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Mercedes-Benz OH-1315 (136cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1987-1995 |
Identificador: | 382000 e 382010 (OH-1315/51) 382001 (OH-1315/55) 382002 e 382012 (OH-1315/60) |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1987) |
Ônibus Mercedes-Benz
Desde a sua implantação, há mais de trinta anos, a Mercedes-Benz do Brasil S.A. vem produzindo veículos destinados ao transporte coletivo de passageiros, sempre procurando atender às mais diversas necessidades de um mercado em constante evolução.
Assim, ela elaborou ao longo do tempo um amplo programa de produção que oferece hoje uma gama muito variada de veículos, cada qual para uma necessidade específica. São vários modelos básicos de ônibus integrais, plataformas e chassis para ônibus. Para o transporte de grupos pequenos, médios ou grandes, no centro da cidade ou na periferia, em vias pavimentadas ou irregulares, para percursos curtos ou longos, em estradas planas ou íngremes – para cada caso sempre existe um ônibus Mercedes-Benz à disposição.
São veículos robustos, que resistem às mais diferentes solicitações, econômicos, seguros e confortáveis, assegurando, tanto para os passageiros como para os proprietários, viagens sempre tranquilas.
Tranquilidade advinda das características técnicas avançadas dos produtos, mas também da extensa rede de concessionários Mercedes-Benz estrategicamente localizados por todo o país, que contam com mecânicos especializados, ferramental apropriado e instalações modernas, para dar aos veículos Mercedes-Benz uma assistência técnica de alto nível.
Tudo em função dessa comprovada qualidade que é traduzida pela estrela de três pontas.
OH-1315
O chassi OH-1315, com peso bruto total de 13200 kg, possui motor de 136 cv NBR, instalado na parte traseira, com caixa de mudanças Mercedes-Benz G-3/60. Assim, o veículo apresenta adequada capacidade de subida de rampas, com alcance de velocidade médias elevadas, destinando-se à utilização intensiva em cidades e estradas, especialmente as não pavimentadas e de tipo vicinal.
Conforto e segurança
O chassi OH-1315 oferece segurança ao máximo, tentabilidade e conforto. Do tipo escada, com longarinas de perfil em U rebitadas a frio, possui grande capacidade torcional e distância entre eixos de 5170 mm.
Dotado de amortecedores telescópicos e estabilizadores na dianteira e na traseira e de lâminas plásticas intercaladas nos feixes de molas semi-elípticas, a suspensão absorve as irregularidades das vias e apresenta sensível redução de ruído, garantindo um rodar suave e seguro.
A direção hidráulica, precisa e de fácil manejo, assegura uma sensível redução no esforço do condutor nas manobras, curvas e saídas de acostamento, que são uma constante na operação desse veículo.
O sistema de freios recebeu aperfeiçoamentos significativos, destacando-se a utilização de tubos Tecalon (PVC flexível), que garantem maior segurança pela eliminação dos problemas de oxidação e minimização da possibilidade de vazamentos.
O freio de serviço, a ar comprimido, tem dois circuitos independentes; em caso de avaria num deles, o outro garante a frenagem.
O freio de estacionamento possui duas câmaras com mola acumuladora de comando pneumático; numa emergência, é usado também para frear o veículo com rapidez e segurança.
O freio-motor, acionado por ar comprimido, conjugado ao freio de serviço, com comando elétrico por teclas no painel, propicia economia de combustível, lonas e pneumáticos, além de maior conforto para o motorista.
Eficiência comprovada
Nos veículos Mercedes-Benz, o motor e o sistema de transmissão trabalham em perfeita harmonia. Isto resulta em melhor desempenho do veículo e num excelente aproveitamento da força nas mais variadas condições.
O chassi OH-1315 é dotado de motor OM-366, com 136 cv NBR, seis cilindros em linha e injeção direta. Este motor tem o bloco reforçado, virabrequim redimensionado e usa materiais mais resistentes, apresentando maior durabilidade e respondendo muito bem nas operações de parada e arranque na cidade.
A utilização de três anéis no pistão e do novo radiador Cell and Tubes garante, respectivamente, um baixo consumo de óleo lubrificante, em função da diminuição do atrito, e uma melhor refrigeração do motor. Isto colabora para a performance do motor, assegurando baixo consumo de combustível, devido, principalmente, às condições térmicas favoráveis.
Como em todos os veículos de linha Mercedes-Benz, este motor também tem as suas peças principais idênticas às de outros tipos da mesma linha, o que garante a intercambiabilidade, resultando para o frotista na racionalização na estocagem de peças e na reposição.
O chassi OH-1315 tem embreagem de 330mm de diâmetro, do tipo monodisco a seco, com regulagem automática e acionamento hidráulico, que proporciona menores custos de manutenção, lubrificações menos frequentes e menor esforço para o motorista. A caixa de mudanças adapta-se funcionalmente ao regime do motor. No eixo traseiro, o sistema de coroa e pinhão hipóides possibilita distribuir melhor os esforços sobre as áreas de contato das engrenagens, o que assegura um funcionamento suave, aumentando a durabilidade do conjunto.
Neste modelo, também o sistema elétrico sofreu modificações. A aplicação de tensão de 24 V possibilitou a utilização de cabos mais finos, resultando numa melhor eficiência elétrica.
A utilização do farol halógeno permite maior intensidade da luz, proporcionando ótima visibilidade.
Um relé de bloqueio entre a chave de partida e o motor de arranque impede nova partida com motor ligado.
Estas são as principais características do chassi OH-1315, que asseguram conforto e segurança para os usuários e grande rentabilidade para os frotistas.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 136 cv (100 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | 396 Nm (40 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 17,25:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
O sistema de transmissão, formado pela embreagem (monodisco a seco), pela caixa de mudanças (com cinco marchas sincronizadas) e pelo eixo traseiro (com engrenagens hipóides), aproveita da melhor forma a potência disponível do motor. Esses conjuntos asseguram ao chassi OH-1315 o melhor rendimento de marcha, com grande economia operacional.
Modelo: | MB G-3/60-5/7,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Modelo: | ZF 8063 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/12 D-10 |
Tipo: | Por engrenagens hipóides |
Redução: | i=5,714 (40:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação com lâminas plásticas intercaladas |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 20 |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 10.00 R x 20 PR 16 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, com longarinas de perfil em “U” rebitadas a frio |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido com dois circuitos independentes |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Duas câmaras com molas acumuladoras de comando pneumático |
Freio-Motor | |
Tipo: | Acionado por ar comprimido, conjugado ao freio de serviço, com comando elétrico por teclas no painel |
Área de frenagem | |
Total: | 3.869 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1150 |
Eixo traseiro: | 3230 |
Total: | 4380 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 8210 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4700 |
Eixo traseiro: | 8500 |
Total: | 13200 |
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5 |
Sistema de arrefecimento: | 27 |
(A) Distância entre-eixos: | 5170 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10178 |
(C) Balanço dianteiro: | 1893 |
(D) Balanço traseiro: | 2985 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1971 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1820 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2453 |
(K) Vão livre dianteiro: | 300 |
(L) Vão livre traseiro: | 290 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 20,3 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 95 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 22 |