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Mercedes-Benz Sprinter 310 D (95cv)

Mercedes-Benz Sprinter 310 D (95cv)
Tipo: Van
Segmento: Urbano
Fabricação: 1997-2000
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1999)

Com capacidade para 10, 13 ou 15 pessoas, a Van 310 D oferece todo o conforto de um acabamento moderno e do ar-condicionado. O design arrojado, típico de um Mercedes-Benz, torna-o ideal para transporte de turistas, escolares, hóspedes e fretamentos, entre outros. A Van 310 D permite duas opções de entreeixos, de 3m ou 3,55m. A suspensão traseira com molas parabólicas propicia elevado conforto para os passageiros. A porta lateral corrediça facilita notavelmente as operações de embarque e desembarque, principalmente em locais estreitos.

O motor turbo OM-014 A, de 95 cv, produzido pela Iochpe-Maxion para a Mercedes-Benz, é o mais potente desta categoria de veículos. Conduzir o Sprinter é tão confortável quanto dirigir um automóvel. O capô em forma de cunha e a ampla área envidraçada garantem excepcional visibilidade. E o motorista conta ainda com o conforto da direção hidráulica e do câmbio macio de dupla sincronização A segurança excepcional é garantida por freios a disco ventilados na dianteira.

Alguns itens citados ou mostrados neste folheto são opcionais e podem não estar imediatamente disponíveis para atendimento. O seu concessionário Mercedes-Benz terá prazer em mostrar-lhe as múltiplas configurações oferecidas pela mais completa linha de veículos comerciais do País. No interesse do desenvolvimento tecnológico, a Mercedes-Benz do Brasil reserva-se o direito de alterar as especificações e os desenhos dos produtos sem prévio aviso.

A qualidade do meio ambiente é respeitada pela tecnologia Mercedes-Benz.

Este veículo está em conformidade com o Proconve.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-014 A (produzido pela Iochpe-Maxion)
Tipo: 4 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 95 cv (70 kW) @ 3800 rpm
Torque máximo: 220 Nm (22,4 mkgf) @ 1800 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 5
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 2.495 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 90,48
Curso do pistão (mm): 97
Relação de compressão: 19,5:1
Consumo específico: 220 g/kWh (162 g/cvh)
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: Rotativa VE
Pressão de Injeção: 200/285 bar (duplo estágio)

Transmissão
Modelo: MB G 28-5/5,05
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,053:1
2ª – 2,601:1
3ª – 1,521:1
4ª – 1,000:1
5ª – 0,784:1
Ré – 4,756:1

Embreagem
Modelo: M 240
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Modelo: MB LZ S2
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=44:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 70 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 88 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 2,2 kW (3 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL0/10 CE-1,6
Tipo: Independente
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Albarus M 46
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=4,273 (47:11)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Independente, tipo Mc Pherson, com mola parabólica transversal
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.0 x 15
Pneumáticos: 225 / 70 R 15

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, soldado
Longarinas
Altura: 100
Largura: 100

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por vácuo / disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, com válvula sensível à carga
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, de alavanca
Atuação: rodas traseiras
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 300 cm²
Eixo traseiro: 686 cm²
Total: 986 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3000)
Eixo dianteiro: 1170
Eixo traseiro: 780
Total: 1950
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3550)
Eixo dianteiro: 1170
Eixo traseiro: 810
Total: 1980
Carga máxima por eixo
Total (VAN EE=3000): 1550
Total (VAN EE=3550): 1520
Peso bruto total
Peso bruto total combinado (PBTC): 5000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 1600
Eixo traseiro: 2240
Total: 3500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 80
Óleo no cárter, máx./min.: 7,5 / 6,5
Caixa de mudanças: 2,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 2,2
Direção hidráulica: 0,9
Acionamento da embreagem: 0,628 (VAN EE=3000)
0,648 (VAN EE=3550)
Sistema de arrefecimento: 11

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000
3550
(B) Comprimento máximo da carroceria: 4835
5585
(C) Balanço dianteiro: 882
(D) Balanço traseiro: 953
1153
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1632
(F) Bitola – eixo traseiro: 1630
(K) Vão livre dianteiro: 211
(L) Vão livre traseiro: 174
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 11,2
12,8
Carroceria
(N) Largura externa: 1933
(O) Altura externa: 2355
Outros
Altura plataforma/solo (descarregado): 673
Porta traseira – largura x altura: 1560 x 1540
Porta lateral – largura x altura: 1045 x 1520

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB G 28-5/5,05
Eixo traseiro: Albarus M 46
Pneus: 225 / 70 R 15
Redução do eixo traseiro: i=4,273
Velocidade máxima (km/h): 143
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 3500 kg: 46
5000 kg: 30

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 4460
RPM corte: 4510
RPM corte máx: 4560
RPM M L min: 780
RPM M L: 800
RPM M L máx: 820
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,5
Altitudes acima de 350m: 2,03
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
83,3

Principais Características
  • Acendedor de cigarros
  • Alça de apoio – lado acompanhante
  • Alto falante adicional (somente na versão 3550 Luxo)
  • Ar-condicionado (não disponível nas versões 3000 e 3550 Standard)
  • Cinto de segurança para passageiros
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
  • Cinzeiro no compartimento de passageiros
  • Conta-giros
  • Desembaçador de vidro traseiro (não disponível nas versões 3000 e 3550 Standard)
  • Direção hidráulica
  • Estabilizador – eixos dianteiro e traseiro
  • Faróis antineblina
  • Hodômetro digital
  • Indicador de água no filtro separador de combustível
  • Indicador de manutenção de filtro de ar
  • Janelas corrediças no compartimento de passageiros
  • Luz de leitura
  • Porta-luvas com chave
  • Rádio toca-fitas estéreo
  • Regulagem de alcance de faróis
  • Relógio incorporado no painel
  • Retrovisores externos elétricos com aquecimento (não disponível nas versões 3000 e 3550 Standard)
  • Tapete de borracha (não disponível no 3550 Luxo)
  • Tapete de tecido (somente na versão 3550 Luxo)
  • Trava de segurança da porta corrediça
  • Travamento de portas centralizado com controle remoto (somente na versão 3550 Luxo)
  • Ventilação forçada com ar quente de 4 velocidades
  • Vidros elétricos
  • Vidros verdes

Capacidade
  • Número de assentos 9+1: 3000 Satandard e 3000 Intermediária
  • Número de assentos 12+1: 3550 Satandard e 3550 Intermediária
  • Número de assentos 14+1: 3000 Satandard (Opcional) e 3000 Intermediária (Opcional)
  • Número de assentos 9+1 bancos individuais e reclináveis: 3550 Luxo

Função desabilitada

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