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Mercedes-Benz OH-1621L (208cv) – Euro 5

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2013-p. |
Identificador: | 368104 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2014) |
OH-1621 L
Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi OH-1621 L incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz – é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho. Indicado para operação nas linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro-centro, é um veículo ágil para o trânsito urbano e na aplicação rodoviária de curta distância e fretamento. O OH-1621 L foi dimensionado para suportar 16 toneladas e carroçarias até 11 metros de comprimento, apresentando alta qualidade e baixo custo operacional, que podem superar todas as expectativas do frotista mais exigente. O motor com gerenciamento eletrônico OM-924 LA (Proconve P-7), de 208 cv, permite ao veículo um desempenho superior com economia e rentabilidade para o frotista. Assim, o OH-1621 L mostra-se o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada, além de contar com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-924 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 208 cv (153 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 780 Nm (79,5 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.801 cm³ |
Consumo específico: | 194 g/kWh a 1200 rpm 195 g/kWh (em 2013) |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Climatização: | Polia do motor para ar-condicionado (em 2014) |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 590 l/min a 10 bar 670 l/min a 10 bar com 3000 rpm (em 2013) |
Modelo: | MB G/85-6/6,70 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,70:1 2ª – 3,81:1 3ª – 2,29:1 4ª – 1,48:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,73:1 Ré – 6,29:1 |
Modelo: | MF 395 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=26,2:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah 2x 12 V / 135 Ah (em 2013) Livre de manutenção (em 2014) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/8 D-6,5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/08 DL-10,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=5,875 (47:8) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares externos, 1 válvula niveladora de altura |
Amortecedores: | 2, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares interno e externo, 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 50 (ABNT NBR 6656) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série (em 2014) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, tecla conjugada com freio de serviço (válvula no assoalho conjugada com o freio motor convencional em 2013) |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² 5.509 cm² (em 2013) |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5500 |
Eixo traseiro: | 10500 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 300 210 (em 2013) |
Reservatório de ureia (Arla32): | 35 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 28 |

(A) Distância entre-eixos: | 5250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10761 (é a somatória correta. 11066 é o que consta na fonte) |
(C) Balanço dianteiro: | 2486 |
(D) Balanço traseiro: | 3025 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1971 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1861 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2497 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 20,92 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (2014) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6 |
Eixo traseiro: | MB HH4/08 DL-10,5 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,875 (47:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 112 (108 em 2013) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39 (37 em 2013) |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2810 |
RPM M L min: | 580 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,5 |
Altitudes acima de 350m: | 0,68 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
- Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
- Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
- Polia adicional para ar-condicionado
- Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
- Secador de ar com sistema coalescente
- Chave elétrica geral
- Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
- Balança dianteiro longo (Aplicação de porta larga)
- Sensor incêndio no compartimento do motor
- Freio ABS
Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, baixo nível do líquido de embreagem, baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Freio ABS – evita que as rodas travem durante o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
- Conjunto de roda e pneu reserva
- Preparação para aquecimento
- Rodas de alumínio
- Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
- Tanque de combustível de 300 l (plástico)