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Mercedes-Benz OF-812 (122cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1987-1995 |
Identificador: | 688187 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Fevereiro/1994) |
Modelo: | Mercedes-Benz OM-364 A |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 122 cv (90 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 392 Nm (40 mkgf) @ 1500 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.972 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 16,5:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/50-5/8,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Tipo: | Monodisco a seco |
Diâmetro do disco: | 310 mm |
Modelo: | ZF 8058 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL2/13-2,9 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL2/17-5,9 |
Redução: | i=3,636 (40:11) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 |
Pneumáticos: | 8.5 R x 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, de duplo circuito, auxiliado a ar comprimido, que permite uma ação de frenagem progressiva e suave |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico |
Freio-Motor | |
Tipo: | Adicional, de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço |
Área de frenagem | |
Total: | 1.578 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1500 |
Eixo traseiro: | 1050 |
Total: | 2550 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 4950 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 2500 |
Eixo traseiro: | 5200 |
Total: | 7500 |
Tanque de combustível: | 140 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 10 / 7 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,2 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |
(A) Distância entre-eixos: | 4250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 6840 |
(C) Balanço dianteiro: | 860 |
(D) Balanço traseiro: | 1700 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1897 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1642 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2168 |
(K) Vão livre dianteiro: | 255 |
(L) Vão livre traseiro: | 199 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 15,5 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 105 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2900 |
RPM corte: | 2950 |
RPM corte máx: | 3000 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 650 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,47 |
Altitudes acima de 350m: | 1,99 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Dentro de sua linha de veículos leves, a Mercedes-Benz oferece respostas sob medida para o transporte de pequenos grupos em curtos percursos. Esse é o caso do chassi para Micro-ônibus OF-812.
Produzido para ser complementado por fabricantes especializados em carroçarias, O OF-812 mostra-se ágil e prático no transporte empresarial, escolar, executivo e de turismo, entre outros.
Motor OM-364 A, turboalimentado, de 4 cilindros, com potência NBR de 122 cv a 2600 rpm e torque NBR de 40 mkgf a 1500 rpm.
O OM-364 A demonstra força mais do que suficiente para desempenho a baixas rotações em diferentes percursos, com excelente capacidade de subida, boa velocidade média, reduzido consumo de combustível e baixo índice de emissão de poluentes.
PBT de 7,5 toneladas.
Distância entre eixos de 4250 mm.
Caixa de mudanças MB G-3/50-5/8,5, perfeitamente escalonada com a curva de torque do motor.
Eixos dianteiro e traseiro de fabricação Mercedes-Benz, resistentes e bem dimensionados, que complementam harmonicamente o conjunto de transmissão.
Conjunto de suspensão, dianteira e traseira, dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.
Chassi robusto e, ao mesmo tempo, leve, resistente e flexível.
Direção hidráulica ZF 8058, que apresenta excelentes consições de manejo, permitindo manobras rápidas e precisas em qualquer condição de trânsito.
Embreagem de 310 mm do tipo monodisco a seco.
Pneus radiais, sem câmara.
Freio de serviço hidráulico de duplo circuito, auxiliado a ar comprimido, que permite uma ação de frenagem progressiva e suave. Freio de estacionamento mecânico. Freio-motor adicional, de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
Intercambiabilidade de componentes com outros veículos de linha. Maior disponibilidade de peças e menores custos de manutenção.