ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OH-1316

  • Uso: Ônibus urbano, intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: De 1970 até 1986
  • Baumúster: 345230
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil em 2 fontes de referência, dados cruzados e complementados ()

A Mercedes-Benz do Brasil S.A., responsável pelo suprimento da maior parte do mercado de veículos para transporte coletivo de passageiros, procura dotar cada faixa desse mercado com produtos que ofereçam ao empresário alta rentabilidade e ao usuário segurança e conforto em viagem.
Assim ela apresenta o OH-1313 e o OH-1316, chassis para ônibus com motores situados na traseira, a serem encarroçados pelas firmas especializadas de acordo com a finalidade a que se destinam, no transporte urbano, interurbano ou rodoviário.
Os motores diesel que os equipam, Mercedes-Benz OM-352 ou OM-352-A, são econômicos graças ao sistema de injeção direta que, entre outras vantagens, propicia um total aproveitamento do combustível, diminuindo sensivelmente o custo operacional. O OM-352 desenvolve potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW), valores que para o OM-352-A, turbo-alimentado, são respectivamente 156 cv (115 kW) e 172 cv (127 kW).
A direção hidráulica, sensível e precisa, além de garantir segurança única, propicia também maior facilidade na condução e na manobra desses veículos, atenuando grandemente o esforço do motorista.
Seus quadros, de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, são perfeitamente dimensionados para suportar as mais diversas condições de trabalho.
A suspensão, com feixes de molas, amortecedores telescópicos e estabilizador (na traseira), garante perfeita estabilidade para os veículos e segurança e conforto exemplares para quem neles viaja.
Três eficientes sistemas de freios os tornam realmente seguros: freio de serviço, hidráulico, de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido; freio de estacionamento, com câmaras de mola acumuladora, atuando nas rodas traseiras; freio-motor, que, além de fator de segurança, também proporciona economia de combustível, lonas de freios e pneumáticos nas descidas mais longas.
Veículos com todas as característica de eficiência, economia, segurança e durabilidade que fazem a renomada qualidade dos produtos Mercedes-Benz.

  • Tipo (injeção direta, turboalimentado)MB OM-352 A
  • Cilindros verticais em linha: 6
  • Diâmetro do cilindro: 97 mm
  • Curso do êmbolo: 128 mm
  • Cilindrada total: 5.675 cm³
  • Razão de compressão: 16:1
  • Potência DIN: 156 cv / 115 kW / 2800 rpm
  • Potência SAE: 172 cv / 127 kW / 2800 rpm
  • Torque DIN: 44 mkgf / 432 mN / 1800 rpm
  • Torque SAE: 48 mkgf / 471 mN / 1800 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Sistema de trabalho: 4 tempos diesel, injeção direta
  • Sistema de lubrificação: circulação do óleo sob pressão, com intercambiador de calor
  • Arrefecimento: por água, com termostato
  • Sistema de alimentação: fluxo de combustível por meio de bombas alimentadora e injetora

  • Alternador: 14 V / 55 A (Bosch)
  • Motor de partida: 4 cv / 3 kW – 12 V (Bosch)
  • Bateria: 1 x 180 Ah / 12 V

  • Embreagem: monodisco seco
  • Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/40-5/7,5 com 5 marchas
  • Redução no eixo traseiro: i=5,714 (40:7)
  • Sob encomenda: i=4,875 (39:8) / i=6,143 (43:7) / i=6,857 (48:7)
  • Propulsão dos semi-eixos: por engrenagens hipóides

  • Eixo dianteiro, tipo punho: VL-3/7 D-5
  • Eixo traseiro, com engrenagens hipóides: HH-4/12 D-10

  • Suspensão dianteira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
  • Suspensão traseira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
  • Estabilizador: na traseira

  • Freio de serviço: hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
  • Freio de estacionamento: mecânico, com câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente
  • Freio adicional: freio-motor
  • Área total de frenagem: 3.905 cm²

  • Quadro: tipo escada, rebitado
  • Direção: ZF, hidráulica

  • Rodas: de disco de aço
  • Aros das rodas: 7.0-20
  • Pneus: 9.00-20 PR 14

 Peso a vazio, DIN 70020 

  • Eixo dianteiro: 965
  • Eixo traseiro: 3025
  • Total: 3990
  • Carga útil e carroçaria: 9210

 Peso bruto 

  • Eixo dianteiro: 4700
  • Eixo traseiro: 8500
  • Total: 13200

 Velocidade máxima – 5ª marcha 

  • 5,714: 90,7 km/h
  • 4,875: 106,3 km/h
  • 6,857: 75,5 km/h
  • 6,143: 84,3 km/h

 Capacidade de subida – 1ª marcha, 13200 kg (caixa G-3/40)  

  • 5,714: 25,1 %
  • 4,875: 17,3 % / 21,0 %
  • 6,857: 30,9 %
  • 6,143: 27,3 %

  • Tanque de combustível: 210
  • Óleo no cárter, máx./min.: 14/10
  • Água de arrefecimento: 24/27

  • (A) Distância entre-eixos: 5170
  • (B) Comprimento total: 10218
  • (E) Bitola dianteira: 1969 / 1950
  • (F) Bitola traseira: 1817
  • (H) Largura: 2379
  • (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 281 / 289
  • (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 273
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 18,7 / 20,5

Função desabilitada

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