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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OH-1628L

  • Uso: Ônibus urbano, intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: De 1998 até 2004
  • Baumúster: 382073
  • Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1998)

A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OH-1628 L para oferecer rentabilidade ao frotista e conforto e segurança aos passageiros.
O maior destaque deste modelo fica por conta do motor traseiro OM-449 LA, com 280 cv de potência, que atende plenamente às normas de emissões Conama Fase IV e Euro II.
A direção hidráulica e a suspensão pneumática garantem conforto para quem dirige, segurança para os passageiros, além de diminuição dos custos de manutenção.
O OH-1628 L é indicado para utilização urbana em linhas de corredores; fretamento e transporte rodoviário de passageiros.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-449 LA
  • Tipo: 5 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 205 kW (280cv) a 1900 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 1250 Nm (127 mkgf) entre 1100 e 1500 rpm
  • Mancais da árvore de manivelasl: 6, de camadas múltiplas em liga
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 9.973 cm³
  • Diâmetro do pistão: 128 mm
  • Curso do pistão: 155 mm
  • Relação de compressão: 17,25:1
  • Consumo específico: 201 g/kWh a 149 g/cvh – 1100 rpm
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch de êmbolos
  • Tipo: P 7100
  • Regulador: RQV
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de Injeção: 300-10 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr
  • Diâmetro do cilindro: 75 mm
  • Curso do êmbolo: 36 mm
  • Cilindrada: 155 cm³
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: ar
  • Acionamento: por correia
  • Vazão: 200 l/min a 10 bar com 3000 rpm

  • Modelo: ZF S 6 – 1550
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,00 / marcha à ré: 6,43

 Opcional 

  • Modelo: Voith Diwa D863 Automática
  • Acionamento: por meio de teclas
  • Marchas sincronizadas: 3
  • Relação de transmissão: i=5,2 / 1,36 / 1,0 / marcha à ré: 3,8

  • Modelo: GMF Z 430
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=20,6:1

 Tensão nominal 

  • Tensão: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 140 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

 Motor de partida 

  • Potência/tensão: 6,7 kW (9,1 cv) / 24 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL4/37 DL-6,7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro Motriz 

  • Modelo: MB HH-4/07 DL-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=3,666 (44:12) / 4,3 (43:10) / 3,333 (40:12)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4 telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 2 telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 7,50 x 20
  • Pneumáticos: 10.00-20 PR 16 (diagonal) / 295/80R 22,5 (radial, sem câmara) / 11.00 R 20 PR 16 (radial, com câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Longarinas – altura x largura / espessura: 254 mm x 65 mm / 8,0 mm
  • Material empregado: LNE 50+Ti (ABNT)

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
  • Modelo: com tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: eixo dianteiro: 2.129 cm² / eixo traseiro: 3.308 cm² / total: 5.437 cm²
  • Espessura da lona: 18 mm
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio Adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, pode atuar em conjunto com o freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Chassi de ônibus sem carroçaria, sem estepe e sem motorista 

  • Eixo dianteiro: 1342
  • Eixo traseiro: 4670
  • Total: 6012
  • Carga útil máxima com equipamento: 11988

 Pesos admissíveis / Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18000

  • Tanque de combustível: 300 (plástico) / +300 (sob encomenda)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 22/17
  • Filtro de óleo do motor: 2,5
  • Caixa de mudanças: 13
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
  • Direção hidráulica: 8,2
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 54

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total: 11593
  • (C) Balanço dianteiro: 2386
  • (D) Balanço traseiro: 3257
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2092
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
  • (H) Largura: 2498
  • (I) Ângulo de entrada: 15°
  • (J) Ângulo de saída: 10°
  • (K) Vão livre dianteiro: 201
  • (L) Vão livre traseiro: 180
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,9
  • Altura: 1814

 Caixa de mudanças: ZF S 6 – 1550/6,98 com pneus 10.00-20 PR 16 

  • Eixo traseiro: MB HH-4/07 DL-10
  • Redução do eixo traseiro: i=3,666 / i=3,333
  • Velocidade máxima (km/h): 99 / 109
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 41 / 37
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 36 / 32

 Caixa de mudanças: ZF S 6 – 1550/6,98 com pneus 11.00 R 20 PR 16 

  • Eixo traseiro: MB HH-4/07 DL-10
  • Redução do eixo traseiro: i=3,666 / i=3,333
  • Velocidade máxima (km/h): 103 / 113
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 39 / 35
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 34 / 31

 Caixa de mudanças: Voith Diwa D863 com pneus 10.00-20 PR 16 

  • Eixo traseiro: MB HH-4/07 DL-10
  • Redução do eixo traseiro: i=4,3
  • Velocidade máxima (km/h): 84
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 35
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 31

 Caixa de mudanças: Voith Diwa D863 com pneus 11.00 R 20 PR 16 

  • Eixo traseiro: MB HH-4/07 DL-10
  • Redução do eixo traseiro: i=4,3
  • Velocidade máxima (km/h): 87
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 34
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 29

 Giro do motor 

  • RPM corte min2170
  • RPM corte: 2230
  • RPM corte máx: 2290
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 650

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,37
  • Altitudes acima de 350m: 1,85

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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