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Mercedes-Benz OH-1421L (211cv)

Mercedes-Benz OH-1421L (211cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1998-2004
Identificador: 382058
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1999)

Máximo de ocupação com o mínimo de comprimento. Um conceito pioneiro que se traduz em benefícios, como alta manobrabilidade e possibilidade de atender uma demanda variada de passageiros. Este é o Mercedes-Benz OH-1421 L, idealizado para atuar em linhas urbanas de corredores intermunicipais e fretamento.

Equipado com motor OM-366 LA, com 211 cv de potência e 67 mkgf de torque, que proporciona menor ruído para o motorista e passageiros por ser localizado na traseira do veículo, este chassi atende perfeitamente a legislação de emissão Conama Fase IV.

Sua suspensão pneumática aliada ao sistema de rebaixamento de altura de entrada são fatores inquestionáveis de grande conforto para atrair um número cada vez maior de passageiros. Ampliando o leque de opções para o mercado de ônibus urbano, o OH-1421 L traz um alto grau de componentes unificados com outros modelos da marca Mercedes-Benz, facilitando ainda mais a manutenção e a administração de peças de reposição.

Mercedes-Benz OH-1421 L. O chassi certo para o frotista que deseja um ônibus de porte médio que reúna economia, robustez, conforto e versatilidade de operação.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 211 cv (155 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 660 Nm (67 mkgf) @ 1400 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em liga
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 18:1
Consumo específico: 197 g/kWh / 145 g/cvh a 1950 rpm
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch de êmbolos
Tipo: P 3000
Regulador: RQVK e LDA
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 260-10 bar
Compressor
Modelo: Knorr
Diâmetro do cilindro (mm): 88
Curso do êmbolo (mm): 37
Cilindrada: 225 cm³
Número de cilindros: 1
Resfriamento: A água
Acionamento: Por correia
Vazão: 330 l/min a 10 bar com 2600 rpm

Transmissão
Modelo: Allison MT 643 R automática
Acionamento: Automático, por meio de alavanca seletora
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,58:1
2ª – 2,09:1
3ª – 1,39:1
4ª – 1,00:1
Ré – 5,67:1
Conversor de torque: TC 370-2,43
Opcional 1
Modelo: ZF S 5-680/7,43
Acionamento: Automático
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,43:1
2ª – 4,32:1
3ª – 2,53:1
4ª – 1,50:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,67:1

Embreagem
Modelo: GMF 350
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8095
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=18,5:1
Outros
Direção regulável: Sob encomenda

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/18 DL-5,3
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HH4/07 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=6,143 (43:7)
Reduções opcionais: 5,857 (41:7)
4,75 (38:8)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4 telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 2 telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional
Outros
Controle de nível: Ajoelhamento do chassi
Tipo: Rebaixamento lateral

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 22.5
Aros das rodas – opcionais: 7.5 x 20
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5 PR16 (com aro 7.5 x 22.5)
Pneumáticos – opcionais: 10.00 R x 20 PR16 (com aro 7.5 x 20)
11.00 R x 22.5 PR16 (com aro 7.5 x 22.5)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 38 ABNT
Longarinas
Altura: 254 mm
Largura: 65 mm
Espessura: 8 mm

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio
Espessura da lona (mm): 18
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160
Largura da lona traseira: 220
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, pode atuar em conjunto com o freio de serviço
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.129 cm²
Eixo traseiro: 3.308 cm²
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1240
Eixo traseiro: 3670
Total: 4910
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 10090
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 5300
Eixo traseiro: 9700
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
300 (Opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Filtro de óleo do motor: 1,3
Caixa de mudanças: 7,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5250
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10376
(C) Balanço dianteiro: 2036
(D) Balanço traseiro: 3090
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2037
(F) Bitola – eixo traseiro: 1842
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2452
(I) Ângulo de entrada: 18°13′
(J) Ângulo de saída: 10°15′
(K) Vão livre dianteiro: 229
(L) Vão livre traseiro: 229
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,4
(O) Altura externa: 1805

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: Allison MTR 643
Eixo traseiro: MB HH4/07 DL-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5 PR 16
10.00-20 PR 16
10.00 R 20 PR 16
11 R 22.5 PR 16
Redução do eixo traseiro: 43:7 (i=6,143)
41:7 (i=5,857)
38:8 (i=4,75)
Velocidade máxima (km/h): 78 / 82 / 101
81 / 85 / 105
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 50 / 47 / 36
48 / 45 / 35
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: MB HH4/07 DL-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5 PR 16
10.00-20 PR 16
10.00 R 20 PR 16
11 R 22.5 PR 16
Redução do eixo traseiro: 43:7 (i=6,143)
41:7 (i=5,857)
38:8 (i=4,75)
Velocidade máxima (km/h): 78 / 82 / 101
81 / 85 / 105
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 41 / 39 / 31
40 / 37 / 30

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2920
RPM corte: 2970
RPM corte máx: 3020
RPM M L min: 650
RPM M L: 650
RPM M L máx: 700
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,75
Altitudes acima de 350m: 1,01
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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