 275/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 111
  • Capacidade máxima de subida com 17.000kg (%) (veículo em movimento): 37 (39 em FEV/2014)

  • Preparação para aquecimento
  • Conjunto de rodas e pneus reservas para versão rodoviária
  • Estepe
  • Retarder Telma (de acionamento elétrico)
  • Redução do eixo traseiro i=5,222 (OUT/2014)
  • Bateria de 220 Ah (OUT/2014)
  • Limitador de velocidade 60lm/h e 90 km/h (OUT/2014)

  • Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
  • Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
  • Suspensão pneumática integral na dianteira e traseira
  • Caixa de mudanças G 85 com radiador de óleo
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
  • Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
  • Secador de ar com sistema coalescente
  • Chave elétrica geral
  • Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
  • Coluna direção regulável
  • Freio ABS

 

  • Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
  • Painel de instrumentos – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de baixo nível de líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
  • Suspensão – Totalmente pneumática com 2 bolsas na dianteira e 4 bolsas na traseira, proporcionando maior conforto aos passageiros, melhor estabilidade . Permite o ajoelhamento do lado esquerdo e direito (item opcional) adequando-se as plataformas de embarque e desembarque de ambos os lados da via.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

Mercedes-Benz OF-1721L

 Giro do motor 

  • RPM corte min2500
  • RPM corte: 2750
  • RPM corte máx: 2810
  • RPM M L min: 580
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,50
  • Altitudes acima de 350m: 0,68

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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