Página Inicial > Dados de chassis > Mercedes-Benz do Brasil Ltda > Mercedes-Benz OH-1621L Gás (231cv)
Mercedes-Benz OH-1621L Gás (231cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | Movido a GNV (gás natural veicular) |
Fabricação: | 1997-1998 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Abril/1998) |
Motor
Modelo: | Mercedes-Benz M-366 LAG |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 231 cv (170 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 720 Nm (73 mkgf) @ 1560 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Gás Natural Veicular (GNV) |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Relação de compressão: | 12:1 |
Sistema de alimentação: | Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão |
Transmissão
Modelo: | ZF 6S-90 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Allison MTR 643, com retarder |
Acionamento: | Automático |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,58:1 2ª – 2,09:1 3ª – 1,39:1 4ª – 1,00:1 Ré – 5,67:1 |
Embreagem
Modelo: | GMF 380 |
Acionamento: | Hidropneumático |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Sistema Elétrico
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL4/37 DL-7,1 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/07 DL-10 |
Redução: | i=5,857 (41:7) |
Reduções opcionais: | i=6,143 (43:7) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com bolsões de ar, batentes auxiliares, válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática, com bolsões de ar, batentes auxiliares, válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Opcional |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Aros das rodas – opcionais: | 8.00 x 22 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 PR 16 (sem câmara) |
Pneumáticos – opcionais: | 11.00 R x 22 PR 16 12.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, de dois circuitos |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Total: | 6057 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 18000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | 16000 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 11557 |
(C) Balanço dianteiro: | 2386 |
(D) Balanço traseiro: | 3221 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2498 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22,9 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,857 (41:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 81 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |