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Mercedes-Benz Sprinter 310 D (95cv)
Tipo: | Van |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 1997-2000 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1999) |
Com capacidade para 10, 13 ou 15 pessoas, a Van 310 D oferece todo o conforto de um acabamento moderno e do ar-condicionado. O design arrojado, típico de um Mercedes-Benz, torna-o ideal para transporte de turistas, escolares, hóspedes e fretamentos, entre outros. A Van 310 D permite duas opções de entreeixos, de 3m ou 3,55m. A suspensão traseira com molas parabólicas propicia elevado conforto para os passageiros. A porta lateral corrediça facilita notavelmente as operações de embarque e desembarque, principalmente em locais estreitos.
O motor turbo OM-014 A, de 95 cv, produzido pela Iochpe-Maxion para a Mercedes-Benz, é o mais potente desta categoria de veículos. Conduzir o Sprinter é tão confortável quanto dirigir um automóvel. O capô em forma de cunha e a ampla área envidraçada garantem excepcional visibilidade. E o motorista conta ainda com o conforto da direção hidráulica e do câmbio macio de dupla sincronização A segurança excepcional é garantida por freios a disco ventilados na dianteira.
Alguns itens citados ou mostrados neste folheto são opcionais e podem não estar imediatamente disponíveis para atendimento. O seu concessionário Mercedes-Benz terá prazer em mostrar-lhe as múltiplas configurações oferecidas pela mais completa linha de veículos comerciais do País. No interesse do desenvolvimento tecnológico, a Mercedes-Benz do Brasil reserva-se o direito de alterar as especificações e os desenhos dos produtos sem prévio aviso.
A qualidade do meio ambiente é respeitada pela tecnologia Mercedes-Benz.
Este veículo está em conformidade com o Proconve.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-014 A (produzido pela Iochpe-Maxion) |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 95 cv (70 kW) @ 3800 rpm |
Torque máximo: | 220 Nm (22,4 mkgf) @ 1800 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | 5 |
Localização das válvulas: | No cabeçote |
Cilindrada total: | 2.495 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 90,48 |
Curso do pistão (mm): | 97 |
Relação de compressão: | 19,5:1 |
Consumo específico: | 220 g/kWh (162 g/cvh) |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | Rotativa VE |
Pressão de Injeção: | 200/285 bar (duplo estágio) |
Modelo: | MB G/28-5/5,05 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,053:1 2ª – 2,601:1 3ª – 1,521:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,784:1 Ré – 4,756:1 |
Modelo: | M 240 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | MB LZ S2 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=44:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 70 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 88 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 2,2 kW (3 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL0/10 CE-1,6 |
Tipo: | Independente |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Albarus M 46 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,273 (47:11) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Independente, tipo Mc Pherson, com mola parabólica transversal |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.0 x 15 |
Pneumáticos: | 225 / 70 R 15 |
Tipo: | Escada, soldado |
Longarinas | |
Altura: | 100 |
Largura: | 100 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por vácuo / disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, com válvula sensível à carga |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, de alavanca Atuação: rodas traseiras |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 300 cm² |
Eixo traseiro: | 686 cm² |
Total: | 986 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3000) | |
Eixo dianteiro: | 1170 |
Eixo traseiro: | 780 |
Total: | 1950 |
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3550) | |
Eixo dianteiro: | 1170 |
Eixo traseiro: | 810 |
Total: | 1980 |
Carga máxima por eixo | |
Total (VAN EE=3000): | 1550 |
Total (VAN EE=3550): | 1520 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 5000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 1600 |
Eixo traseiro: | 2240 |
Total: | 3500 |
Tanque de combustível: | 80 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 7,5 / 6,5 |
Caixa de mudanças: | 2,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 2,2 |
Direção hidráulica: | 0,9 |
Acionamento da embreagem: | 0,628 (VAN EE=3000) 0,648 (VAN EE=3550) |
Sistema de arrefecimento: | 11 |
(A) Distância entre-eixos: | 3000 3550 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 4835 5585 |
(C) Balanço dianteiro: | 882 |
(D) Balanço traseiro: | 953 1153 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1632 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1630 |
(K) Vão livre dianteiro: | 211 |
(L) Vão livre traseiro: | 174 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 11,2 12,8 |
Carroceria | |
(N) Largura externa: | 1933 |
(O) Altura externa: | 2355 |
Outros | |
Altura plataforma/solo (descarregado): | 673 |
Porta traseira – largura x altura: | 1560 x 1540 |
Porta lateral – largura x altura: | 1045 x 1520 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G 28-5/5,05 |
Eixo traseiro: | Albarus M 46 |
Pneus: | 225 / 70 R 15 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,273 |
Velocidade máxima (km/h): | 143 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 3500 kg: 46 5000 kg: 30 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 4460 |
RPM corte: | 4510 |
RPM corte máx: | 4560 |
RPM M L min: | 780 |
RPM M L: | 800 |
RPM M L máx: | 820 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,5 |
Altitudes acima de 350m: | 2,03 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
83,3 |
- Acendedor de cigarros
- Alça de apoio – lado acompanhante
- Alto falante adicional (somente na versão 3550 Luxo)
- Ar-condicionado (não disponível nas versões 3000 e 3550 Standard)
- Cinto de segurança para passageiros
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
- Cinzeiro no compartimento de passageiros
- Conta-giros
- Desembaçador de vidro traseiro (não disponível nas versões 3000 e 3550 Standard)
- Direção hidráulica
- Estabilizador – eixos dianteiro e traseiro
- Faróis antineblina
- Hodômetro digital
- Indicador de água no filtro separador de combustível
- Indicador de manutenção de filtro de ar
- Janelas corrediças no compartimento de passageiros
- Luz de leitura
- Porta-luvas com chave
- Rádio toca-fitas estéreo
- Regulagem de alcance de faróis
- Relógio incorporado no painel
- Retrovisores externos elétricos com aquecimento (não disponível nas versões 3000 e 3550 Standard)
- Tapete de borracha (não disponível no 3550 Luxo)
- Tapete de tecido (somente na versão 3550 Luxo)
- Trava de segurança da porta corrediça
- Travamento de portas centralizado com controle remoto (somente na versão 3550 Luxo)
- Ventilação forçada com ar quente de 4 velocidades
- Vidros elétricos
- Vidros verdes
- Número de assentos 9+1: 3000 Satandard e 3000 Intermediária
- Número de assentos 12+1: 3550 Satandard e 3550 Intermediária
- Número de assentos 14+1: 3000 Satandard (Opcional) e 3000 Intermediária (Opcional)
- Número de assentos 9+1 bancos individuais e reclináveis: 3550 Luxo