ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 1976 até 1986
- Baumúster: 345210 (OH-1419/51) / 345211 (OH-1419/60)
- Fonte dos dadaos: Mercedes-Benz do Brasil ()
- Tipo: MB OM-355/5
- Construção: cilindros verticais, em linha
- Ciclo: quatro tempos diesel
- Sistema de injeção: injeção direta Mercedes-Benz
- Número de cilindros: 5
- Diâmetro do cilindro: 128 mm
- Curso do êmbolo: 150 mm
- Cilindrada total: 9.650 cm³
- Razão de compressão: 16:1
- Potência DIN: 192 cv / 141 kW / 2200 rpm
- Potência SAE: 215 cv / 158 kW / 2200 rpm
- Torque DIN: 67 mkgf / 657 mN / 1400 rpm
- Torque SAE: 73 mkgf / 716 mN / 1400 rpm
- Lubrificação: por óleo, sob pressão, com trocador de calor
- Bomba de óleo: de engrenagens
- Filtro de óleo: de dois fluxos, principal e secundário
- Arrefecimento: por água, com termostato
- Injeção: por bomba alimentadora e bomba injetora
- Bomba injetora: Bosch, com avanço automático
- Pressão de injeção: 175 bar
- Sequência de injeção: 1-2-4-5-3
- Alternador: 14 V / 55 A
- Motor de partida: 6 cv / 5 kW / 24 V
- Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
- Embreagem: monodisco seco
- Caixa de mudanças sincronizada (de série): MB G-3/60-5/6,1
- Caixa de mudanças sincronizada (sob encomenda): MB G-3/61-5/6,1
- Marchas para frente / redução da 1ª: 5/6,106
- Propulsão dos semi-eixos: por engrenagens hipóides
- Redução no eixo traseiro: i=3,727
- Quadro: tipo escada, rebitado
- Eixo dianteiro: VL-3/7-5, tipo punho
- Eixo traseiro: HH-4/12-10, com engrenagens hipóides
- Suspensão dianteira: feixes de molas, amortecedores hidráulicos
- Suspensão traseira: feixes de molas, amortecedores hidráulicos, estabilizador
- Direção: ZF 8062, hidráulica
- Rodas: discos de aço
- Tipo do aro: cônico de apoio
- Tamanho dos aros: 7.5-20
- Pneus: 10.00-20 PR 16
- Freio de serviço: hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
- Freio de estacionamento: com molas acumuladoras comandadas pneumaticamente; ação nas rodas traseiras
- Freio auxiliar: freio-motor; acionado pneumaticamente
- Área total de frenagem: 3.672 cm²
Peso a vazio, DIN 70020
- Eixo dianteiro: ≈ 1417 / ≈ 1480
- Eixo traseiro: ≈ 3510 / ≈ 3740
- Total: ≈ 4927 / ≈ 5170
- Carga útil e carroçaria: ≈ 8573 / ≈ 8330
Peso bruto
- Eixo dianteiro: 4500
- Eixo traseiro: 9000
- Total: 13500
Velocidade Máxima – 5ª marcha
- 112,0 km/h
Capacidade de subida – 1ª marcha, 13500 kg
- 18,6 %
- Combustível: 210
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/10
- Filtro de óleo: 3,3
- Caixa de mudanças: 5,0
- Direção: 8,5
- Caixa do diferencial: 5,0
- Água de arrefecimento: 45,0
- (A) Distância entre-eixos: 5170 / 6050
- (B) Comprimento total: 10218 / 11098
- (E) Bitola dianteira: 1946
- (F) Bitola traseira: 1817
- (H) Largura: 2379
- (K) Vão livre dianteiro: 299
- (L) Vão livre traseiro: 270
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 18,6 / 21,0