ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OH-1517

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1976 até 1986
  • Baumúster: 345220
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil em 2 fontes de referência, dados cruzados e complementados ()

Para qualquer tipo de transporte a Mercedes-Benz do Brasil S.A. procura oferecer o produto apropriado, levando a cada exigência uma resposta, a cada problema uma solução com qualidade comprovada em todo o mundo.
Com base nessa filosofia ela apresenta o OH-1517, com 5550 mm de distância entre eixos, dimensionado para um peso bruto total de 15000 kg, mais uma opção para os clientes de chassis para ônibus com motor traseiro, especialmente projetado para o transporte coletivo de passageiros nos centros urbanos e suburbanos.
O motor desse veículo, OM-355/5, de cinco cilindros em linha, desenvolve uma potência líquida (DIN) de 170 cv (125 kW) e uma potência bruta (SAE) de 187 cv (138 kW). Dotado do sistema de injeção direta, esse motor se caracteriza, como os demais motores Mercedes-Benz, pela economia no consumo de combustível e pela eficiência no desempenho. Além disso, graças aos excelentes materiais utilizados e aos princípios aplicados em sua construção, assegura-se-lhe exemplar durabilidade.
A segurança, um dos pontos de destaque em qualquer produto Mercedes-Benz, é exemplarmente garantida no OH-1517 por fatores como três eficientes sistemas de freios e direção hidráulica de funcionamento preciso e manejo suave.
Sua suspensão, constituída de feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos na dianteira e na traseira, além de barra estabilizadora na traseira, está dimensionada em função de perfeita estabilidade de todo o conjunto.
A instalação do motor na parte traseira do veículo e a fixação do conjunto motor-embreagem-caixa de mudanças sobre coxins de borracha fazem com que sejam absorvidas as vibrações que estes poderiam transmitir ao salão de passageiros.
Com tudo isso, o OH-1517 é um veículo que garante aos empresários a rentabilidade decorrente, principalmente, do reduzido consumo de combustível propiciado pelo econômico motor diesel e da longa vida útil assegurada a todos os componentes graças a características construtivas únicas.
Mais um produto que, trazendo em si a qualidade Mercedes-Benz, se constituirá em instrumento de sucesso para as empresas dedicadas ao transporte coletivo de passageiros.

  • ModeloMB OM-355/5
  • Sistema de trabalho: 4 tempos diesel, injeção direta MB
  • Cilindros: 5, em linha
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso do êmbolo: 150 mm
  • Cilindrada total: 9.650 cm³
  • Relação de compressão: 16:1
  • Potência DIN: 170 cv / 2200 rpm / 125 kW / 2200/min
  • Potência SAE: 187 cv / 2200 rpm / 138 kW / 2200/min
  • Momento de força máximo DIN: 62 m kgf / 1300 rpm / 608 mN / 1300/min
  • Momento de força máximo SAE: 68 m kgf / 1300 rpm / 667 mN / 1300/min
  • Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão, com intercambiador de calor óleo-água
  • Arrefecimento: por água, com termostato
  • Sistema de alimentação: fluxo de combustível por meio de bombas alimentadora e injetora
  • Sequência de ignição: 1-2-4-5-3

  • Gerador-alternador: Bosch, 14 V / 55 A
  • Motor de partida: Bosch, 6 cv / 24 V (4,4 kW / 24 V)
  • Baterias: 2 x 135 Ah – 12 V

  • Embreagem: Monodisco seco
  • Caixa de mudanças: MB G-3/60-5/6,1 com 5 marchas sincronizadas
  • Propulsão dos semi-eixos: por engrenagens hipóides
  • Relação de transmissão (eixo traseiro): i=5,714 (40:7)

  • Quadro: tipo escada, rebitado

  • Rodas: de disco de aço
  • Pneumáticos/aros: 10.00-20 PR 16 / 7.5-20

  • Suspensão dianteira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
  • Suspensão traseira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
  • Estabilizador: na traseira

  • Direção: ZF, hidráulica

  • Freio de serviço: hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
  • Freio de estacionamento: mecânico, auxiliado por mola acumuladora comandada pneumaticamente
  • Freio adicional: freio-motor acionado pneumaticamente

  • Peso do chassi – DIN 70020: 4230
  • Capacidade de carga do chassi: 10770

 Peso a vazio – DIN 70020 

  • Eixo dianteiro: 990
  • Eixo traseiro: 3485
  • Total: 4475
  • Carga útil e carroçaria: 10525

 Peso bruto admissível 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 15000

  • Combustível: 210
  • Cárter do motor, máx./min.: 15/10
  • Sistema de arrefecimento: 45

  • (A) Distância entre-eixos: 5550
  • (B) Comprimento total: 10598
  • (E) Bitola dianteira: 1938
  • (F) Bitola traseira: 1817
  • (H) Largura: 2379
  • (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 288
  • (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 270
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,0

 Velocidade máxima – 5ª marcha 

  • 73,5 km/h

 Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 15000 kg 

  • 24,5 %

Função desabilitada

Menu