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Mercedes-Benz OH-1519 (185cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2012-? |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2014) |
OH-1519
O chassi OH-1519 foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. È um chassi de 15 toneladas,indicado para linhas urbanas, do tipo alimentadoras, distribuidoras, bairro a bairro, onde é necessário um veículo ágil e rápido, podendo receber uma carroçaria até 11 metros. Em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças e com a padronização da frota.
O motor com gerenciamento eletrônico OM-924 LA (Proconve P-7), de 185 cv, permite ao veículo um desempenho superior com economia e rentabilidade para o frotista. Assim, o OH-1519 mostra-se o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada, além de contar com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-924 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 185 cv (136 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 700 Nm (71,4 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.800 cm³ |
Consumo específico: | 194 g/kWh a 1200 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Climatização: | Polia adicional para ar-condicionado (em 2014) |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Cilindrada: | 352 cm³ (em 2013) |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 590 l/min a 10 bar (em 2014) |
Modelo: | MB G/60-6/9,20 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,201:1 2ª – 5,230:1 3ª – 3,145:1 4ª – 2,034:1 5ª – 1,374:1 6ª – 1,000:1 Ré – 8,649:1 |
Modelo: | MF 362 MF 395 (em 2013) |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah 2x 12 V / 135 Ah (em 2013) Livre de manutenção (em 2014) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/12 D-10 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,875 (39:8) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série Opcional em 2013 |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada com travessas transversais |
Material empregado: | LNE 50 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático (podendo atuar em conjunto com freio de serviço em 2013). Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série (em 2014) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, por tecla, conjugado com freio de serviço (podendo atuar em conjunto com freio motor convencional em 2013) |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 35 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5,25 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 28 |
(A) Distância entre-eixos: | 5250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10475 10761 (em 2013) |
(C) Balanço dianteiro: | 2486 |
(D) Balanço traseiro: | 3025 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1971 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1880 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2486 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 20.550 20.920 (em 2013) |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (2012) | |
Caixa de mudanças: | MB G 60-6 |
Eixo traseiro: | MB HH4/12 D-10 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,875 (39:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 99 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 44 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2810 |
RPM M L min: | 580 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,5 |
Altitudes acima de 350m: | 0,68 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
- Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
- Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
- Polia adicional para ar-condicionado
- Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
- Secador de ar com sistema coalescente
- Chave elétrica geral
- Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
- Sensor incêndio no compartimento do motor
- Freio ABS
Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente reduz o tempo de viagem.
Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, baixo nível do líquido de embreagem, baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico / módulos eletrônicos MR2 e CPC e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
Central elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Posto do motorista (podest) – com conceito que facilita o encaroçamento e proporciona maior espaço para manutenção.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
- Alternador adicional 28V / 80A
- Câmbio automático Allison T270R (sob consulta) (em 2013)
- Redução i=4,1 (41:10) para versão rodoviária
- Barra estabilizadora traseira (em 2013)
- Conjunto de roda e pneu reserva