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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OH-1635L

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: De 1994 até 1995
  • Baumúster: 382083
  • Nível de emissões dos gases: Euro 0 / Proconve P-2
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1995)

Chassi pesado para ônibus rodoviários, o OH-1635 L, com entreeixos de 3 metros, tipo buggy, vem preparado para facilitar e agilizar o alongamento pelo encarroçador no menor tempo possível. A versão buggy permite a montagem de bagageiro totalmente passante, o que significa mais espaço para bagagem e muito mais facilidade de acesso.
O veículo já vem com todos os complementos do trambulador, acelerador, chicote elétrico e tubulação hidráulica e pneumática suficientes para que o ônibus seja alongado até 13,20 m, conforme a legislação, sem necessidade de retrabalhos nesses componentes.
O OH-1635 L vem equipado com motor turbocooler OM-447 LA, de 354 cv e curva de torque plana. Um motor já conhecido por sua performance, economia e compatibilidade com as normas de controle de emissões do Brasil e até do exigente mercado europeu.
O OH-1635 L pode receber os seguintes opcionais: retarder, freios ABS/ASR, exclusivo freio-motor Top-Brake, câmbio semi-automático Easy Shift e direção regulável.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-447 LA
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 5484: 260 kW (354cv) a 2100 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 5484: 1550 Nm (158 mkgf) entre 1100 e 1600 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 11.967 cm³
  • Diâmetro do pistão: 128 mm
  • Curso do pistão: 155 mm
  • Relação de compressão: 17,25:1
  • Consumo específico: 189 g/kWh
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch
  • Tipo: de êmbolos em, linha
  • Regulador: RQ
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de Injeção: 200+8 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr (Wabco)
  • Diâmetro do cilindro: 90 mm
  • Curso do êmbolo: 46 mm
  • Cilindrada: 293 cm³
  • Velocidade angular: 2646 rpm
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: bloco: ar / cabeçote: água
  • Acionamento: por engrenagens
  • Vazão: 370 l/min. a 8 bar de contrapressão

  • Modelo: ZF S 6-105/6,98
  • Acionamento: por meio de alavanca (opcionalmente pode ser equipado com câmbio semi-automático easy-shift)
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,0 / marcha a ré: 6,43
  • Retarder (opcional): Voith (ou tomada para retarder Telma)

  • Modelo: GMFZ 430
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=21,8:1

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 105 A ou 28 V / 140 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 2 x 135 Ah / 12 V ou 2 x 170 Ah / 12 V
  • Tensão nominal: 24 V

 Motor de partida 

  • Potência: 6,7 kW / 9,1 cv
  • Tensão: 24 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL-4/37 DL-7,1
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HH-4/07 DL-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Reduções: i=3,917 (47:12) / i=3,333 (40:12) / i=3,667 (44:12)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com dois bolsões de ar, batentes auxiliares internos e válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática, com dois bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e duas válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Aros das rodas 

  • 8,25 x 22,5
  • 8,00 x 22

 Pneumáticos 

  • 11.00 R 22 PR 16
  • 295/80 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)
  • 12 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)
  • 11.00 – 22 PR 16

  • Tipo: escada, rebitado
  • Longarinas: altura x largura / espessura: 254 mm x 65 mm / 8,0 mm
  • Material empregado: LNE 50 + Ti (ABNT)

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
  • Modelo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: eixo dianteiro: 2.129 cm² / eixo traseiro: 3.308 cm² / total: 5.437 cm²
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Espessura da lona: 18 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço

 Exclusivo freio-motor Top-Brake (opcional) 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, conjugado com freio-motor convencional

 ABS / ASR (opcional) 

  • Tipo: sistemas antibloqueio de rodas e de regulagem antideslizante

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Chassi de ônibus com podesto, sem estepe 

  • Eixo dianteiro: 430
  • Eixo traseiro: 5010
  • Total: 5440
  • Carga útil máxima com equipamento: 10560

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18000

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível: 25 (somente para manobras)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 26/22
  • Filtro de óleo no motor: 2,5
  • Caixa de mudanças: 13
  • Carcaça do diferencial/eixo traseiro: 11
  • Direção hidráulica: 8,2
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 54

  • (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
  • (B) Comprimento total: 8751
  • (C) Balanço dianteiro: 2386
  • (D) Balanço traseiro: 3365
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2092
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
  • (H) Largura: 2498
  • (K) Vão livre dianteiro: 203
  • (L) Vão livre traseiro: 202
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 27,2

  • Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
  • Eixo traseiro: MB HH-4/07 DL-10
  • Pneus: 11.00 R 22 PR 16
  • Redução: i=3,916 / i=3,333 / i=3,666
  • Velocidade máxima (km/h): 111 / 131 / 119
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 50 / 41 / 47
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 44 / 36 / 40

 Giro do motor 

  • Rotação de corte mínima2120
  • Rotação de corte nominal: 2220
  • Rotação de corte máxima: 2320
  • Rotação de marcha lenta mínima: 550
  • Rotação de marcha lenta nominal: 600
  • Rotação de marcha lenta máxima: 650

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,24
  • Altitudes acima de 350m: 1,67

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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