ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OF-812

  • Uso: Microônibus
  • Fabricação: 1987
  • Baumúster: 688187
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Fevereiro/1994)

  • Tipo (injeção direta, turboalimentado): MB OM-364 A
  • Cilindros verticais, em linha: 4
  • Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
  • Curso do êmbolo: 133 mm
  • Cilindrada total: 3.972 cm³
  • Relação de compressão: 16,5:1
  • Potência NBR 5484: 90 kW / 122 cv / 2600 rpm
  • Torque NBR 5484: 392 Nm / 40 mkgf / 1500 rpm
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2

  • Alternador: 14 V / 35 A
  • Motor de partida: 3 kW / 4 cv / 12 V
  • Bateria: 1 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão nominal: 12 V

  • Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/50-5/8,5
  • Redução no eixo traseiro: i=3,636 (40:11)

  • Eixo dianteiro: MB VL-2 / 13-2,9
  • Eixo traseiro: MB HL-2 / 17-5,9

  • Direção hidráulica: ZF 8058

  • Aro das rodas: 6.0
  • Pneumáticos, radiais, sem câmara: 8.5 R 17,5

  • Tipo: monodisco – seco (310 mm de diâmetro)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Freio de serviço: hidráulico, de duplo circuito, auxiliado a ar comprimido, que permite uma ação de frenagem progressiva e suave
  • Freio de estacionamento: mecânico
  • Freio motor: adicional, de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço
  • Área total de frenagem: 1.578 cm³

 Peso a vazio, sem carroçaria 

  • Eixo dianteiro: 1500
  • Eixo traseiro: 1050
  • Total: 2550
  • Carga útil e carroçaria: 4950

 Peso bruto 

  • Eixo dianteiro: 2500
  • Eixo traseiro: 5200
  • Total: 7500

 Velocidade máxima – 5ª marcha 

  • 105 km/h

 Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 7500 kg 

  • 39 %

  • Combustível: 140
  • Óleo no cárter, máx./min.: 10/7
  • Caixa de mudanças: 5
  • Caixa do diferencial: 3,2
  • Água de arrefecimento: 14

  • (A) Distância entre-eixos: 4250
  • (B) Comprimento total: 6840
  • (C) Balanço dianteiro: 860
  • (D) Balanço traseiro: 1700
  • (E) Bitola dianteira: 1897
  • (F) Bitola traseira: 1642
  • (H) Largura: 2168
  • (K) Vão livre dianteiro: 255
  • (L) Vão livre traseiro: 199
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 15,5

  • Dentro de sua linha de veículos leves, a Mercedes-Benz oferece respostas sob medida para o transporte de pequenos grupos em curtos percursos. Esse é o caso do chassi para microônibus OF-812.
  • Produzido para ser complementado por fabricantes especializados em carroçarias, O OF-812 mostra-se ágil e prático no transporte empresarial, escolar, executivo e de turismo, entre outros.
  • Motor OM-364 A, turboalimentado, de 4 cilindros, com potência NBR de 122 cv a 2600 rpm e torque NBR de 40 mkgf a 1500 rpm.
  • O OM-364 A demonstra força mais do que suficiente para desempenho a baixas rotações em diferentes percursos, com excelente capacidade de subida, boa velocidade média, reduzido consumo de combustível e baixo índice de emissão de poluentes.
  • PBT de 7,5 toneladas.
  • Distância entre eixos de 4250 mm.
  • Caixa de mudanças MB G-3/50-5/8,5, perfeitamente escalonada com a curva de torque do motor.
  • Eixos dianteiro e traseiro de fabricação Mercedes-Benz, resistentes e bem dimensionados, que complementam harmonicamente o conjunto de transmissão.
  • Conjunto de suspensão, dianteira e traseira, dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.
  • Chassi robusto e, ao mesmo tempo, leve, resistente e flexível.
  • Direção hidráulica ZF 8058, que apresenta excelentes consições de manejo, permitindo manobras rápidas e precisas em qualquer condição de trânsito.
  • Embreagem de 310 mm do tipo monodisco a seco.
  • Pneus radiais, sem câmara.
  • Freio de serviço hidráulico de duplo circuito, auxiliado a ar comprimido, que permite uma ação de frenagem progressiva e suave. Freio de estacionamento mecânico. Freio-motor adicional, de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
  • Intercambiabilidade de componentes com outros veículos de linha. Maior disponibilidade de peças e menores custos de manutenção.

 Giro do motor 

  • RPM corte min2900
  • RPM corte: 2950
  • RPM corte máx: 3000
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 650

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,47
  • Altitudes acima de 350m: 1,99

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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