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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OH-1421L

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1998 até 2004
  • Baumúster: 382058
  • Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1999)

Máximo de ocupação com o mínimo de comprimento. Um conceito pioneiro que se traduz em benefícios, como alta manobralidade e possibilidade de atender uma demanda variada de passageiros. Este é o Mercedes-Benz OH-1421 L, idealizado para atuar em linhas urbanas de corredores intermunicipais e fretamento.
Equipado com motor OM-366 LA, com 211 cv de potência e 67 mkgf de torque, que proporciona menor ruído para o motorista e passageiros por ser localizado na traseira do veículo, este chassi atende perfeitamente a legislação de emissão Conama Fase IV.
Sua suspensão pneumática aliada ao sistema de rebaixamento de altura de entrada são fatores inquestionáveis de grande conforto para atrair um número cada vez maior de passageiros. Ampliando o leque de opções para o mercado de ônibus urbano, o OH-1421 L traz um alto grau de componentes unificados com outros modelos da marca Mercedes-Benz, facilitando ainda mais a manutenção e a administração de peças de reposição.
Mercedes-Benz OH-1421 L. O chassi certo para o frotista que deseja um ônibus de porte médio que reúna economia, robustez, conforto e versatilidade de operação.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler (turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 155 kW (211cv) a 2600 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 660 Nm (67 mkgf) a 1400 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em liga
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 5.958 cm³
  • Diâmetro do pistão: 97,5 mm
  • Curso do pistão: 133 mm
  • Relação de compressão: 18:1
  • Consumo específico: 197 g/kWh (145 g/cvh) a 1950 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch, de êmbolos
  • Tipo: P 3000
  • Regulador: RQVK e LDA
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de Injeção: 260-10 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr
  • Diâmetro do cilindro: 88 mm
  • Curso do êmbolo: 37 mm
  • Cilindrada: 225 cm³
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: a água
  • Acionamento: por correia
  • Vazão: 330 l/min. a 10 bar com 2600 rpm

 Modelo: Allison MT 643 R automática 

  • Acionamento: por meio de alavanca seletora
  • Marchas sincronizadas: 4
  • Relação de transmissão: i=3,58 / 2,09 / 1,39 / 1,00 / marcha a ré: 5,67
  • Conversor de torque: TC 370-2,43

 Modelo opcional: ZF S 5-680/7,43 

  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha a ré: 6,67

  • Modelo: GMF 350
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8095
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=18,5:1
  • Direção regulável: sob encomenda

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 75 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

 Motor de partida 

  • Potência/tensão: 4 kW (5,4cv) / 24 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL-3/18 DL-5,3
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro Motriz 

  • Modelo: MB HH-4/07 DL-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=6,143 (43:7) / 5,857 (41:7) / 4,75 (38:8)

Suspensão Dianteira

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4 telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 2 telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: opcional

 Regulador de Altura 

  • Controle de nível: ajoelhamento do chassi
  • Tipo: rebaixamento lateral

  • Aros das rodas (Pneus/Aros): 10.00-20 PR16 / 7,5 x 20 (Opcional)

 Pneumáticos 

  • 10.00 R20 PR16 / 7,5 x 20 (Opcional)
  • 11.00 R22,5 PR16 / 7,5 x 22,5 (Opcional)
  • 275/80R – 22,5 PR16 / 7,5 x 22,5

  • Tipo: escada, rebitado
  • Longarinas – Altura x Largura / Espessura: 254 mm x 65 mm / 8 mm
  • Material empregado: LNE 38 ABNT

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
  • Modelo: com tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: eixo dianteiro: 2.129cm² / eixo traseiro: 3.308cm² / total: 5.437 cm²
  • Espessura da lona: 18 mm
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente com atuação nas rodas traseiras

 Freio adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, pode atuar em conjunto com o freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Chassi de ônibus sem carroçaria, com podesto e tanque de 300 litros cheio, sem motorista 

  • Eixo dianteiro: 1240
  • Eixo traseiro: 3670
  • Total: 4910
  • Carga útil máxima com equipamento: 10090

 Pesos admissíveis – Peso Bruto Total (PBT) – indicado 

  • Eixo dianteiro: 5300
  • Eixo traseiro: 9700
  • Total: 15000

  • Tanque de combustível (série/opcional): 210 / 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
  • Filtro de óleo do motor: 1,3
  • Caixa de mudanças: 7,5
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 27

  • (A) Distância entre-eixos: 5250
  • (B) Comprimento total: 10376
  • (C) Balanço dianteiro: 2036
  • (D) Balanço traseiro: 3090
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2037
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1842
  • (H) Largura: 2452
  • (I) Ângulo de entrada: 18°13'
  • (J) Ângulo de saída: 10°15'
  • (K) Vão livre dianteiro: 229
  • (L) Vão livre traseiro: 229
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,4
  • Altura: 1805

 Caixa de mudanças Allison MTR 643 com pneus 275/80 R 22,5 PR 16 

  • Eixo traseiro: MB HH4/07 DL-10
  • Redução do eixo traseiro: 43:7 (i=6,143) / 41:7 (i=5,857) / 38:8 (i=4,75)
  • Velocidade máxima (km/h): 78 / 82 / 101
  • Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%) / Com conversor de torque: 50 / 47 / 36

 Caixa de mudanças ZF S 5-680/7,43 com pneus 275/80 R 22,5 PR 16 

  • Eixo traseiro: MB HH4/07 DL-10
  • Redução do eixo traseiro: 43:7 (i=6,143) / 41:7 (i=5,857) / 38:8 (i=4,75)
  • Velocidade máxima (km/h): 78 / 82 / 101
  • Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%) / Com conversor de torque: 41 / 39 / 31

 Caixa de mudanças Allison MTR 643 com pneus 10.00-20 PR 16/10.00 R 20 PR 16/11 R 22,5 PR16 

  • Eixo traseiro: MB HH4/07 DL-10
  • Redução do eixo traseiro: 43:7 (i=6,143) / 41:7 (i=5,857) / 38:8 (i=4,75)
  • Velocidade máxima (km/h): 81 / 85 / 105
  • Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%) / Com conversor de torque: 48 / 45 / 35

 Caixa de mudanças ZF S 5-680/7,43 com pneus 10.00-20 PR 16/10.00 R 20 PR 16/11 R 22,5 PR16 

  • Eixo traseiro: MB HH4/07 DL-10
  • Redução do eixo traseiro: 43:7 (i=6,143) / 41:7 (i=5,857) / 38:8 (i=4,75)
  • Velocidade máxima (km/h): 81 / 85 / 105
  • Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%) / Com conversor de torque: 40 / 37 / 30

 Giro do motor 

  • RPM corte min2920
  • RPM corte: 2970
  • RPM corte máx: 3020
  • RPM M L min: 650
  • RPM M L: 650
  • RPM M L máx: 700

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,75
  • Altitudes acima de 350m: 1,01

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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