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Mercedes-Benz OF-1730 (305cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2010-11/12 |
Identificador: | 384063 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2010) |
O chassi OF-1730 foi desenvolvido para atender às aplicações de fretamento e rodoviária de curta distância, podendo receber uma carroçaria até 13,2 metros. Este veículo é equipado com o motor OM-926 LA turbocooler, totalmente eletrônico, desenvolvido com tecnologia pioneira, que dispensa a bomba injetora convencional.
Reflexo do compromisso da Mercedes-Benz com a evolução do transporte de passageiros, o chassi OF-1730 incorpora qualidade, segurança e conforto inigualáveis para atender às mais rigorosas exigências do mercado.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-926 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 305 cv (225 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 1200 Nm (122 mkgf) @ 1400 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 7.200 cm³ |
Consumo específico: | 200 g/kWh (147 g/cvh) a 1500 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 6 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 1070 l/min a 10 bar com 3000 rpm |
Modelo: | ZF S6-1550 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | MFZ 430 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8098 Servocom |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL4/10 D-7,1 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL4/061 D-11,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=3,917 (47:12) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, válvula no assoalho conjugada com o freio-motor convencional |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 3448 |
Eixo traseiro: | 2426 |
Total: | 5874 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 7100 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Total: | 18100 |
Tanque de combustível: | 300 (plástico) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 28 / 23 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 37 |
(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 11899 |
(C) Balanço dianteiro: | 2406 |
(D) Balanço traseiro: | 3543 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1997 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1882 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2520 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 23,4 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S6 1550 |
Eixo traseiro: | MB HL4/061 D-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,917 (47:12) |
Velocidade máxima (km/h): | 120 (limitado eletronicamente) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,8 |
Altitudes acima de 350m: | 1,08 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-926 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Componentes para manutenção – de fácil acesso, os itens de inspeção periódica estão concentrados na parte frontal do veículo.
Compressor de ar bicilíndrico – maior durabilidade e maior capacidade de abastecimento para o sistema pneumático de freio e também para o sistema de acionamento das portas.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Conjunto de roda e pneu reserva
- Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
- Preparação para ar-condicionado (polia adicional)
- Retarder Telma AD 7200
- Válvula ALB