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Mercedes-Benz OH-1622L (210cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2008-11/12 |
Identificador: | 368104 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008) |
Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi OH-1622 L incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz — é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho. Indicado para operação nas linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro–centro, é um veículo ágil para o trânsito urbano e na aplicação rodoviária de curta distância e fretamento. O OH-1622 L foi dimensionado para suportar 16 toneladas e carroçarias até 11 metros de comprimento, apresentando alta qualidade e baixo custo operacional que podem superar todas as expectativas do frotista mais exigente. O motor com gerenciamento eletrônico OM-924 LA, de 210 cv, permite ao veículo um desempenho superior com economia e rentabilidade para o frotista. Assim, o OH-1622 L mostra-se o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada, além de contar com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-924 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 210 cv (155 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 740 Nm (75,51 mkgf) @ 1480 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.800 cm³ |
Consumo específico: | 200 g/kWh (147 g/cvh) a 1480 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 670 l/min a 10 bar com 3000 rpm |
Modelo: | MB G/85-6/6,70 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,70:1 2ª – 3,81:1 3ª – 2,29:1 4ª – 1,48:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,73:1 Ré – 6,29:1 |
Modelo: | MF 395 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 Servocom |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=26,2:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/8 D-6,5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/08 DL-10,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=5,875 (47:8) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares externos, 1 válvula niveladora de altura |
Amortecedores: | 2, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares interno e externo, 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 2, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 50 (ABNT NBR 6656) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional |
Área de frenagem | |
Total: | 5.509 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 908 |
Eixo traseiro: | 4314 |
Total: | 5222 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5500 |
Eixo traseiro: | 10500 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 210 (plástico) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 28 |

(A) Distância entre-eixos: | 5250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10475 |
(C) Balanço dianteiro: | 2200 |
(D) Balanço traseiro: | 3025 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1971 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1861 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2497 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 20,5 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6/6,70 – 0,73 |
Eixo traseiro: | MB HH4/08 DL-10,5 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,875 (47:8) i=5,222 (47:9) |
Velocidade máxima (km/h): | 108 119 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37 32 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,84 |
Altitudes acima de 350m: | 1,14 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 85-6/6,70 – 0,73 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico on board, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Conjunto de roda e pneu reserva
- Preparação para aquecimento
- Redução do eixo traseiro i=5,222 (47:9)
- Rodas de alumínio 7.50 – 22.5
- Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
- Tanque de combustível de 300 litros (plástico)