ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: 2ª versão – de 1998 até 2003
- Baumúster: 382033
- Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1998)
A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OH-1420 para oferecer rentabilidade ao frotista e o máximo em conforto e segurança para o usuário.
Equipado com motor OM-366 LA turbocooler, com 211 cv de potência, atende plenamente às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.
Muito utilizado no mercado externo, trata-se de uma forte tendência para o segmento de transporte urbano de passageiros, principalmente em linhas alimentadoras de corredores.
Chassi para ônibus OH-1420: robustez, versatilidade e economia agregados sob medida para antecipar e garantir novas soluções no transporte de passageiros.
- Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
- Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão)
- Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 155 kW (211cv) a 2600 rpm
- Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 660 Nm (67 mkgf) a 1400 rpm
- Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em liga
- Localização das válvulas: no cabeçote
- Cilindrada total: 5.958 cm³
- Diâmetro do pistão: 97,5 mm
- Curso do pistão: 133 mm
- Relação de compressão: 18:1
- Consumo específico: 197 g/kWh / 145 g/cvh a 1950 rpm
- Sequencia de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Bomba de óleo – tipo: engrenagens
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Bomba Injetora
- Modelo: Bosch, de êmbolos
- Tipo: P 3000
- Regulador: RQVK e LDA
- Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
- Pressão de Injeção: 260-10 bar
Compressor
- Modelo: Knorr
- Diâmetro do cilindro: 88 mm
- Curso do êmbolo: 37 mm
- Cilindrada: 225 cm³
- Número de cilindros: 1
- Resfriamento: a água
- Acionamento: por correia
- Vazão: 330 l/min a 10 bar com 2600 rpm
Modelo: ZF S 5-680/7,43
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 5
- Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha à ré: 6,67
Modelo opcional: ZF 4 HP 500 com retarder incorporado
- Acionamento: automático
- Marchas sincronizadas: 4
- Relação de transmissão: i=3,43 / 2,01 / 1,42 / 1,00 / marcha à ré: 4,84
- Conversor de torque: 2,4
- Modelo: GMF 350
- Tipo: monodisco seco
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8063
- Tipo: hidráulico
- Relação de redução: i=20,7:1
Tensão nominal
- Capaciade: 24 V
Alternador
- Capaciade: 28 V / 75 A
Bateria
- Capaciade/tensão: 2x 135 Ah / 12 V
Motor de partida
- Potência/tensão: 4 kW (5,4cv) / 24 V
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VL-3/7-D-5
- Tipo: punho
Eixo Traseiro Motriz
- Modelo: MB HH-4/05 D-10
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Redução: i=6,143 (43:7) / 5,857 (41:7)
Suspensão Dianteira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Aros das rodas: 7.50 x 22,5
- Pneumáticos: 275/80 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)
- Tipo: escada, rebitado
- Longarinas – Altura x Largura / Espessura: 254 mm x 65 mm / 8 mm
- Material empregado: St 44-2N (DBL 8492)
Freio de serviço
- Tipo: a ar comprimido de dois circuitos com tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem: eixo dianteiro: 2.129 cm² / eixo traseiro: 3.308 cm² / total: 5.437 cm²
- Espessura da lona: 18 mm
- Diâmetro do tambor: 410 mm
- Largura da lona dianteira: 160 mm
- Largura da lona traseira: 220 mm
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio adicional
- Tipo: motor
- Acionamento: eletropneumático, pode atuar em conjunto com o freio de serviço
Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Chassi de ônibus sem carroçaria, com podesto e tanque de 210 litros cheio, sem motorista
- Eixo dianteiro: 1150
- Eixo traseiro: 3620
- Total: 4770
- Carga útil máxima com equipamento: 9180
Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo traseiro: 8950
- Total: 13950
- Tanque de combustível: 210 (plástico)
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
- Filtro de óleo do motor: 1,3
- Caixa de mudanças: 8,0
- Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
- Direção hidráulica: 3,5
- Acionamento da embreagem: 0,55
- Sistema de arrefecimento: 27
- (A) Distância entre-eixos: 5170
- (B) Comprimento total: 10542
- (C) Balanço dianteiro: 2327
- (D) Balanço traseiro: 3045
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 1971
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
- (H) Largura: 2470
- (I) Ângulo de entrada: 16°
- (J) Ângulo de saída: 10°
- (K) Vão livre dianteiro: 300
- (L) Vão livre traseiro: 256
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,9
- Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
- Eixo traseiro: MB HH4/05 D-10
- Pneus: 275/80 R 22,5 PR 16
Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7)
- Velocidade máxima (km/h): 78
- Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%): 45
Redução do eixo traseiro i=5,857 (41:7)
- Velocidade máxima (km/h): 82
- Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%): 43
Giro do motor
- RPM corte min: 2970
- RPM corte: 3050
- RPM corte máx: 3130
- RPM M L min: 650
- RPM M L: 650
- RPM M L máx: 700
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,17
- Altitudes acima de 350m: 1,58
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)