ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 1988 até 1997
- Baumúster: 382005, 382020 e 382021 (OH-1318/51) / 382003 (OH-1318/55) / 382004 e 382022 (OH-1318/60)
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1988)
Chassi para ônibus com motor na traseira
A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OH-1318 para oferecer rentabilidade ao frotista e o máximo de conforto e segurança ao usuário.
Motor Mercedes-Benz OM-366 A, turboalimentado, com 170 cv NBR de potência. Baixo consumo de óleo lubrificante, obtido principalmente, pela utilização de três anéis no pistão, que também diminuem significativamente o atrito.
Como em todos os veículos Mercedes-Benz, as principais peças do motor OM-366 A são idênticas às de outros motores da mesma linha, permitindo ao frotista racionalizar a reposição e estocagem.
Embreagem do tipo monodisco seco, com 330 mm de diâmetro (opcionalmente, 350 mm) e acionamento hidráulico. Opcionalmente, pode receber acionamento hidropneumático.
Caixa de mudanças Mercedes-Benz G-3/60. Opcionalmente, o OH-1318 pode ser equipado com câmbio automático Allison MT 643, o que significa muito mais conforto e facilidade de operação.
A direção é hidráulica, o que exige menor esforço nas manobras, aumentando a segurança e o conforto na condução do veículo.
Eixo traseiro resistente, com coroa e pinhão hipóides, que distribui equilibradamente os esforços sobre as áreas de contato das engrenagens, o que propicia um funcionamento suave e prolonga a durabilidade do conjunto.
Suspensão dianteira e traseira com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos de dupla ação. Barras estabilizadoras na dianteira e traseira.
O sistema de freio possui área de frenagem de 3975 cm², com lonas de 140 mm de largura na dianteira e 160 mm na traseira. Opcionalmente, 4541 cm² de área de frenagem, com lonas de 160 mm na dianteira e 180 mm na traseira. Ou ainda 5437 cm², com 160 mm na dianteira e 220 mm na traseira.
Opcionalmente, o OH-1318 pode ser equipado com reguladora automático das lonas de freio.
Freio de serviço a ar comprimido de duplo circuito, que garante frenagem segura mesmo em caso de avaria de um dos sistemas.
Freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático. Numa emergência, pode ser usado para frear o veículo com rapidez e segurança.
Freio-motor adicional com acionamento eletropneumático, que pode atuar em conjunto com freio de serviço.
O comando é elétrico por tecla no painel, proporcionando notável conforto para o motorista.
A utilização do freio-motor propicia economia de combustível, lonas e pneus.
O posto do motorista foi projetado com base em técnicas ergonômicas que visam proporcionar conforto de dirigibilidade em grandes jornadas e facilidade de acesso.
Essas são as principais características do OH-1318, que é entregue ao mercado dentro de exigentes padrões de qualidade, para que frotistas e autônomos tenham um produto capaz de resistir, com economia, conforto e segurança, às mais duras solicitações.
- Tipo (injeção direta, turboalimentado): MB OM-366 A
- Cilindros verticais, em linha: 6
- Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
- Curso do êmbolo: 133 mm
- Cilindrada total: 5.958 cm³
- Relação de compressão: 16,5:1
- Potência NBR 5484: 125 kW / 170 cv / 2600 rpm
- Torque NBR 5484: 560 Nm / 57 mkgf / 1600 rpm
- Ordem de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Alternador: 28 V / 85 A
- Alternadores opcionais: 28 V / 75 A e 28 V / 55 A
- Motor de arranque: 4 kW / 5,4 cv / 24 V
- Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
- Tensão Nominal : 24 V
- Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/60-5/7,5
- Caixa de mudanças automática, opcional: Allison MT 643 TC 370
- Redução no eixo traseiro: i=5,714 (40:7)
- Reduções opcionais: i=4,875 (39:8)
- Eixo dianteiro: MB VL-3/7 D-5
- Eixo traseiro: MB HH-4/12 D-10
- Direção hidráulica: ZF 8063
- Direção hidráulica – opcional: TRW HFB 64
- Aros das rodas: 7.5 x 20
- Aros das rodas – opcional: 7.5 x 22,5
- Pneumáticos de série, radiais: 10.00 R 20 PR 16
- Pneumáticos opcionais, sem câmara: 275/80 R 22,5
- Tipo: monodisco – seco com 330 mm de diâmetro
- Tipo – opcional: monodisco – seco com 350 mm de diâmetro
- Acionamento: hidráulico
- Acionamento – opcional: hidropneumático
Suspensão Dianteira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Freio de serviço: a ar comprimido de duplo circuito
- Freio de estacionamento: câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático
- Freio motor adicional: acionamento eletropneumático, que pode atuar em conjunto com freio de serviço
- Área total de frenagem: 3.975 cm² (com lonas de 140mm de largura na dianteira e 160mm na traseira) / 4.541 cm² (com lonas de 160mm de largura na dianteira e 180mm na traseira) / 5.437 cm² (com lonas de 160mm de largura na dianteira e 220mm na traseira)
Peso a vazio
- Eixo dianteiro: 1150 / 1067
- Eixo traseiro: 3230 / 3468
- Total: 4380 / 4535
- Carga útil e carroçaria: 9420 / 9265
Peso bruto
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo traseiro: 8800
- Total: 13800
Velocidade Máxima – 5ª marcha com pneus 10.00 R 20 PR 16
- 5,714: 88 km/h
- 4,875: 103 km/h
Capacidade de subida – 1ª marcha, 13800 kg com pneus 10.00 R 20 PR 16
- 5,714: 33 %
- 4,875: 28 %
- Combustível: 210
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
- Caixa de mudanças: 5
- Caixa do diferencial: 5,25
- Caixa da direção: 8,6
- Água de arrefecimento: 27
- (A) Distância entre-eixos: 5170 / 6050
- (B) Comprimento total: 10160 / 11040
- (C) Balanço dianteiro: 1965
- (D) Balanço traseiro: 2985
- (E) Bitola dianteira: 1971
- (F) Bitola traseira: 1820
- (H) Largura: 2435
- (K) Vão livre dianteiro: 300
- (L) Vão livre traseiro: 290
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,3 / 22,9
Giro do motor
- RPM corte min: 2470
- RPM corte: 2720
- RPM corte máx: 2780
- RPM M L min: 550
- RPM M L: 600
- RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,53
- Altitudes acima de 350m: 2,07
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)