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Mercedes-Benz OH-1421L (211cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1998-2004 |
Identificador: | 382058 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1999) |
Máximo de ocupação com o mínimo de comprimento. Um conceito pioneiro que se traduz em benefícios, como alta manobrabilidade e possibilidade de atender uma demanda variada de passageiros. Este é o Mercedes-Benz OH-1421 L, idealizado para atuar em linhas urbanas de corredores intermunicipais e fretamento.
Equipado com motor OM-366 LA, com 211 cv de potência e 67 mkgf de torque, que proporciona menor ruído para o motorista e passageiros por ser localizado na traseira do veículo, este chassi atende perfeitamente a legislação de emissão Conama Fase IV.
Sua suspensão pneumática aliada ao sistema de rebaixamento de altura de entrada são fatores inquestionáveis de grande conforto para atrair um número cada vez maior de passageiros. Ampliando o leque de opções para o mercado de ônibus urbano, o OH-1421 L traz um alto grau de componentes unificados com outros modelos da marca Mercedes-Benz, facilitando ainda mais a manutenção e a administração de peças de reposição.
Mercedes-Benz OH-1421 L. O chassi certo para o frotista que deseja um ônibus de porte médio que reúna economia, robustez, conforto e versatilidade de operação.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 211 cv (155 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 660 Nm (67 mkgf) @ 1400 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | 7, de camadas múltiplas em liga |
Localização das válvulas: | No cabeçote |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 18:1 |
Consumo específico: | 197 g/kWh / 145 g/cvh a 1950 rpm |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de alimentação: | Turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch de êmbolos |
Tipo: | P 3000 |
Regulador: | RQVK e LDA |
Sistema de Injeção: | Direta, com avanço automático |
Pressão de Injeção: | 260-10 bar |
Compressor | |
Modelo: | Knorr |
Diâmetro do cilindro (mm): | 88 |
Curso do êmbolo (mm): | 37 |
Cilindrada: | 225 cm³ |
Número de cilindros: | 1 |
Resfriamento: | A água |
Acionamento: | Por correia |
Vazão: | 330 l/min a 10 bar com 2600 rpm |
Modelo: | Allison MT 643 R automática |
Acionamento: | Automático, por meio de alavanca seletora |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,58:1 2ª – 2,09:1 3ª – 1,39:1 4ª – 1,00:1 Ré – 5,67:1 |
Conversor de torque: | TC 370-2,43 |
Opcional 1 | |
Modelo: | ZF S 5-680/7,43 |
Acionamento: | Automático |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,43:1 2ª – 4,32:1 3ª – 2,53:1 4ª – 1,50:1 5ª – 1,00:1 Ré – 6,67:1 |
Modelo: | GMF 350 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8095 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=18,5:1 |
Outros | |
Direção regulável: | Sob encomenda |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/18 DL-5,3 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/07 DL-10 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=6,143 (43:7) |
Reduções opcionais: | 5,857 (41:7) 4,75 (38:8) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4 telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 2 telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Opcional |
Outros | |
Controle de nível: | Ajoelhamento do chassi |
Tipo: | Rebaixamento lateral |
Aros das rodas: | 7.5 x 22.5 |
Aros das rodas – opcionais: | 7.5 x 20 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 PR16 (com aro 7.5 x 22.5) |
Pneumáticos – opcionais: | 10.00 R x 20 PR16 (com aro 7.5 x 20) 11.00 R x 22.5 PR16 (com aro 7.5 x 22.5) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 ABNT |
Longarinas | |
Altura: | 254 mm |
Largura: | 65 mm |
Espessura: | 8 mm |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Espessura da lona (mm): | 18 |
Diâmetro do tambor (mm): | 410 |
Largura da lona dianteira: | 160 |
Largura da lona traseira: | 220 |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, pode atuar em conjunto com o freio de serviço |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 2.129 cm² |
Eixo traseiro: | 3.308 cm² |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1240 |
Eixo traseiro: | 3670 |
Total: | 4910 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 10090 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 5300 |
Eixo traseiro: | 9700 |
Total: | 15000 |
Tanque de combustível: | 210 300 (Opcional) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
Filtro de óleo do motor: | 1,3 |
Caixa de mudanças: | 7,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Acionamento da embreagem: | 0,55 |
Sistema de arrefecimento: | 27 |
(A) Distância entre-eixos: | 5250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10376 |
(C) Balanço dianteiro: | 2036 |
(D) Balanço traseiro: | 3090 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2037 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1842 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2452 |
(I) Ângulo de entrada: | 18°13′ |
(J) Ângulo de saída: | 10°15′ |
(K) Vão livre dianteiro: | 229 |
(L) Vão livre traseiro: | 229 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 20,4 |
(O) Altura externa: | 1805 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | Allison MTR 643 |
Eixo traseiro: | MB HH4/07 DL-10 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 PR 16 10.00-20 PR 16 10.00 R 20 PR 16 11 R 22.5 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | 43:7 (i=6,143) 41:7 (i=5,857) 38:8 (i=4,75) |
Velocidade máxima (km/h): | 78 / 82 / 101 81 / 85 / 105 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 50 / 47 / 36 48 / 45 / 35 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-680/7,43 |
Eixo traseiro: | MB HH4/07 DL-10 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 PR 16 10.00-20 PR 16 10.00 R 20 PR 16 11 R 22.5 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | 43:7 (i=6,143) 41:7 (i=5,857) 38:8 (i=4,75) |
Velocidade máxima (km/h): | 78 / 82 / 101 81 / 85 / 105 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 41 / 39 / 31 40 / 37 / 30 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2920 |
RPM corte: | 2970 |
RPM corte máx: | 3020 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 650 |
RPM M L máx: | 700 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,75 |
Altitudes acima de 350m: | 1,01 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |