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Mercedes-Benz OF-812 (122cv)

Mercedes-Benz OF-812 (122cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1987-1995
Identificador: 688187
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Fevereiro/1994)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-364 A
Tipo: 4 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 122 cv (90 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 392 Nm (40 mkgf) @ 1500 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.972 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 16,5:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/50-5/8,5
Acionamento: Mecânica

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 310 mm

Direção
Modelo: ZF 8058
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 kW (4 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL2/13-2,9
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL2/17-5,9
Redução: i=3,636 (40:11)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00
Pneumáticos: 8.5 R x 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico, de duplo circuito, auxiliado a ar comprimido, que permite uma ação de frenagem progressiva e suave
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico
Freio-Motor
Tipo: Adicional, de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço
Área de frenagem
Total: 1.578 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1500
Eixo traseiro: 1050
Total: 2550
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 4950
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 2500
Eixo traseiro: 5200
Total: 7500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 140
Óleo no cárter, máx./min.: 10 / 7
Caixa de mudanças: 5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 3,2
Sistema de arrefecimento: 14

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4250
(B) Comprimento máximo da carroceria: 6840
(C) Balanço dianteiro: 860
(D) Balanço traseiro: 1700
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1897
(F) Bitola – eixo traseiro: 1642
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2168
(K) Vão livre dianteiro: 255
(L) Vão livre traseiro: 199
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 15,5

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 105
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 39

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2900
RPM corte: 2950
RPM corte máx: 3000
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,47
Altitudes acima de 350m: 1,99
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Dentro de sua linha de veículos leves, a Mercedes-Benz oferece respostas sob medida para o transporte de pequenos grupos em curtos percursos. Esse é o caso do chassi para Micro-ônibus OF-812.

Produzido para ser complementado por fabricantes especializados em carroçarias, O OF-812 mostra-se ágil e prático no transporte empresarial, escolar, executivo e de turismo, entre outros.

Motor OM-364 A, turboalimentado, de 4 cilindros, com potência NBR de 122 cv a 2600 rpm e torque NBR de 40 mkgf a 1500 rpm.

O OM-364 A demonstra força mais do que suficiente para desempenho a baixas rotações em diferentes percursos, com excelente capacidade de subida, boa velocidade média, reduzido consumo de combustível e baixo índice de emissão de poluentes.

PBT de 7,5 toneladas.

Distância entre eixos de 4250 mm.

Caixa de mudanças MB G-3/50-5/8,5, perfeitamente escalonada com a curva de torque do motor.

Eixos dianteiro e traseiro de fabricação Mercedes-Benz, resistentes e bem dimensionados, que complementam harmonicamente o conjunto de transmissão.

Conjunto de suspensão, dianteira e traseira, dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.

Chassi robusto e, ao mesmo tempo, leve, resistente e flexível.

Direção hidráulica ZF 8058, que apresenta excelentes consições de manejo, permitindo manobras rápidas e precisas em qualquer condição de trânsito.

Embreagem de 310 mm do tipo monodisco a seco.

Pneus radiais, sem câmara.

Freio de serviço hidráulico de duplo circuito, auxiliado a ar comprimido, que permite uma ação de frenagem progressiva e suave. Freio de estacionamento mecânico. Freio-motor adicional, de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.

Intercambiabilidade de componentes com outros veículos de linha. Maior disponibilidade de peças e menores custos de manutenção.

Função desabilitada

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