Página Inicial > Dados de chassis > Mercedes-Benz do Brasil Ltda > Mercedes-Benz Sprinter 313 CDi (129cv) – Euro 2
Mercedes-Benz Sprinter 313 CDi (129cv) – Euro 2
Tipo: | Van |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2002-2004 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2003) |
A nova linha Sprinter Van CDI 2004 traz novas versões e equipamentos e opcionais de última geração.
Entre as novas versões, os destaques são a van com teto elevado, que proporciona ainda mais qualidade e conforto para o transporte de passageiros, e a Family VIP, equipada com câmbio automatizado, ABS/ASR, airbag duplo e bancos reclináveis. Baseada no entre-eixos de 3.000 mm e desenvolvida para garantir maior conforto e segurança, a Family VIP é perfeita para o transporte de executivos VIP e, até mesmo, para o uso familiar.
A linha Sprinter CDI 2004 coloca a sua disposição a mais completa gama de opções para que você escolha a van ideal para o seu tipo de negócio. Com várias configurações de assentos e motor Common Rail CDI totalmente eletrônico, em duas opções de potência (109 ou 129 cv), esta nova linha traz os veículos mais modernos e avançados da categoria.
Além de tantas inovações, as Sprinter Van também apresentam destaques visuais reestilizados, tais como grade dianteira, revestimentos dos bancos, novos faróis e lanternas traseiras e mais cores disponíveis.
Linha Sprinter Van CDI 2004. Cada vez melhor.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-611 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 129 cv (95 kW) @ 3800 rpm |
Torque máximo: | 300 Nm (31 mkgf) @ 1600 a 2400 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | 5 |
Localização das válvulas: | No cabeçote |
Cilindrada total: | 2.150 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 88 |
Curso do pistão (mm): | 88,4 |
Relação de compressão: | 18:1 |
Consumo específico: | 197 g/kWh (144 g/cvh) a 2280 rpm |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de alimentação: | Turboalimentado com pós-resfriador |
Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | Gerenciamento eletrônico |
Sistema de Injeção: | Common Rail Direct Injection – CDI |
Pressão de Injeção: | 1.350 bar |
Modelo: | MB G/32-5/5,05 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,053:1 2ª – 2,601:1 3ª – 1,521:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,784:1 Ré – 4,756:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Sprintshift |
Acionamento: | Automatizado |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,014:1 2ª – 2,831:1 3ª – 1,789:1 4ª – 1,256:1 5ª – 1,000:1 6ª – 0,797:1 Ré – 4,569:1 |
Modelo: | M 240 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | MB LZ S2 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=44:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 90 A |
Opcional: | 14 V / 120 A (com ar-condicionado) |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 88 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 2,2 kW (3 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL0/13 CE-1,6 |
Tipo: | rígido, tipo punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL0/15 C-2,2 |
Tipo: | Carcaça central integral com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,111 (37:9) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Independente, com mola parabólica transversal |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.0 x 15 |
Pneumáticos: | 225 / 70 R 15 C (sem câmara) |
Tipo: | Carroçaria autoportante |
Longarinas | |
Altura: | 100 |
Largura: | 100 |
Espessura: | 1,5 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de duplo circuito, servo-assistido, discos nas rodas dianteiras e traseiras, com válvula sensível a carga |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, de alavanca Atuação: rodas traseiras |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 202 cm² |
Eixo traseiro: | 180 cm² |
Total: | 382 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3000) | |
Eixo dianteiro: | 1215 |
Eixo traseiro: | 805 |
Total: | 2020 |
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3550) | |
Eixo dianteiro: | 1161 |
Eixo traseiro: | 961 |
Total: | 2122 |
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (VAN EE=3550 com teto elevado) | |
Eixo dianteiro: | 1166 |
Eixo traseiro: | 981 |
Total: | 2147 |
Carga máxima por eixo | |
Total (VAN EE=3000): | 1660 |
Total (VAN EE=3550): | 1558 |
Total (VAN EE=3550 com teto elevado): | 1533 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 5500 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 1600 |
Eixo traseiro: | 2240 |
Total: | 3680 |
Tanque de combustível: | 80 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 8,5 / 6,5 |
Caixa de mudanças: | 2,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 2,2 |
Direção hidráulica: | 0,8 |
Acionamento da embreagem: | 0,5 |
Sistema de arrefecimento: | 11 |
(A) Distância entre-eixos: | 3000 3550 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 4890 5640 |
(C) Balanço dianteiro: | 939 |
(D) Balanço traseiro: | 950 1149 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1638 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1630 |
(K) Vão livre dianteiro: | 211 |
(L) Vão livre traseiro: | 189 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 11,2 12,8 |
Carroceria | |
(O) Altura externa (sem ar/com ar): | VAN EE=3000: 2365 / 2537 VAN EE=3550: 2370 / 2524 VAN EE=3550 com teto elevado: 2595 / 2767 |
Outros | |
Altura plataforma/solo (descarregado): | 670 / 660 |
Porta traseira – largura x altura: | 1560 x 1540 (ou 1775) |
Porta lateral – largura x altura: | 1045 x 1520 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G 32-5/5,05 |
Eixo traseiro: | MB HL0/15 C-2,2 |
Pneus: | 225 / 70 R 15 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,111 (37:9) |
Velocidade máxima (km/h): | 149 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 3550 kg: 56 5500 kg: 37 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 4150 |
RPM corte: | 4200 |
RPM corte máx: | 4250 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,71 |
Altitudes acima de 350m: | 0,96 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
85,7 |