ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Microônibus
- Fabricação: 1987
- Baumúster: 688187
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Fevereiro/1994)
- Tipo (injeção direta, turboalimentado): MB OM-364 A
- Cilindros verticais, em linha: 4
- Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
- Curso do êmbolo: 133 mm
- Cilindrada total: 3.972 cm³
- Relação de compressão: 16,5:1
- Potência NBR 5484: 90 kW / 122 cv / 2600 rpm
- Torque NBR 5484: 392 Nm / 40 mkgf / 1500 rpm
- Sequência de injeção: 1-3-4-2
- Alternador: 14 V / 35 A
- Motor de partida: 3 kW / 4 cv / 12 V
- Bateria: 1 x 135 Ah / 12 V
- Tensão nominal: 12 V
- Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/50-5/8,5
- Redução no eixo traseiro: i=3,636 (40:11)
- Eixo dianteiro: MB VL-2 / 13-2,9
- Eixo traseiro: MB HL-2 / 17-5,9
- Direção hidráulica: ZF 8058
- Aro das rodas: 6.0
- Pneumáticos, radiais, sem câmara: 8.5 R 17,5
- Tipo: monodisco – seco (310 mm de diâmetro)
Suspensão Dianteira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Freio de serviço: hidráulico, de duplo circuito, auxiliado a ar comprimido, que permite uma ação de frenagem progressiva e suave
- Freio de estacionamento: mecânico
- Freio motor: adicional, de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço
- Área total de frenagem: 1.578 cm³
Peso a vazio, sem carroçaria
- Eixo dianteiro: 1500
- Eixo traseiro: 1050
- Total: 2550
- Carga útil e carroçaria: 4950
Peso bruto
- Eixo dianteiro: 2500
- Eixo traseiro: 5200
- Total: 7500
Velocidade máxima – 5ª marcha
- 105 km/h
Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 7500 kg
- 39 %
- Combustível: 140
- Óleo no cárter, máx./min.: 10/7
- Caixa de mudanças: 5
- Caixa do diferencial: 3,2
- Água de arrefecimento: 14
- (A) Distância entre-eixos: 4250
- (B) Comprimento total: 6840
- (C) Balanço dianteiro: 860
- (D) Balanço traseiro: 1700
- (E) Bitola dianteira: 1897
- (F) Bitola traseira: 1642
- (H) Largura: 2168
- (K) Vão livre dianteiro: 255
- (L) Vão livre traseiro: 199
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 15,5
- Dentro de sua linha de veículos leves, a Mercedes-Benz oferece respostas sob medida para o transporte de pequenos grupos em curtos percursos. Esse é o caso do chassi para microônibus OF-812.
- Produzido para ser complementado por fabricantes especializados em carroçarias, O OF-812 mostra-se ágil e prático no transporte empresarial, escolar, executivo e de turismo, entre outros.
- Motor OM-364 A, turboalimentado, de 4 cilindros, com potência NBR de 122 cv a 2600 rpm e torque NBR de 40 mkgf a 1500 rpm.
- O OM-364 A demonstra força mais do que suficiente para desempenho a baixas rotações em diferentes percursos, com excelente capacidade de subida, boa velocidade média, reduzido consumo de combustível e baixo índice de emissão de poluentes.
- PBT de 7,5 toneladas.
- Distância entre eixos de 4250 mm.
- Caixa de mudanças MB G-3/50-5/8,5, perfeitamente escalonada com a curva de torque do motor.
- Eixos dianteiro e traseiro de fabricação Mercedes-Benz, resistentes e bem dimensionados, que complementam harmonicamente o conjunto de transmissão.
- Conjunto de suspensão, dianteira e traseira, dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.
- Chassi robusto e, ao mesmo tempo, leve, resistente e flexível.
- Direção hidráulica ZF 8058, que apresenta excelentes consições de manejo, permitindo manobras rápidas e precisas em qualquer condição de trânsito.
- Embreagem de 310 mm do tipo monodisco a seco.
- Pneus radiais, sem câmara.
- Freio de serviço hidráulico de duplo circuito, auxiliado a ar comprimido, que permite uma ação de frenagem progressiva e suave. Freio de estacionamento mecânico. Freio-motor adicional, de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
- Intercambiabilidade de componentes com outros veículos de linha. Maior disponibilidade de peças e menores custos de manutenção.
Giro do motor
- RPM corte min: 2900
- RPM corte: 2950
- RPM corte máx: 3000
- RPM M L min: 550
- RPM M L: 600
- RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,47
- Altitudes acima de 350m: 1,99
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)