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Mercedes-Benz OF-1724L (238cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Com suspensão a ar |
Fabricação: | 2013-p. |
Identificador: | 384065 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2014) |
OF-1724 L
O chassi OF-1724L foi desenvolvido para receber carroçarias até 13,2 metros e é equipado com o motor eletrônico OM-926 LA (Proconve P-7), de 6 cilindros, com potência de 238 cv, que proporciona economia de combustível e alto torque em baixa rotações. O chassi OF-1724L é destinado às aplicações urbanas, intermunicipal,fretamento e rodoviário. O motor eletrônico OM-926 LA apresenta um torque de 850 Nm, proporcionando economia e rentabilidade. Chassi preparado para receber carroçarias com porta larga na dianteira (vão livre de 1.100 mm).
Modelo: | Mercedes-Benz OM-926 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 238 cv (175 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 850 Nm (91,8 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 7.200 cm³ |
Consumo específico: | 194 g/kWh a 1400 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Climatização: | Polia do motor para ar-condicionado (em 2014) |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | Injetores individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 590 l/min a 10 bar 520 @ 2200 / min @ 10 bar de contrapressão (em 2013) |
Modelo: | MB G/85-6/6,70 (com radiador de óleo) |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,70:1 2ª – 3,81:1 3ª – 2,29:1 4ª – 1,48:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,73:1 Ré – 6,29:1 |
Modelo: | MF 395 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/8 D-6,5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB R390-11.5/S22.5 |
Tipo: | Carcaça única, estampada sistema de porta diferencial |
Redução: | i=5,875 (47:8) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares interno, 1 válvula niveladora de altura |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares, 2 válvulas niveladoras de altura |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Outros | |
Estepe: | Versão urbana: opcional Versão rodoviária: série |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 LNE 38+Ti (ABNT NBR 6656) (em 2013) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático (com válvula no assoalho em 2013). Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, por tecla, conjugado com freio de serviço Válvula no assoalho conjugada com freio motor convencional (em 2012) |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 3172 |
Eixo traseiro: | 1996 |
Total: | 5168 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 10500 |
Total: | 17000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 25 35 (em 2013) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 28 / 23 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 28 |
(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10937 11669 (em 2014) |
(C) Balanço dianteiro: | 2275 |
(D) Balanço traseiro: | 2712 2444 (em 2014) |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1961 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1842 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2478 |
(I) Ângulo de entrada: | 12°10′ |
(J) Ângulo de saída: | 11°1′ |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | Parede-a-parede: 22,9 Guia-a-guia: 19,8 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (2014) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6 |
Eixo traseiro: | MB R390-11.5/S22,5 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,875 (47:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 113 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
Ensaio 2 (2013) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6 |
Eixo traseiro: | MB HL4/060 D-10 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,875 (47:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 113 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2810 |
RPM M L min: | 580 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,5 |
Altitudes acima de 350m: | 0,68 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
- Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
- Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
- Suspensão pneumática integral na dianteira e traseira
- Caixa de mudanças G 85 com radiador de óleo
- Polia adicional para ar-condicionado
- Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
- Secador de ar com sistema coalescente
- Chave elétrica geral
- Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
- Coluna direção regulável
- Freio ABS
Motor OM-926 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de baixo nível de líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Suspensão – Totalmente pneumática com 2 bolsas na dianteira e 4 bolsas na traseira, proporcionando maior conforto aos passageiros, melhor estabilidade . Permite o ajoelhamento do lado esquerdo e direito (item opcional) adequando-se as plataformas de embarque e desembarque de ambos os lados da via.
Freio ABS – evita que as rodas travem durante o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
- Retarder Thelma (de acionamento elétrico)
- Limitador de velocidade a 60km/h e 90 km/h
- Redução do eixo traseiro i=5,222 (47:9)
- Escapamento com saída lateral para versão rodoviária
- Conjunto de rodas e pneus reservas para versão rodoviária
- Preparação para aquecimento
Tacógrafo | |
Tipo: | Eletrônico, 1 dia, disco de papel |
- Dados da viagem: Distância, velocidade média, meta de consumo, consumo e tempo de viagem
- Leitura direta: Velocidade, rpm do motor, níveis de combustível e ARLA, pressão dos sistemas de freio
- Programáveis na tela digital: Meta de consumo, consumo instantâneo
- Luzes de advertência: Sim, em combinação com as mensagens
- Desligamento automático do motor