ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz OH-1517 (170cv)

Mercedes-Benz OH-1517 (170cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1976-1986
Identificador: 345220
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) – 2 fontes pesquisadas, dados cruzados e complementados

Para qualquer tipo de transporte a Mercedes-Benz do Brasil S.A. procura oferecer o produto apropriado, levando a cada exigência uma resposta, a cada problema uma solução com qualidade comprovada em todo o mundo.

Com base nessa filosofia ela apresenta o OH-1517, com 5550 mm de distância entre eixos, dimensionado para um peso bruto total de 15000 kg, mais uma opção para os clientes de chassis para ônibus com motor traseiro, especialmente projetado para o transporte coletivo de passageiros nos centros urbanos e suburbanos.

O motor desse veículo, OM-355/5, de cinco cilindros em linha, desenvolve uma potência líquida (DIN) de 170 cv (125 kW) e uma potência bruta (SAE) de 187 cv (138 kW). Dotado do sistema de injeção direta, esse motor se caracteriza, como os demais motores Mercedes-Benz, pela economia no consumo de combustível e pela eficiência no desempenho. Além disso, graças aos excelentes materiais utilizados e aos princípios aplicados em sua construção, assegura-se-lhe exemplar durabilidade.

A segurança, um dos pontos de destaque em qualquer produto Mercedes-Benz, é exemplarmente garantida no OH-1517 por fatores como três eficientes sistemas de freios e direção hidráulica de funcionamento preciso e manejo suave.

Sua suspensão, constituída de feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos na dianteira e na traseira, além de barra estabilizadora na traseira, está dimensionada em função de perfeita estabilidade de todo o conjunto.

A instalação do motor na parte traseira do veículo e a fixação do conjunto motor-embreagem-caixa de mudanças sobre coxins de borracha fazem com que sejam absorvidas as vibrações que estes poderiam transmitir ao salão de passageiros.

Com tudo isso, o OH-1517 é um veículo que garante aos empresários a rentabilidade decorrente, principalmente, do reduzido consumo de combustível propiciado pelo econômico motor diesel e da longa vida útil assegurada a todos os componentes graças a características construtivas únicas.

Mais um produto que, trazendo em si a qualidade Mercedes-Benz, se constituirá em instrumento de sucesso para as empresas dedicadas ao transporte coletivo de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-355/5
Tipo: 5 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 170cv (125 kW) @ 2200 rpm
SAE: 187 cv (138 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: DIN: 608 Nm (62 mkgf) @ 1300 rpm
SAE: 667 Nm (68 mkgf) @ 1300 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 9.650 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 150
Relação de compressão: 16:1
Ordem de ignição: 1-2-4-5-3
Sistema de alimentação: Fluxo de combustível por meio de bombas alimentadora e injetora
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão, com intercambiador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/60-5/6,1
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: ZF
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 55 A (Bosch)
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4,4 kW (6 cv) (Bosch)

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Por engrenagens hipóides
Redução: i=5,714 (40:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas
Amortecedores: Telescópicos
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 20 (disco de aço)
Pneumáticos: 10.00 x 20 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, auxiliado por mola acumuladora comandada pneumaticamente
Freio-Motor
Tipo: Acionado pneumaticamente

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 990
Eixo traseiro: 3485
Total: 4475
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 10525
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 4230
Capacidade máxima de tração (CMT): 10770
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 10
Sistema de arrefecimento: 45

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5550
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10598
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1938
(F) Bitola – eixo traseiro: 1817
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2379
(K) Vão livre dianteiro: 288
(L) Vão livre traseiro: 270
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 73,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 24,5

Função desabilitada

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