ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz OH-1628L (280cv)

Mercedes-Benz OH-1628L (280cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1998-2004
Identificador: 382073

Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1998)

A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OH-1628 L para oferecer rentabilidade ao frotista e conforto e segurança aos passageiros.

O maior destaque deste modelo fica por conta do motor traseiro OM-449 LA, com 280 cv de potência, que atende plenamente às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.

A direção hidráulica e a suspensão pneumática garantem conforto para quem dirige, segurança para os passageiros, além de diminuição dos custos de manutenção.

O OH-1628 L é indicado para utilização urbana em linhas de corredores; fretamento e transporte rodoviário de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-449 LA
Tipo: 5 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 280 cv (205 kW) @ 1900 rpm
Torque máximo: 1250 Nm (127 mkgf) @ 1100 a 1500 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 6, de camadas múltiplas em liga
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 9.973 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 155
Relação de compressão: 17,25:1
Consumo específico: 201 g/kWh (149 g/cvh) a 1100 rpm
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch de êmbolos
Tipo: P 7100
Regulador: RQV
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 300-10 bar
Compressor
Modelo: Knorr
Diâmetro do cilindro (mm): 75
Curso do êmbolo (mm): 36
Cilindrada: 155 cm³
Número de cilindros: 1
Resfriamento: Ar
Acionamento: Por correia
Vazão: 200 l/min a 10 bar com 3000 rpm

Transmissão
Modelo: ZF S6-1550
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1
Opcional 1
Modelo: Voith D863.3
Acionamento: Automático
Marchas sincronizadas: 3 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,2:1
2ª – 1,36:1
3ª – 1,00:1
Ré – 3,8:1

Embreagem
Modelo: GMFZ 430
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 6,7 kW (9,1 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL4/37 DL-6,7
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HH4/07 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,666 (44:12)
Reduções opcionais: 4,3 (43:10)
3,333 (40:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4 telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 2 telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 20
Pneumáticos: 10.00 x 20 PR 16 (diagonal)
Pneumáticos – opcionais: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
11.00 R x 20 PR 16 (com câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 50+Ti (ABNT)
Longarinas
Altura: 254
Largura: 65
Espessura: 8,0

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 18
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160 mm
Largura da lona traseira: 220 mm
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, pode atuar em conjunto com o freio de serviço
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.129 cm²
Eixo traseiro: 3.308 cm²
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1342
Eixo traseiro: 4670
Total: 6012
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 11988
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300 (plástico)
+300 (sob encomenda)
Óleo no cárter, máx./min.: 22 / 17
Filtro de óleo do motor: 2,5
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Direção hidráulica: 8,2
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 54

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento máximo da carroceria: 11593
(C) Balanço dianteiro: 2386
(D) Balanço traseiro: 3257
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2092
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2498
(I) Ângulo de entrada: 15°
(J) Ângulo de saída: 10°
(K) Vão livre dianteiro: 201
(L) Vão livre traseiro: 180
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,9
(O) Altura externa: 1814

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 6-1550/6,98
Eixo traseiro: MB HH4/07 DL-10
Pneus: 10.00-20 PR 16
11.00 R 20 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,666
i=3,333
Velocidade máxima (km/h): 99 / 109
103 / 113
Capacidade máxima de subida – em movimento 16.000kg (%): 41 / 37
39 / 35
Capacidade máxima de subida – em movimento 18.000kg (%): 36 / 32
34 / 31
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: Voith Diwa D863
Eixo traseiro: MB HH-4/07 DL-10
Pneus: 10.00-20 PR 16
11.00 R 20 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=4,3
Velocidade máxima (km/h): 84
87
Capacidade máxima de subida – em movimento 16.000kg (%): 35 / 34
Capacidade máxima de subida – em movimento 18.000kg (%): 31 / 29

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2170
RPM corte: 2230
RPM corte máx: 2290
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,37
Altitudes acima de 350m: 1,85
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu