ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 1999 até 2004
- Baumúster: 382069
- Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1999)
O chassi OH-1621 LE é mais uma solução eficiente e rentável oferecida pela Mercedes-Benz para o transporte de passageiros. Desenvolvido para ser complementado por empresas especializadas em encarroçamento, o OH-1621 LE proporciona conforto e segurança superiores, atendendo perfeitamente às determinações de órgãos gestores, principalmente para linhas de corredores em grandes capitais.
Dimensionado para uma capacidade técnica de 18 toneladas de PBT, este chassi destaca-se pelo motor turbocooler OM-366 LA, de 211 cv, que atende às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.
A suspensão pneumática propicia notável conforto, com menor esforço de acionamento e diminuição de custos de manutenção. Chassi OH-1621 LE: inovação e tecnologia incorporados para antecipar às expectativas e eigências do mercado.
- Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
- Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
- Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 155 kW (211cv) a 2600 rpm
- Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 660 Nm (69 mkgf) a 1400 rpm
- Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
- Localização das válvulas: no cabeçote
- Cilindrada total: 5.958 cm³
- Diâmetro do pistão: 97,5 mm
- Curso do pistão: 133 mm
- Relação de compressão: 18:1
- Consumo específico: 197 g/kWh a 1950 rpm
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Bomba de óleo – tipo: engrenagens
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Bomba Injetora
- Modelo: Bosch de êmbolos
- Tipo: P 3000
- Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
- Pressão de Injeção: 260+8 bar
Compressor
- Modelo: Knorr
- Diâmetro do cilindro: 88 mm
- Curso do êmbolo: 37 mm
- Cilindrada: 225 cm³
- Número de cilindros: 1
- Resfriamento: a água
- Acionamento: por correia
- Vazão: 330 l/min. a 10 bar com 2600 rpm
- Modelo: ZF S 5-680/7,43
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 5
- Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha a ré: 6,6
Opcional
- Modelo: Allison MT 643 R automática
- Acionamento: por meio de alavanca seletora
- Marchas sincronizadas: 4
- Relação de transmissão: i=3,58 / 2,09 / 1,39 / 1,00 / marcha a ré: 5,67
- Modelo: GMF 350
- Tipo: monodisco seco
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8097
- Tipo: hidráulico
- Relação de redução: i=20,6:1
- Direção regulável: sob encomenda
Tensão nominal
- Capaciade: 24 V
Alternador
- Capaciade: 28 V / 75 A
Bateria
- Capacidade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V
Motor de partida
- Potência/tensão: 4,5 kW / 5,4 cv (24 V)
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VL-4/37-7,1
- Tipo: punho
Eixo Traseiro Motriz
- Modelo: MB HH-4/07 DL-10
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Redução: i=5,857 (41:7) / i=4,3 (43:10) / i=6,143 (43:7)
Suspensão Dianteira
- Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura
- Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: opcional
Aros das rodas
- 8,25 x 22,5
- 8,00 x 22
Pneumáticos
- 295/80 R 22,5 (radial, sem câmara)
- 12 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)
- 11.00 R 22 PR 16 (radial, sem câmara)
- Tipo: escada, rebitado
- Longarinas: altura x largura / espessura: 254 mm x 65 mm / 8 mm
- Material empregado: E 500 TM
Freio de serviço
- Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
- Modelo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem: Eixo dianteiro: 2.129 cm² / Eixo traseiro: 3.308 cm² / Total: 5.437 cm²
- Espessura da lona: 18 mm
- Diâmetro do tambor: 410 mm
- Largura da lona dianteira: 160 mm
- Largura da lona traseira: 220 mm
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio motor
- Tipo: motor
- Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Chassi de ônibus sem carroçaria, com podesto e tanque de 300 litros cheio, sem motorista
- Eixo dianteiro: 1410
- Eixo traseiro: 3780
- Total: 5190
- Carga útil máxima com equipamento: 12810
Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo traseiro: 11500
- Total: 18000
Pesos admissíveis / Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
- Tanque de combustível: 300 / bombona de 20 litros (rodoviário)
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
- Filtro de óleo no motor: 1,3
- Caixa de mudanças: 8,0 (5 marchas) / 17 (automática)
- Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
- Direção hidráulica: 3,5
- Acionamento da embreagem: 0,55
- Sistema de arrefecimento: 27
- (A) Distância entre-eixos: 5950
- (B) Comprimento total: 11557
- (C) Balanço dianteiro: 2386
- (D) Balanço traseiro: 3221
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2092
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1842
- (H) Largura: 2498
- (I) Ângulo de entrada: 15°
- (J) Ângulo de saída: 10°
- (K) Vão livre dianteiro: 235
- (L) Vão livre traseiro: 234
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,9
- Altura: 1805
Caixa de mudanças ZF S 5-680/7,43
- Eixo traseiro: MB HH-4/0,7 DL-10
- Pneus: 295/80 R-22,5
- Reduçãodo eixo traseiro: i=5,857 / i=4,3 / i=6,143
- Velocidade máxima (km/h): 85 / 116 / 81
- Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 35 / 25 / 37
- Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 30 / 22 / 32
Caixa de mudanças Allison MT 643 R automática
- Eixo traseiro: MB HH-4/0,7 DL-10
- Pneus: 295/80 R-22,5
- Redução do eixo traseiro: i=6,143
- Velocidade máxima (km/h): 81
- Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 44
- Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 39
Giro do motor
- RPM corte min: 2920
- RPM corte: 2970
- RPM corte máx: 3020
- RPM M L min: 650
- RPM M L: 650
- RPM M L máx: 700
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 0,75
- Altitudes acima de 350m: 1,01
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)