Página Inicial > Dados de chassis > Mercedes-Benz do Brasil Ltda > Mercedes-Benz OF-1722M (218cv)
Mercedes-Benz OF-1722M (218cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2004-11/12 |
Identificador: | 384078 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008) |
O chassi OF-1722 M foi desenvolvido para receber carroçarias até 13,2 metros e é equipado com o motor eletrônico OM-924 LA, de 4 cilindros, com potência de 218 cv e torque de 83 mkgf, que proporciona economia de combustível e alto torque em baixas rotações.
O chassi OF-1722 M é destinado às aplicações urbana, intermunicipal, fretamento e rodoviário. A letra M – Multipurpose – de sua nomenclatura indica que o modelo pode ser utilizado em aplicações nesses segmentos, e seu motor atende às normas de emissões Conama P-5 e Euro III.
Chassi preparado para receber carroçarias com porta larga na dianteira (vão livre de 1.100 mm).
Modelo: | Mercedes-Benz OM-924 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 218 cv (160 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 810 Nm (83 mkgf) @ 1400 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.800 cm³ |
Consumo específico: | 202 g/kWh (149 g/cvh) a 1600 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | Injetores individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 400 l/min a 10 bar com 2500 rpm |
Modelo: | MB G/85-6/6,70 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,70:1 2ª – 3,81:1 3ª – 2,29:1 4ª – 1,48:1 5ª – 1,00:1 5ª – 0,73:1 Ré – 6,29:1 |
Modelo: | MF 395 HD (Heavy Duty) |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 Servocom |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/8 D-6,5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL4/060 D-10 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=5,857 (41:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Outros | |
Estepe (roda e pneu): | Versão urbana: opcional Versão rodoviária: série |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, com válvula no assoalho. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2740 |
Eixo traseiro: | 2126 |
Total: | 4866 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 10500 |
Total: | 17000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 21 |
(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 11769 |
(C) Balanço dianteiro: | 2275 |
(D) Balanço traseiro: | 3544 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1969 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1822 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2427 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 24,4 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6 |
Eixo traseiro: | MB HL4/060 D-10 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,857 (41:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 108 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 21 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,72 |
Altitudes acima de 350m: | 0,97 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%, conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão de óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível de líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de baixo nível de líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Banco do motorista estofado – com amortecimento hidráulico e regulagens de peso, de avanço e recuo, de assento e encosto e com uma nova função de deslocamento lateral (curso de 120 mm).
Polia adicional para ar-condicionado – facilidade de montagem do sistema de ar-condicionado e garantia da durabilidade do motor.
- Caixa automática ZF 5 HP 500 com retarder incorporado
- Eixo traseiro HL5/60 DZ-10
- Estepe (roda e pneu) para versão urbana
- Limitador de velocidade a 60km/h
- Limitador de velocidade a 90km/h
- Pneu 295 / 80 R 22.5
- Preparação para aquecimento
- Preparação para porta larga (mudança do filtro de ar para o lado esquerdo)
- Retarder Voith 123
- Redução do eixo traseiro HL5: i=4,875/6,844 (39:8) (A partir de 2008)
- Bateria de 170 Ah (A partir de 2008)
- Caixa automática ZF 6 HP 502 de 6 marchas (A partir de 2008)