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Mercedes-Benz OF-1722 (218cv)

Mercedes-Benz OF-1722 (218cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 2004-2006
Identificador: 384078
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Julho/2004)

A família de chassis OF-1722 – desenvolvida para receber carroçarias de 12 metros – é equipada com motor eletrônico OM-924 LA, de 4 cilindros, com potência de 218 cv e torque de 83 mkgf, que proporciona economia de combustível e alto torque em baixas rotações.

Exclusivo para os segmentos fretamento e rodoviário, o modelo OF-1722 tem uma composição diferenciada, com desenho de banda de rodagem dos pneus, estepe, ferramentas e escapamento curto. Seu motor OM-924 LA atende às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-924 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 218 cv (160 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 810 Nm (83 mkgf) @ 1200 a 1500 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.800 cm³
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: Injetores individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 420 l/min a 10 bar com 2845 rpm

Transmissão
Modelo: MB G/85-6/6,70
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,70:1
2ª – 3,81:1
3ª – 2,29:1
4ª – 1,48:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,73:1
Ré – 6,29:1

Embreagem
Modelo: MF 395 HD (Heavy Duty)
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097 Servocom
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/8 D-6,5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL4/060 D-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=5,857 (41:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo
Outros
Estepe: roda e pneu

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, com válvula no assoalho. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2700
Eixo traseiro: 2180
Total: 4880
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 10500
Total: 17000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 12
Caixa de mudanças: 9
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento máximo da carroceria: 11769
(C) Balanço dianteiro: 2275
(D) Balanço traseiro: 3544
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1969
(F) Bitola – eixo traseiro: 1822
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2427
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 24,4

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB G 85-6
Eixo traseiro: MB HL4/060 D-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
Velocidade máxima (km/h): 108
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 41

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,72
Altitudes acima de 350m: 0,97
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%, conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.

Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.

Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão de óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível de líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de baixo nível de líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.

Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Banco do motorista estofado – com amortecimento hidráulico e regulagens de peso, de avanço e recuo, de assento e encosto e com uma nova função de deslocamento lateral (curso de 120 mm).

Polia adicional para ar-condicionado – facilidade de montagem do sistema de ar-condicionado e garantia da durabilidade do motor.

Opcionais
  • Caixa automática ZF 5 HP 500 com retarder incorporado
  • Eixo traseiro HL5/60 DZ-10
  • Limitador de velocidade a 60km/h
  • Limitador de velocidade a 90km/h
  • Pneus 295 / 80 R 22.5
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Preparação para aquecimento

Função desabilitada

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