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Mercedes-Benz OH-1419 (192cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1976-1986 |
Identificador: | 345210 (OH-1419/51) 345211 (OH-1419/60) |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | Mercedes-Benz OM-355/5 |
Tipo: | 5 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 192cv (141 kW) @ 2200 rpm SAE: 215 cv (158 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | DIN: 657 Nm (67 mkgf) @ 1400 rpm SAE: 716 Nm (73 mkgf) @ 1400 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 9.650 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 150 |
Relação de compressão: | 16:1 |
Ordem de ignição: | 1-2-4-5-3 |
Bomba de óleo – tipo: | De engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | De dois fluxos, principal e secundário |
Sistema de alimentação: | Por bomba alimentadora e bomba injetora |
Sistema de lubrificação: | Por óleo, sob pressão, com trocador de calor |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch, com avanço automático |
Sistema de Injeção: | Direta |
Pressão de Injeção: | 175 bar |
Transmissão
Modelo: | MB G-3/60-5/6,1 |
Acionamento: | Mecânica |
Opcional 1 | |
Modelo: | MB G-3/61-5/6,1 |
Acionamento: | Mecânica |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Direção
Modelo: | ZF 8062 |
Tipo: | Hidráulica |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 5 kW (6 cv) |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7-5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/12-10 |
Tipo: | Por engrenagens hipóides |
Redução: | i=3,727 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Hidráulicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.5 x 20 (disco de aço) |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 PR 16 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, rebitado |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Com molas acumuladoras comandadas pneumaticamente; ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Acionado pneumaticamente |
Área de frenagem | |
Total: | 3.672 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | ≈ 1417 ≈ 1480 |
Eixo traseiro: | ≈ 3510 ≈ 3740 |
Total: | ≈ 4927 ≈ 5170 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | ≈ 8573 ≈ 8330 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4500 |
Eixo traseiro: | 9000 |
Total: | 13500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 10 |
Filtro de óleo do motor: | 3,3 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5 |
Direção hidráulica: | 8,5 |
Sistema de arrefecimento: | 45 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 5170 6050 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10218 11098 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1946 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1817 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2379 |
(K) Vão livre dianteiro: | 299 |
(L) Vão livre traseiro: | 270 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 18,6 / 21,0 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 18,6 |