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Mercedes-Benz OH-1621LE (211cv)

Mercedes-Benz OH-1621LE (211cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1999-2004
Identificador: 382069
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1999)

O chassi OH-1621 LE é mais uma solução eficiente e rentável oferecida pela Mercedes-Benz para o transporte de passageiros. Desenvolvido para ser complementado por empresas especializadas em encarroçamento, o OH-1621 LE proporciona conforto e segurança superiores, atendendo perfeitamente às determinações de órgãos gestores, principalmente para linhas de corredores em grandes capitais.

Dimensionado para uma capacidade técnica de 18 toneladas de PBT, este chassi destaca-se pelo motor turbocooler OM-366 LA, de 211 cv, que atende às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.

A suspensão pneumática propicia notável conforto, com menor esforço de acionamento e diminuição de custos de manutenção. Chassi OH-1621 LE: inovação e tecnologia incorporados para antecipar as expectativas e exigências do mercado.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 211 cv (155 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 660 Nm (69 mkgf) @ 1400 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 18:1
Consumo específico: 197 g/kWh a 1950 rpm
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch de êmbolos
Tipo: P 3000
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 260+8 bar
Compressor
Modelo: Knorr
Diâmetro do cilindro (mm): 88
Curso do êmbolo (mm): 37
Cilindrada: 225 cm³
Número de cilindros: 1
Resfriamento: A água
Acionamento: Por correia
Vazão: 330 l/min a 10 bar com 2600 rpm

Transmissão
Modelo: ZF S5-680
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,43:1
2ª – 4,32:1
3ª – 2,53:1
4ª – 1,50:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,67:1
Opcional 1
Modelo: Allison MT 643 R
Acionamento: Automático, por meio de alavanca seletora
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,58:1
2ª – 2,09:1
3ª – 1,39:1
4ª – 1,00:1
Ré – 5,67:1

Embreagem
Modelo: GMF 350
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=20,6:1
Outros
Direção regulável: Sob encomenda

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL4/37-7,1
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HH4/07 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=5,857 (41:7)
Reduções opcionais: i=4,3 (43:10)
i=6,143 (43:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Aros das rodas – opcionais: 8.00 x 22
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Pneumáticos – opcionais: 12.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara)
11.00 R x 22 PR 16 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: E 500 TM
Longarinas
Altura: 254 mm
Largura: 65 mm
Espessura: 8 mm

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 18
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160
Largura da lona traseira: 220
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.129 cm²
Eixo traseiro: 3.308 cm²
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1410
Eixo traseiro: 3780
Total: 5190
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 12810
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Bombona de 20 litros (rodoviário)
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Filtro de óleo do motor: 1,3
Caixa de mudanças: 8,0 (5 marchas)
17 (automática)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento máximo da carroceria: 11557
(C) Balanço dianteiro: 2386
(D) Balanço traseiro: 3221
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2092
(F) Bitola – eixo traseiro: 1842
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2498
(I) Ângulo de entrada: 15°
(J) Ângulo de saída: 10°
(K) Vão livre dianteiro: 235
(L) Vão livre traseiro: 234
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,9
(O) Altura externa: 1805

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: MB HH4/0,7 DL-10
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,857
i=4,3
i=6,143
Velocidade máxima (km/h): 85
116
81
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16.000kg: 35
25
37
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18.000kg: 30
22
32
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: Allison MT 643 R automática
Eixo traseiro: MB HH-4/0,7 DL-10
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=6,143
Velocidade máxima (km/h): 81
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16.000kg: 44
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18.000kg: 39

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2970
RPM corte: 3050
RPM corte máx: 3130
RPM M L min: 650
RPM M L: 650
RPM M L máx: 700
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,17
Altitudes acima de 350m: 1,58
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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