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Mercedes-Benz OH-1318 (170cv)

Mercedes-Benz OH-1318 (170cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1988-1997
Identificador: 382005, 382020 e 382021 (OH-1318/51)
382003 (OH-1318/55)
382004 e 382022 (OH-1318/60)
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1988)

Chassi para ônibus com motor na traseira

A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OH-1318 para oferecer rentabilidade ao frotista e o máximo de conforto e segurança ao usuário.

Motor Mercedes-Benz OM-366 A, turboalimentado, com 170 cv NBR de potência. Baixo consumo de óleo lubrificante, obtido principalmente pela utilização de três anéis no pistão, que também diminuem significativamente o atrito.

Como em todos os veículos Mercedes-Benz, as principais peças do motor OM-366 A são idênticas às de outros motores da mesma linha, permitindo ao frotista racionalizar a reposição e estocagem.

Embreagem do tipo monodisco seco, com 330 mm de diâmetro (opcionalmente, 350 mm) e acionamento hidráulico. Opcionalmente, pode receber acionamento hidropneumático.

Caixa de mudanças Mercedes-Benz G-3/60. Opcionalmente, o OH-1318 pode ser equipado com câmbio automático Allison MT 643, o que significa muito mais conforto e facilidade de operação.

A direção é hidráulica, o que exige menor esforço nas manobras, aumentando a segurança e o conforto na condução do veículo.

Eixo traseiro resistente, com coroa e pinhão hipóides, que distribui equilibradamente os esforços sobre as áreas de contato das engrenagens, o que propicia um funcionamento suave e prolonga a durabilidade do conjunto.

Suspensão dianteira e traseira com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos de dupla ação. Barras estabilizadoras na dianteira e traseira.

O sistema de freio possui área de frenagem de 3975 cm², com lonas de 140 mm de largura na dianteira e 160 mm na traseira. Opcionalmente, 4541 cm² de área de frenagem, com lonas de 160 mm na dianteira e 180 mm na traseira. Ou ainda 5437 cm², com 160 mm na dianteira e 220 mm na traseira.

Opcionalmente, o OH-1318 pode ser equipado com regulador automático das lonas de freio.

Freio de serviço a ar comprimido de duplo circuito, que garante frenagem segura mesmo em caso de avaria de um dos sistemas.

Freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático. Numa emergência, pode ser usado para frear o veículo com rapidez e segurança.

Freio-motor adicional com acionamento eletropneumático, que pode atuar em conjunto com freio de serviço.

O comando é elétrico por tecla no painel, proporcionando notável conforto para o motorista.

A utilização do freio-motor propicia economia de combustível, lonas e pneus.

O posto do motorista foi projetado com base em técnicas ergonômicas que visam proporcionar conforto de dirigibilidade em grandes jornadas e facilidade de acesso.

Essas são as principais características do OH-1318, que é entregue ao mercado dentro de exigentes padrões de qualidade, para que frotistas e autônomos tenham um produto capaz de resistir, com economia, conforto e segurança, às mais duras solicitações.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 A
Tipo: 6 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 170 cv (125 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 560 Nm (57 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 16,5:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/60-5/7,5
Acionamento: Mecânica
Opcional 1
Modelo: Allison MT 643 R
Acionamento: Automático
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,58:1
2ª – 2,09:1
3ª – 1,39:1
4ª – 1,00:1
Ré – 5,67:1
Conversor de torque: TC 370

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico
Hidropneumático (Opcional)
Diâmetro do disco: 330 mm
350 mm (Opcional)

Direção
Modelo: ZF 8063
TRW HFB 64 (Opcional)
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 85 A
Opcional: 28 V / 75 A
28 V / 55 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/7 D-5
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HH4/12 D-10
Redução: i=5,714 (40:7)
Reduções opcionais: i=4,875 (39:8)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 20
Aros das rodas – opcionais: 7.5 x 22,5
Pneumáticos: 10.00 R x 20 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de duplo circuito
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático
Freio-Motor
Tipo: Acionamento eletropneumático, que pode atuar em conjunto com freio de serviço
Área de frenagem
Total: 3.975 cm² (com lonas de 140mm de largura na dianteira e 160mm na traseira)
4.541 cm² (com lonas de 160mm de largura na dianteira e 180mm na traseira)
5.437 cm² (com lonas de 160mm de largura na dianteira e 220mm na traseira)

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1150
1067
Eixo traseiro: 3230
3468
Total: 4380
4535
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 9420
9265
Pesos
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 8800
Total: 13800

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Caixa de mudanças: 5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
Direção hidráulica: 8,6
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5170
6050
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10160
11040
(C) Balanço dianteiro: 1965
(D) Balanço traseiro: 2985
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1971
(F) Bitola – eixo traseiro: 1820
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2435
(K) Vão livre dianteiro: 300
(L) Vão livre traseiro: 290
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,3 / 22,9

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Pneus: 10.00 R 20 PR 16
Redução do eixo traseiro: 5,714
Velocidade máxima (km/h): 88
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 33
Ensaio 2 (Opcional)
Pneus: 10.00 R 20 PR 16
Redução do eixo traseiro: 4,875
Velocidade máxima (km/h): 103
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 28

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,53
Altitudes acima de 350m: 2,07
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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