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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OH-1420

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: 2ª versão – de 1998 até 2003
  • Baumúster: 382033
  • Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1998)

A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OH-1420 para oferecer rentabilidade ao frotista e o máximo em conforto e segurança para o usuário.
Equipado com motor OM-366 LA turbocooler, com 211 cv de potência, atende plenamente às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.
Muito utilizado no mercado externo, trata-se de uma forte tendência para o segmento de transporte urbano de passageiros, principalmente em linhas alimentadoras de corredores.
Chassi para ônibus OH-1420: robustez, versatilidade e economia agregados sob medida para antecipar e garantir novas soluções no transporte de passageiros.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 155 kW (211cv) a 2600 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 660 Nm (67 mkgf) a 1400 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em liga
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 5.958 cm³
  • Diâmetro do pistão: 97,5 mm
  • Curso do pistão: 133 mm
  • Relação de compressão: 18:1
  • Consumo específico: 197 g/kWh / 145 g/cvh a 1950 rpm
  • Sequencia de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch, de êmbolos
  • Tipo: P 3000
  • Regulador: RQVK e LDA
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de Injeção: 260-10 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr
  • Diâmetro do cilindro: 88 mm
  • Curso do êmbolo: 37 mm
  • Cilindrada: 225 cm³
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: a água
  • Acionamento: por correia
  • Vazão: 330 l/min a 10 bar com 2600 rpm

 Modelo: ZF S 5-680/7,43 

  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha à ré: 6,67

 Modelo opcional: ZF 4 HP 500 com retarder incorporado 

  • Acionamento: automático
  • Marchas sincronizadas: 4
  • Relação de transmissão: i=3,43 / 2,01 / 1,42 / 1,00 / marcha à ré: 4,84
  • Conversor de torque: 2,4

  • Modelo: GMF 350
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8063
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=20,7:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 75 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 2x 135 Ah / 12 V

 Motor de partida 

  • Potência/tensão: 4 kW (5,4cv) / 24 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL-3/7-D-5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro Motriz 

  • Modelo: MB HH-4/05 D-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=6,143 (43:7) / 5,857 (41:7)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 7.50 x 22,5
  • Pneumáticos: 275/80 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Longarinas – Altura x Largura / Espessura: 254 mm x 65 mm / 8 mm
  • Material empregado: St 44-2N (DBL 8492)

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de dois circuitos com tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: eixo dianteiro: 2.129 cm² / eixo traseiro: 3.308 cm² / total: 5.437 cm²
  • Espessura da lona: 18 mm
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, pode atuar em conjunto com o freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Chassi de ônibus sem carroçaria, com podesto e tanque de 210 litros cheio, sem motorista 

  • Eixo dianteiro: 1150
  • Eixo traseiro: 3620
  • Total: 4770
  • Carga útil máxima com equipamento: 9180

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 8950
  • Total: 13950

  • Tanque de combustível: 210 (plástico)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
  • Filtro de óleo do motor: 1,3
  • Caixa de mudanças: 8,0
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 27

  • (A) Distância entre-eixos: 5170
  • (B) Comprimento total: 10542
  • (C) Balanço dianteiro: 2327
  • (D) Balanço traseiro: 3045
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1971
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
  • (H) Largura: 2470
  • (I) Ângulo de entrada: 16°
  • (J) Ângulo de saída: 10°
  • (K) Vão livre dianteiro: 300
  • (L) Vão livre traseiro: 256
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,9

  • Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
  • Eixo traseiro: MB HH4/05 D-10
  • Pneus: 275/80 R 22,5 PR 16

 Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7) 

  • Velocidade máxima (km/h): 78
  • Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%): 45

 Redução do eixo traseiro i=5,857 (41:7) 

  • Velocidade máxima (km/h): 82
  • Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%): 43

Mercedes-Benz OH-1420

 Giro do motor 

  • RPM corte min2970
  • RPM corte: 3050
  • RPM corte máx: 3130
  • RPM M L min: 650
  • RPM M L: 650
  • RPM M L máx: 700

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,17
  • Altitudes acima de 350m: 1,58

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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