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Mercedes-Benz OH-1621LE (211cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1999-2004 |
Identificador: | 382069 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1999) |
O chassi OH-1621 LE é mais uma solução eficiente e rentável oferecida pela Mercedes-Benz para o transporte de passageiros. Desenvolvido para ser complementado por empresas especializadas em encarroçamento, o OH-1621 LE proporciona conforto e segurança superiores, atendendo perfeitamente às determinações de órgãos gestores, principalmente para linhas de corredores em grandes capitais.
Dimensionado para uma capacidade técnica de 18 toneladas de PBT, este chassi destaca-se pelo motor turbocooler OM-366 LA, de 211 cv, que atende às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.
A suspensão pneumática propicia notável conforto, com menor esforço de acionamento e diminuição de custos de manutenção. Chassi OH-1621 LE: inovação e tecnologia incorporados para antecipar as expectativas e exigências do mercado.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 211 cv (155 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 660 Nm (69 mkgf) @ 1400 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | 7, de camadas múltiplas em ligas |
Localização das válvulas: | No cabeçote |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 18:1 |
Consumo específico: | 197 g/kWh a 1950 rpm |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de alimentação: | Turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch de êmbolos |
Tipo: | P 3000 |
Sistema de Injeção: | Direta, com avanço automático |
Pressão de Injeção: | 260+8 bar |
Compressor | |
Modelo: | Knorr |
Diâmetro do cilindro (mm): | 88 |
Curso do êmbolo (mm): | 37 |
Cilindrada: | 225 cm³ |
Número de cilindros: | 1 |
Resfriamento: | A água |
Acionamento: | Por correia |
Vazão: | 330 l/min a 10 bar com 2600 rpm |
Modelo: | ZF S5-680 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,43:1 2ª – 4,32:1 3ª – 2,53:1 4ª – 1,50:1 5ª – 1,00:1 Ré – 6,67:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Allison MT 643 R |
Acionamento: | Automático, por meio de alavanca seletora |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,58:1 2ª – 2,09:1 3ª – 1,39:1 4ª – 1,00:1 Ré – 5,67:1 |
Modelo: | GMF 350 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=20,6:1 |
Outros | |
Direção regulável: | Sob encomenda |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL4/37-7,1 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/07 DL-10 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=5,857 (41:7) |
Reduções opcionais: | i=4,3 (43:10) i=6,143 (43:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 2, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Opcional |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Aros das rodas – opcionais: | 8.00 x 22 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Pneumáticos – opcionais: | 12.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara) 11.00 R x 22 PR 16 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | E 500 TM |
Longarinas | |
Altura: | 254 mm |
Largura: | 65 mm |
Espessura: | 8 mm |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
Espessura da lona (mm): | 18 |
Diâmetro do tambor (mm): | 410 |
Largura da lona dianteira: | 160 |
Largura da lona traseira: | 220 |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 2.129 cm² |
Eixo traseiro: | 3.308 cm² |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1410 |
Eixo traseiro: | 3780 |
Total: | 5190 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 12810 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 300 Bombona de 20 litros (rodoviário) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
Filtro de óleo do motor: | 1,3 |
Caixa de mudanças: | 8,0 (5 marchas) 17 (automática) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Acionamento da embreagem: | 0,55 |
Sistema de arrefecimento: | 27 |
(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 11557 |
(C) Balanço dianteiro: | 2386 |
(D) Balanço traseiro: | 3221 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2092 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1842 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2498 |
(I) Ângulo de entrada: | 15° |
(J) Ângulo de saída: | 10° |
(K) Vão livre dianteiro: | 235 |
(L) Vão livre traseiro: | 234 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22,9 |
(O) Altura externa: | 1805 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-680/7,43 |
Eixo traseiro: | MB HH4/0,7 DL-10 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,857 i=4,3 i=6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 85 116 81 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16.000kg: | 35 25 37 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18.000kg: | 30 22 32 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | Allison MT 643 R automática |
Eixo traseiro: | MB HH-4/0,7 DL-10 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 81 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16.000kg: | 44 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18.000kg: | 39 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2970 |
RPM corte: | 3050 |
RPM corte máx: | 3130 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 650 |
RPM M L máx: | 700 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,17 |
Altitudes acima de 350m: | 1,58 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |