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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OH-1621LE

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1999 até 2004
  • Baumúster: 382069
  • Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1999)

O chassi OH-1621 LE é mais uma solução eficiente e rentável oferecida pela Mercedes-Benz para o transporte de passageiros. Desenvolvido para ser complementado por empresas especializadas em encarroçamento, o OH-1621 LE proporciona conforto e segurança superiores, atendendo perfeitamente às determinações de órgãos gestores, principalmente para linhas de corredores em grandes capitais.
Dimensionado para uma capacidade técnica de 18 toneladas de PBT, este chassi destaca-se pelo motor turbocooler OM-366 LA, de 211 cv, que atende às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.
A suspensão pneumática propicia notável conforto, com menor esforço de acionamento e diminuição de custos de manutenção. Chassi OH-1621 LE: inovação e tecnologia incorporados para antecipar às expectativas e eigências do mercado.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 155 kW (211cv) a 2600 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 660 Nm (69 mkgf) a 1400 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 5.958 cm³
  • Diâmetro do pistão: 97,5 mm
  • Curso do pistão: 133 mm
  • Relação de compressão: 18:1
  • Consumo específico: 197 g/kWh a 1950 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch de êmbolos
  • Tipo: P 3000
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de Injeção: 260+8 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr
  • Diâmetro do cilindro: 88 mm
  • Curso do êmbolo: 37 mm
  • Cilindrada: 225 cm³
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: a água
  • Acionamento: por correia
  • Vazão: 330 l/min. a 10 bar com 2600 rpm

  • Modelo: ZF S 5-680/7,43
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha a ré: 6,6

 Opcional 

  • Modelo: Allison MT 643 R automática
  • Acionamento: por meio de alavanca seletora
  • Marchas sincronizadas: 4
  • Relação de transmissão: i=3,58 / 2,09 / 1,39 / 1,00 / marcha a ré: 5,67

  • Modelo: GMF 350
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=20,6:1
  • Direção regulável: sob encomenda

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 75 A

 Bateria 

  • Capacidade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

 Motor de partida 

  • Potência/tensão: 4,5 kW / 5,4 cv (24 V)

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL-4/37-7,1
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro Motriz 

  • Modelo: MB HH-4/07 DL-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=5,857 (41:7) / i=4,3 (43:10) / i=6,143 (43:7)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: opcional

 Aros das rodas 

  • 8,25 x 22,5
  • 8,00 x 22

 Pneumáticos 

  • 295/80 R 22,5 (radial, sem câmara)
  • 12 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)
  • 11.00 R 22 PR 16 (radial, sem câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Longarinas: altura x largura / espessura: 254 mm x 65 mm / 8 mm
  • Material empregado: E 500 TM

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
  • Modelo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: Eixo dianteiro: 2.129 cm² / Eixo traseiro: 3.308 cm² / Total: 5.437 cm²
  • Espessura da lona: 18 mm
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Chassi de ônibus sem carroçaria, com podesto e tanque de 300 litros cheio, sem motorista 

  • Eixo dianteiro: 1410
  • Eixo traseiro: 3780
  • Total: 5190
  • Carga útil máxima com equipamento: 12810

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

  • Tanque de combustível: 300 / bombona de 20 litros (rodoviário)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
  • Filtro de óleo no motor: 1,3
  • Caixa de mudanças: 8,0 (5 marchas) / 17 (automática)
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 27

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total: 11557
  • (C) Balanço dianteiro: 2386
  • (D) Balanço traseiro: 3221
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2092
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1842
  • (H) Largura: 2498
  • (I) Ângulo de entrada: 15°
  • (J) Ângulo de saída: 10°
  • (K) Vão livre dianteiro: 235
  • (L) Vão livre traseiro: 234
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,9
  • Altura: 1805

 Caixa de mudanças ZF S 5-680/7,43 

  • Eixo traseiro: MB HH-4/0,7 DL-10
  • Pneus: 295/80 R-22,5
  • Reduçãodo eixo traseiro: i=5,857 / i=4,3 / i=6,143
  • Velocidade máxima (km/h): 85 / 116 / 81
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 35 / 25 / 37
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 30 / 22 / 32

 Caixa de mudanças Allison MT 643 R automática 

  • Eixo traseiro: MB HH-4/0,7 DL-10
  • Pneus: 295/80 R-22,5
  • Redução do eixo traseiro: i=6,143
  • Velocidade máxima (km/h): 81
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 44
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 39

 Giro do motor 

  • RPM corte min2920
  • RPM corte: 2970
  • RPM corte máx: 3020
  • RPM M L min: 650
  • RPM M L: 650
  • RPM M L máx: 700

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,75
  • Altitudes acima de 350m: 1,01

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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