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Mercedes-Benz OH-1623LG (231cv)

Mercedes-Benz OH-1623LG (231cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Obs.: Movido a GMV (gás metano veicular)
Fabricação: 1998-2004
Identificador: 382068 e 382069
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Conama 315/02
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2004)

Por meio de um estudo orientado de combustíveis alternativos, a Mercedes-Benz desenvolveu o OH-1623 LG, um chassi para ônibus urbano movido a gás natural (Gás Metano Veicular – GMV).

Seu motor M-366 LAG, com 231 cv e gerenciamento eletrônico, incorpora uma tecnologia inédita no mercado e proporciona a mesma durabilidade e rentabilidade dos motores a diesel, além de atender plenamente à norma de emissões Conama 315/02.

Este veículo foi projetado para receber encarroçamentos de até 12 metros de comprimento, com duas ou três portas, e conta com a resistência e robustez características dos produtos Mercedes-Benz, a marca que mais entende de transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz M-366 LAG
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 231 cv (170 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 720 Nm (73 mkgf) @ 1560 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Gás Metano Veicular (GMV)
Cilindrada total: 5.958 cm³
Consumo específico: 190 g/kWh (140 g/cvh) a 1370 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Sistema de ignição
Modelo: Misturador de gás (Woodward)
Tipo: Gerenciamento eletrônico do motor (Woodward)
Compressor
Acionamento: Por correias
Vazão: 310 l/min a 10 bar com 3000 rpm

Transmissão
Modelo: ZF S6-1550
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Embreagem
Modelo: GMF 380
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097 Servocom
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL4/37 DL-7,1
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HH4/07 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=5,857 (41:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 50 (ABNT NBR 6656)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, com válvula no assoalho. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1677
Eixo traseiro: 4327
Total: 6004
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 27

Volumes de Abastecimento (Gás)
Cilindros de gás (m³): 6 cilindros de gás (GMV)
Cilindros de 170 m³

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento máximo da carroceria: 11557
(C) Balanço dianteiro: 2386
(D) Balanço traseiro: 3221
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2092
(F) Bitola – eixo traseiro: 1842
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2498
(I) Ângulo de entrada: 15°
(J) Ângulo de saída: 10°
(K) Vão livre dianteiro: 194
(L) Vão livre traseiro: 193
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,9
(O) Altura externa: 1880

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 6-1550/6,98
Eixo traseiro: MB HH4/0,7 DL-10
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
Velocidade máxima (km/h): 85
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 37

Principais Características

Motor M-366 LAG com Gerenciamento Eletrônico do Motor (Woodward) – O controle da mistura ar/combustível é atribuído a um sistema eletrônico inteligente que proporciona uma melhor combustão, maiores potência e torque, menor consumo de combustível e maior durabilidade, além de estar compatível com o meio ambiente e ser ideal para a conservação e a qualidade de vida das cidades.

Chassi – Com longarinas construídas com perfil em U (material LNE 50) e travessas de fixação, combinando robustez, resistência à torção e à flexão, facilitando a montagem das carroçarias graças ao dimensionamento adequado em relação à sua capacidade de carga e à montagem das asas para apoio e fixação das carroçarias.

Sistema de Freios – Possui exclusivo secador de ar que elimina a corrosão em conexões, reservatórios e válvulas, diminuindo os custos de manutenção.

Painel de Instrumentos – Todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Luzes de Aviso – Controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de alta temperatura do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático e de controle da correia de acionamento do ventilador.

Suspensão Pneumática – Com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas.

Freio Pneumático – Com layout otimizado, houve o agrupamento das válvulas na APU (regulador de pressão + válvula de 4 vias + secador de ar) que, além de propiciar o aumento da durabilidade do sistema, permitiu, com a introdução do secador de ar, a eliminação de problemas de corrosão no sistema. Ao dotar o sistema de tubulação com engate rápido (VOSS), de latão, eliminam-se os problemas de corrosão e os riscos de vazamentos, facilitando a montagem de componentes.

Central Elétrica Fuse Box – Permite ao encarroçador/cliente acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado; os fusíveis são do tipo “lâmina”, os mesmos utilizados em automóveis, fáceis de instalar e coloridos, facilitando sua identificação.

Opcionais
  • Sistema de rebaixamento lateral de suspensão (ECAS)

Função desabilitada

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