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Mercedes-Benz OF-1724L (238cv)

Mercedes-Benz OF-1724L (238cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Com suspensão a ar
Fabricação: 2013-p.
Identificador: 384065
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2014)

OF-1724 L

O chassi OF-1724L foi desenvolvido para receber carroçarias até 13,2 metros e é equipado com o motor eletrônico OM-926 LA (Proconve P-7), de 6 cilindros, com potência de 238 cv, que proporciona economia de combustível e alto torque em baixa rotações. O chassi OF-1724L é destinado às aplicações urbanas, intermunicipal,fretamento e rodoviário. O motor eletrônico OM-926 LA apresenta um torque de 850 Nm, proporcionando economia e rentabilidade. Chassi preparado para receber carroçarias com porta larga na dianteira (vão livre de 1.100 mm).

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-926 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 238 cv (175 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 850 Nm (91,8 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 7.200 cm³
Consumo específico: 194 g/kWh a 1400 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Climatização: Polia do motor para ar-condicionado (em 2014)
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: Injetores individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 590 l/min a 10 bar
520 @ 2200 / min @ 10 bar de contrapressão (em 2013)

Transmissão
Modelo: MB G/85-6/6,70 (com radiador de óleo)
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,70:1
2ª – 3,81:1
3ª – 2,29:1
4ª – 1,48:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,73:1
Ré – 6,29:1

Embreagem
Modelo: MF 395
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/8 D-6,5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB R390-11.5/S22.5
Tipo: Carcaça única, estampada sistema de porta diferencial
Redução: i=5,875 (47:8)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares interno, 1 válvula niveladora de altura
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares, 2 válvulas niveladoras de altura
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo
Outros
Estepe: Versão urbana: opcional
Versão rodoviária: série

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 38
LNE 38+Ti (ABNT NBR 6656) (em 2013)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido, de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático (com válvula no assoalho em 2013). Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, por tecla, conjugado com freio de serviço
Válvula no assoalho conjugada com freio motor convencional (em 2012)
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 3172
Eixo traseiro: 1996
Total: 5168
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 10500
Total: 17000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Reservatório de ureia (Arla32): 25
35 (em 2013)
Óleo no cárter, máx./min.: 28 / 23
Caixa de mudanças: 9
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 28

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10937
11669 (em 2014)
(C) Balanço dianteiro: 2275
(D) Balanço traseiro: 2712
2444 (em 2014)
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1961
(F) Bitola – eixo traseiro: 1842
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2478
(I) Ângulo de entrada: 12°10′
(J) Ângulo de saída: 11°1′
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: Parede-a-parede: 22,9
Guia-a-guia: 19,8

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (2014)
Caixa de mudanças: MB G 85-6
Eixo traseiro: MB R390-11.5/S22,5
Pneus: 275 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,875 (47:8)
Velocidade máxima (km/h): 113
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40
Ensaio 2 (2013)
Caixa de mudanças: MB G 85-6
Eixo traseiro: MB HL4/060 D-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,875 (47:8)
Velocidade máxima (km/h): 113
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2500
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2810
RPM M L min: 580
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,5
Altitudes acima de 350m: 0,68
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características
  • Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
  • Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
  • Suspensão pneumática integral na dianteira e traseira
  • Caixa de mudanças G 85 com radiador de óleo
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
  • Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
  • Secador de ar com sistema coalescente
  • Chave elétrica geral
  • Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
  • Coluna direção regulável
  • Freio ABS

Motor OM-926 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente reduz o tempo de viagem.

Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.

Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de baixo nível de líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de alta temperatura do líquido de arrefecimento.

Suspensão – Totalmente pneumática com 2 bolsas na dianteira e 4 bolsas na traseira, proporcionando maior conforto aos passageiros, melhor estabilidade . Permite o ajoelhamento do lado esquerdo e direito (item opcional) adequando-se as plataformas de embarque e desembarque de ambos os lados da via.

Freio ABS – evita que as rodas travem durante o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade ao veículo em situações adversas.

Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

Opcionais
  • Retarder Thelma (de acionamento elétrico)
  • Limitador de velocidade a 60km/h e 90 km/h
  • Redução do eixo traseiro i=5,222 (47:9)
  • Escapamento com saída lateral para versão rodoviária
  • Conjunto de rodas e pneus reservas para versão rodoviária
  • Preparação para aquecimento

Área do Motorista
Tacógrafo
Tipo: Eletrônico, 1 dia, disco de papel

Computador de Bordo
  • Dados da viagem: Distância, velocidade média, meta de consumo, consumo e tempo de viagem
  • Leitura direta: Velocidade, rpm do motor, níveis de combustível e ARLA, pressão dos sistemas de freio
  • Programáveis na tela digital: Meta de consumo, consumo instantâneo
  • Luzes de advertência: Sim, em combinação com as mensagens
  • Desligamento automático do motor

Função desabilitada

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