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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OF-1722

  • Uso: Ônibus intermunicipal/rodoviário
  • Fabricação: De 2004 até 2006
  • Baumúster: 384078
  • Nível de emissões dos gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Julho/2004)

A família de chassis OF-1722 – desenvolvida para receber carroçarias de 12 metros – é equipada com motor eletrônico OM-924 LA, de 4 cilindros, com potência de 218 cv e torque de 83 mkgf, que proporciona economia de combustível e alto torque em baixas rotações.

O chassi OF-1722 M é destinado às aplicações urbana e intermunicipal. A letra M – Multi-Purpose – de sua nomenclatura indica que o modelo pode ser utilizado em aplicações nesses dois segmentos, e seu motor atende às normas de emissões Conama P-5 e Euro III.

Exclusivo para os segmentos fretamento e rodoviário, o modelo OF-1722 tem uma composição diferenciada, com desenho de banda de rodagem dos pneus, estepe, ferramentas e escapamento curto. Seu motor OM-924 LA atende às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-924 LA – Conama Fase IV/Euro II
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 160 kW (218cv) a 2300 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 810 Nm (83 mkgf) de 1200 a 1500 rpm
  • Cilindrada total: 4.800 cm³
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: injetores individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 420 l/min a 10 bar com 2845 rpm

  • Modelo: MB G 85-6
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,70 / 3,81 / 2,29 / 1,48 / 1,00 /0 ,73 / marcha a ré: 6,29

  • Modelo: MF 395 HD (Heavy Duty)
  • Tipo: monodisco – seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097 Servocom
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=20,6:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL3/8 D-6,5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HL4/060 D-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=5,857 (41:7)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

Suspensão Traseira

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 7,50 – 22,5
  • Pneumáticos: 275/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)
  • Estepe (roda e pneu): série

  • Tipo: escada, rebitado
  • Material empregado: LNE 38

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 5.437 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Chassi para ônibus, sem carroçaria 

  • Eixo dianteiro: 2700
  • Eixo traseiro: 2180
  • Total: 4880

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 10500
  • Total: 17000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

  • Tanque de combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Caixa de mudanças: 9
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 27

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total: 11769
  • (C) Balanço dianteiro: 2275
  • (D) Balanço traseiro: 3544
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1969
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1822
  • (H) Largura: 2427
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 24,4

  • Caixa de mudanças: MB G 85-6
  • Eixo traseiro: MB HL4/060 D-10
  • Redução: i=5,857 (41:7)
  • Pneus: 275/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 108
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%) (veículo em movimento): 41

  • Caixa automática ZF 5 HP 500 com retarder incorporado
  • Eixo traseiro HL5/60 DZ-10
  • Limitador de velocidade a 60km/h
  • Limitador de velocidade a 90km/h
  • Pneu 295/80 R 22,5
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Preparação para aquecimento

  • Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%, conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão de óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível de líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de baixo nível de líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM e de alta temperatura do liquido de arrefecimento.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Banco do motorista estofado – com amortecimento hidráulico e regulagens de peso, de avanço e recuo, de assento e encosto e com uma nova função de deslocamento lateral (curso de 120 mm).
  • Polia adicional para ar-condicionado – facilidade de montagem do sistema de ar-condicionado e garantia da durabilidade do motor.

 Giro do motor 

  • RPM corte min2470
  • RPM corte: 2720
  • RPM corte máx: 2780
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,72
  • Altitudes acima de 350m: 0,97

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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