ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz Sprinter 312 D (115cv)

Mercedes-Benz Sprinter 312 D (115cv)
Tipo: Van
Segmento: Urbano
Fabricação: 1999-2002
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/2000)

Para quem exige tecnologia de ponta e a melhor qualidade para o transporte de passageiros, o Sprinter Van 312 D é o veículo perfeito. O motor OM-014 LA, de 115 cv, que possui o sistema de aspiração turbocooler, oferece maior torque e excelente rendimento.

O Sprinter Van 312 D vem equipado com freio a disco nas 4 rodas, eixo traseiro Mercedes-Benz HL0 e com uma configuração dos bancos que amplia a capacidade de passageiros e melhora o conforto.

E não pára por aí: as vans têm janelas laterais traseiras corrediças, parabrisa degradeé, ar-condicionado com termostato (opcional) e, para a versão executiva, pintura na cor metálica prata e rodas de alumínio.

A linha Sprinter 312 D conta também com o modelo Street, que é especialmente indicado para aplicações em transporte coletivo urbano. O veículo tem capacidade para 15+1 passageiros, bancos em vinil de fácil limpeza, maior alça de acesso, além de reforços no sistema de suspensão e no estribo.

Sprinter Van 312 D: transportando seus passageiros com maior conforto e segurança.

Alguns itens citados ou mostrados neste folheto são opcionais e podem não estar imediatamente disponíveis para atendimento. O seu concessionário Mercedes-Benz terá prazer em mostrar-lhe as múltiplas configurações oferecidas pela mais completa linha de veículos comerciais do País. No interesse do desenvolvimento tecnológico, a Mercedes-Benz do Brasil reserva-se o direito de alterar as especificações e os desenhos dos produtos sem prévio aviso.

A qualidade do meio ambiente é respeitada pela tecnologia Mercedes-Benz.

Este veículo está em conformidade com o Proconve.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-014 LA (produzido pela Iochpe-Maxion)
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 115 cv (85 kW) @ 3800 rpm
Torque máximo: 284 Nm (29 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 5
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 2.495 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 90,47
Curso do pistão (mm): 97
Relação de compressão: 19,5:1
Consumo específico: 212 g/kWh (156 g/cvh) a 1400 rpm
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentado com pós-resfriador
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: Rotativa VE
Pressão de Injeção: 40 a 50 kPa (duplo estágio)

Transmissão
Modelo: MB G/28-5/5,05
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,053:1
2ª – 2,601:1
3ª – 1,521:1
4ª – 1,000:1
5ª – 0,784:1
Ré – 4,756:1

Embreagem
Modelo: M 240
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Modelo: MB LZ S2
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=44:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 85 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 88 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 2,2 kW (3 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL0/13 CE-1,6
Tipo: independente
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL0/15 C-2,2
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=4,375 (35:8)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Independente, tipo Mc Pherson, com mola elíptica transversal
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.0 x 15
Pneumáticos: 225 / 70 R 15 (sem câmara)

Quadro do Chassis
Tipo: Carroçaria autoportante
Longarinas
Altura: 100
Largura: 100
Espessura: 1,5

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por vácuo. Disco nas rodas dianteiras e traseiras, com válvula sensível à carga
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, de alavanca
Atuação: rodas traseiras
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 202 cm²
Eixo traseiro: 180 cm²
Total: 382 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3000)
Eixo dianteiro: 1190
Eixo traseiro: 800
Total: 1990
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3550)
Eixo dianteiro: 1190
Eixo traseiro: 830
Total: 2020
Carga útil máxima com equipamentos
Total: VAN EE=3000: 1560
VAN EE=3550: 1530
Peso bruto total
Peso bruto total combinado (PBTC): 5000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 1600
Eixo traseiro: 2240
Total: 3550

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 80
Óleo no cárter, máx./min.: 7,5 / 6,5
Caixa de mudanças: 1,9
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 1,81
Direção hidráulica: 0,9
Acionamento da embreagem: 0,82
Sistema de arrefecimento: 11

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000
3550
(B) Comprimento máximo da carroceria: 4835
5585
(C) Balanço dianteiro: 882
(D) Balanço traseiro: 953
1153
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1632
(F) Bitola – eixo traseiro: 1630
(K) Vão livre dianteiro: 211
(L) Vão livre traseiro: 174
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 11,2
12,8
Carroceria
(N) Largura externa: 1933
(O) Altura externa: 2355
Outros
Altura plataforma/solo (descarregado): 673
Porta traseira – largura x altura: 1560 x 1540
Porta lateral – largura x altura: 1045 x 1520

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB G 28-5/5,05
Eixo traseiro: MB HL0
Pneus: 225 / 70 R 15
Redução do eixo traseiro: i=4,375
Velocidade máxima (km/h): 140
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 3550 kg: 56
5000 kg: 37

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 4480
RPM corte: 4520
RPM corte máx: 4560
RPM M L min: 750
RPM M L: 800
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,44
Altitudes acima de 350m: 1,94
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
84,3

Principais Características
  • Acendedor de cigarros
  • Alça de apoio – lado acompanhante
  • Alto falante adicional (somente na versão 3550 Executiva)
  • Amortecedor reforçado (somente nas versões 3550 Street e Street Luxo)
  • Ar-condicionado com controle de temperatura (não disponível nas versões 3000 Standard, 3550 Standard e 3550 Street)
  • Bancos com revestimento em vinil (somente nas versões 3550 Street e Street Luxo)
  • Cinto de segurança para passageiros
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
  • Cinzeiro no compartimento de passageiros
  • Conta-giros
  • Desembaçador de vidro traseiro (não disponível nas versões 3000 Standard, 3550 Standard e 3550 Street)
  • Direção hidráulica
  • Estabilizador – eixos dianteiro e traseiro
  • Faróis antineblina
  • Hodômetro digital
  • Indicador de água no filtro separador de combustível
  • Indicador de manutenção de filtro de ar
  • Janelas corrediças no compartimento de passageiros
  • Luz de leitura
  • Parabrisa degradeé
  • Pintura metálica (somente na versão 3550 Executiva)
  • Porta-luvas com chave
  • Rádio toca-fitas estéreo
  • Regulagem de alcance de faróis
  • Relógio incorporado no painel
  • Retrovisores externos elétricos com aquecimento (não disponível nas versões 3000 Standard, 3550 Standard e 3550 Street)
  • Revestimento interior de luxo (somente na versão 3550 Executiva)
  • Rodas liga leve (somente na versão 3550 Executiva)
  • Tapete de borracha (não disponível no 3550 Executiva)
  • Tapete de tecido (somente na versão 3550 Executiva)
  • Trava de segurança da porta corrediça
  • Travamento de portas centralizado com controle remoto (somente na versão 3550 Executiva)
  • Ventilação forçada com ar quente de 4 velocidades
  • Vidros elétricos
  • Vidros verdes

Capacidade
  • Número de assentos 11+1: 3000 Standard e 3000 Luxo
  • Número de assentos 15+1: 3550 Standard, 3550 Luxo, 3550 Street e 3550 Street Luxo
  • Número de assentos 11+1 bancos individuais e reclináveis: 3550 Executiva

Função desabilitada

Menu