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Mercedes-Benz Sprinter 313 CDi (129cv) – Euro 2

| Tipo: | Van |
| Segmento: | Urbano |
| Fabricação: | 2002-2004 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
| Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2003) |
A nova linha Sprinter Van CDI 2004 traz novas versões e equipamentos e opcionais de última geração.
Entre as novas versões, os destaques são a van com teto elevado, que proporciona ainda mais qualidade e conforto para o transporte de passageiros, e a Family VIP, equipada com câmbio automatizado, ABS/ASR, airbag duplo e bancos reclináveis. Baseada no entre-eixos de 3.000 mm e desenvolvida para garantir maior conforto e segurança, a Family VIP é perfeita para o transporte de executivos VIP e, até mesmo, para o uso familiar.
A linha Sprinter CDI 2004 coloca a sua disposição a mais completa gama de opções para que você escolha a van ideal para o seu tipo de negócio. Com várias configurações de assentos e motor Common Rail CDI totalmente eletrônico, em duas opções de potência (109 ou 129 cv), esta nova linha traz os veículos mais modernos e avançados da categoria.
Além de tantas inovações, as Sprinter Van também apresentam destaques visuais reestilizados, tais como grade dianteira, revestimentos dos bancos, novos faróis e lanternas traseiras e mais cores disponíveis.
Linha Sprinter Van CDI 2004. Cada vez melhor.
| Modelo: | Mercedes-Benz OM-611 LA |
| Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
| Potência máxima: | 129 cv (95 kW) @ 3800 rpm |
| Torque máximo: | 300 Nm (31 mkgf) @ 1600 a 2400 rpm |
| NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
| Combustível: | Diesel |
| Mancais da árvore de manivelas: | 5 |
| Localização das válvulas: | No cabeçote |
| Cilindrada total: | 2.150 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 88 |
| Curso do pistão (mm): | 88,4 |
| Relação de compressão: | 18:1 |
| Consumo específico: | 197 g/kWh (144 g/cvh) a 2280 rpm |
| Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
| Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
| Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
| Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
| Sistema de alimentação: | Turboalimentado com pós-resfriador |
| Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão |
| Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
| Bomba injetora | |
| Modelo: | Bosch |
| Tipo: | Gerenciamento eletrônico |
| Sistema de Injeção: | Common Rail Direct Injection – CDI |
| Pressão de Injeção: | 1.350 bar |
| Modelo: | MB G/32-5/5,05 |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 5,053:1 2ª – 2,601:1 3ª – 1,521:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,784:1 Ré – 4,756:1 |
| Opcional 1 | |
| Modelo: | Sprintshift |
| Acionamento: | Automatizado |
| Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 5,014:1 2ª – 2,831:1 3ª – 1,789:1 4ª – 1,256:1 5ª – 1,000:1 6ª – 0,797:1 Ré – 4,569:1 |
| Modelo: | M 240 |
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Acionamento: | Hidráulico |
| Modelo: | MB LZ S2 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Relação de redução: | i=44:1 |
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 12 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 14 V / 90 A |
| Opcional: | 14 V / 120 A (com ar-condicionado) |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 12 V / 88 Ah |
| Motor de partida | |
| Potência/tensão: | 2,2 kW (3 cv) |
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | MB VL0/13 CE-1,6 |
| Tipo: | rígido, tipo punho |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | MB HL0/15 C-2,2 |
| Tipo: | Carcaça central integral com tubos de aço imprensados |
| Redução: | i=4,111 (37:9) |
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Independente, com mola parabólica transversal |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Feixe de molas parabólicas |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Aros das rodas: | 6.0 x 15 |
| Pneumáticos: | 225 / 70 R 15 C (sem câmara) |
| Tipo: | Carroçaria autoportante |
| Longarinas | |
| Altura: | 100 |
| Largura: | 100 |
| Espessura: | 1,5 |
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Hidráulico de duplo circuito, servo-assistido, discos nas rodas dianteiras e traseiras, com válvula sensível a carga |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Mecânico, de alavanca Atuação: rodas traseiras |
| Área de frenagem | |
| Eixo dianteiro: | 202 cm² |
| Eixo traseiro: | 180 cm² |
| Total: | 382 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3000) | |
| Eixo dianteiro: | 1215 |
| Eixo traseiro: | 805 |
| Total: | 2020 |
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3550) | |
| Eixo dianteiro: | 1161 |
| Eixo traseiro: | 961 |
| Total: | 2122 |
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3550 com teto elevado) | |
| Eixo dianteiro: | 1166 |
| Eixo traseiro: | 981 |
| Total: | 2147 |
| Carga máxima por eixo | |
| Total (VAN EE=3000): | 1660 |
| Total (VAN EE=3550): | 1558 |
| Total (VAN EE=3550 com teto elevado): | 1533 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total combinado (PBTC): | 5500 |
| Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
| Eixo dianteiro: | 1600 |
| Eixo traseiro: | 2240 |
| Total: | 3680 |
| Tanque de combustível: | 80 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 8,5 / 6,5 |
| Caixa de mudanças: | 2,2 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 2,2 |
| Direção hidráulica: | 0,8 |
| Acionamento da embreagem: | 0,5 |
| Sistema de arrefecimento: | 11 |

| (A) Distância entre-eixos: | 3000 3550 |
| (B) Comprimento máximo da carroceria: | 4890 5640 |
| (C) Balanço dianteiro: | 939 |
| (D) Balanço traseiro: | 950 1149 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1638 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1630 |
| (K) Vão livre dianteiro: | 211 |
| (L) Vão livre traseiro: | 189 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 11,2 12,8 |
| Carroceria | |
| (O) Altura externa (sem ar/com ar): | VAN EE=3000: 2365 / 2537 VAN EE=3550: 2370 / 2524 VAN EE=3550 com teto elevado: 2595 / 2767 |
| Outros | |
| Altura plataforma/solo (descarregado): | 670 / 660 |
| Porta traseira – largura x altura: | 1560 x 1540 (ou 1775) |
| Porta lateral – largura x altura: | 1045 x 1520 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Caixa de mudanças: | MB G 32-5/5,05 |
| Eixo traseiro: | MB HL0/15 C-2,2 |
| Pneus: | 225 / 70 R 15 |
| Redução do eixo traseiro: | i=4,111 (37:9) |
| Velocidade máxima (km/h): | 149 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 3550 kg: 56 5500 kg: 37 |
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 4150 |
| RPM corte: | 4200 |
| RPM corte máx: | 4250 |
| RPM M L min: | 700 |
| RPM M L: | 750 |
| RPM M L máx: | 800 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes até 350m: | 0,71 |
| Altitudes acima de 350m: | 0,96 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
85,7 |
