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Mercedes-Benz OH-1420 (211cv)

| Tipo: | Ônibus |
| Segmento: | Urbano e Rodoviário |
| Fabricação: | 1998-2003 |
| Identificador: | 382033 |
| Localização do motor: | Traseira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
| Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1998) |
A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OH-1420 para oferecer rentabilidade ao frotista e o máximo em conforto e segurança para o usuário.
Equipado com motor OM-366 LA turbocooler, com 211 cv de potência, atende plenamente às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.
Muito utilizado no mercado externo, trata-se de uma forte tendência para o segmento de transporte urbano de passageiros, principalmente em linhas alimentadoras de corredores.
Chassi para ônibus OH-1420: robustez, versatilidade e economia agregados sob medida para antecipar e garantir novas soluções no transporte de passageiros.
| Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 LA |
| Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
| Potência máxima: | 211 cv (155 kW) @ 2600 rpm |
| Torque máximo: | 660 Nm (67 mkgf) @ 1400 rpm |
| NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
| Combustível: | Diesel |
| Mancais da árvore de manivelas: | 7, de camadas múltiplas em liga |
| Localização das válvulas: | No cabeçote |
| Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
| Curso do pistão (mm): | 133 |
| Relação de compressão: | 18:1 |
| Consumo específico: | 197 g/kWh / 145 g/cvh a 1950 rpm |
| Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
| Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
| Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
| Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
| Sistema de alimentação: | Turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão |
| Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
| Bomba injetora | |
| Modelo: | Bosch de êmbolos |
| Tipo: | P 3000 |
| Regulador: | RQVK e LDA |
| Sistema de Injeção: | Direta, com avanço automático |
| Pressão de Injeção: | 260-10 bar |
| Compressor | |
| Modelo: | Knorr |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 88 |
| Curso do êmbolo (mm): | 37 |
| Cilindrada: | 225 cm³ |
| Número de cilindros: | 1 |
| Resfriamento: | A água |
| Acionamento: | Por correia |
| Vazão: | 330 l/min a 10 bar com 2600 rpm |
| Modelo: | ZF S5-680 |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 7,43:1 2ª – 4,32:1 3ª – 2,53:1 4ª – 1,50:1 5ª – 1,00:1 Ré – 6,67:1 |
| Opcional 1 | |
| Modelo: | ZF 4HP 500 com retarder incorporado |
| Acionamento: | Automático |
| Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 Ré – 4,84:1 |
| Conversor de torque: | 2,4 |
| Modelo: | GMF 350 |
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Acionamento: | Hidropneumático |
| Modelo: | ZF 8063 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Relação de redução: | i=20,7:1 |
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
| Motor de partida | |
| Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) |
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | MB VL3/7-D-5 |
| Tipo: | Punho |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | MB HH4/05 D-10 |
| Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
| Redução: | i=6,143 (43:7) |
| Reduções opcionais: | 5,857 (41:7) |
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
| Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
| Rodado traseiro: | Duplo |
| Tipo: | Escada, rebitado |
| Material empregado: | St 44-2N (DBL 8492) |
| Longarinas | |
| Altura: | 254 mm |
| Largura: | 65 mm |
| Espessura: | 8 mm |
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos com tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
| Espessura da lona (mm): | 18 |
| Diâmetro do tambor (mm): | 410 |
| Largura da lona dianteira: | 160 |
| Largura da lona traseira: | 220 |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Eletropneumático, pode atuar em conjunto com o freio de serviço |
| Área de frenagem | |
| Eixo dianteiro: | 2.129 cm² |
| Eixo traseiro: | 3.308 cm² |
| Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 1150 |
| Eixo traseiro: | 3620 |
| Total: | 4770 |
| Carga útil máxima com equipamentos | |
| Total: | 9180 |
| Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
| Eixo dianteiro: | 5000 |
| Eixo traseiro: | 8950 |
| Total: | 13950 |
| Tanque de combustível: | 210 (plástico) |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
| Filtro de óleo do motor: | 1,3 |
| Caixa de mudanças: | 8 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
| Direção hidráulica: | 3,5 |
| Acionamento da embreagem: | 0,55 |
| Sistema de arrefecimento: | 27 |

| (A) Distância entre-eixos: | 5170 |
| (B) Comprimento máximo da carroceria: | 10542 |
| (C) Balanço dianteiro: | 2327 |
| (D) Balanço traseiro: | 3045 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1971 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2470 |
| (I) Ângulo de entrada: | 16° |
| (J) Ângulo de saída: | 10° |
| (K) Vão livre dianteiro: | 300 |
| (L) Vão livre traseiro: | 256 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 20,9 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 5-680/7,43 |
| Eixo traseiro: | MB HH4/05 D-10 |
| Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
| Redução do eixo traseiro: | i=6,143 (43:7) |
| Velocidade máxima (km/h): | 78 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 45 |
| Ensaio 2 (Opcional) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 5-680/7,43 |
| Eixo traseiro: | MB HH4/05 D-10 |
| Pneus: | 275/80 R 22,5 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=5,857 (41:7) |
| Velocidade máxima (km/h): | 82 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 43 |
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 2920 |
| RPM corte: | 2970 |
| RPM corte máx: | 3020 |
| RPM M L min: | 650 |
| RPM M L: | 650 |
| RPM M L máx: | 700 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes até 350m: | 0,75 |
| Altitudes acima de 350m: | 1,01 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
