ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OH-1518

  • Uso: Ônibus urbano
  • Fabricação: 2ª versão – de 2008 até 2012
  • Baumúster: 368004
  • Nível de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

O chassi OH-1518 foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. Indicado para linhas urbanas, do tipo alimentadoras, distribuidoras, bairro a bairro, onde é necessário um veículo ágil e rápido, podendo receber uma carroçaria de 11 metros.
Em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças e com a padronização da frota.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA – Conama Fase P-5/Euro III
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 130 kW (177cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 675 Nm (69 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 4.249 cm³
  • Relação de compressão: 18:1
  • Consumo específico: 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 4 bicos individuaiscom controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: aprox. 390 a 2200/min a 10 bar de contrapressão

  • Modelo: MB G 60-6/9,20
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=9,20 / 5,23 / 3,15 / 2,03 / 1,37 / 1,00 / marcha a ré: 8,65

  • Modelo: MF 395 HD
  • Tipo: monodisco, seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=26,2:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB V1 3/7 D-5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HH 4/12 D-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=39,8 (41:10)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação

  • Aros das rodas: 7.50 x 22,5
  • Pneumáticos: 275/80 R 22,5

  • Tipo: escada com travessas transversais
  • Material empregado: LNE 50

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 5.437 cm²

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio-motor convencional

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Chassi para ônibus, sem carroçaria 

  • Eixo dianteiro: 990
  • Eixo traseiro: 3520
  • Total: 4510

 Pesos admissíveis / Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 15000

  • Tanque de combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Filto de óleo no motor: 0,8
  • Caixa de mudanças: 9
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 28

  • (A) Distância entre-eixos: 5250
  • (B) Comprimento total: 10761
  • (C) Balanço dianteiro: 2386
  • (D) Balanço traseiro: 3025
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2369
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 2486
  • (H) Largura: 2486
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 22,58

  • Caixa de mudanças: MB G 60-6
  • Eixo traseiro: MB HH 4/12 D-10
  • Redução: i=4,875 (39:8)
  • Pneus: 275/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 95
  • Capacidade máxima de subida com 15.000kg (%) (veículo em movimento): 41

  • Alternador 28 V / 80 A adicional
  • Câmbio automático Allison T270R
  • Balanço dianteiro curto (2100 mm) para versão rodoviária
  • Redução 4,1 (41:10)
  • Barra estabilizadora traseira

  • Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio-motor auxiliar, garante potência adicional de frenagem 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Permite menor troca de marcha, economia de combustível e um aumento da velocidade média em declives, o que reduz conseqüentemente o tempo de viagem.
  • Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico Onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, baixa pressão de óleo do motor, baixo nível de líquido de arrefecimento, freio de estacionamento acionado, saturação do filtro de ar, baixo nível de líquido de embreagem, baixa pressão do sistema pneumático, retardador acionado.
  • Central elétrica fuse box – propicia ao encarroçador/cliente acrescentar a este quadro os seus componentes, uma vez que o sistema é modular, além de possuir tamanho reduzido e facilidade de aquisição no mercado.

 Giro do motor 

  • RPM corte min2470
  • RPM corte: 2720
  • RPM corte máx: 2780
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,15
  • Altitudes acima de 350m: 1,56

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu