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Scania Latin America Ltda

Índice da página
1. Nomenclatura dos chassis
1.1. Nomenclatura dos chassis da série 3
Nomenclatura: | F | 113 | H | L | 220 |
Posição: | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª |
A 1ª posição mostra a localização do motor:
- F: motor dianteiro
- K: motor traseiro
- L: motor traseiro longitudinal, inclinado (60°)
- S: motor dianteiro com eixo dianteiro avançado
A 2ª posição mostra a cilindrada do motor + estágio de desenvolvimento, no caso 11 litros e estágio 3.
A 3ª posição mostra o tipo de construção do chassi:
- A: articulado
- C: piso normal / convencional 4×2
- H: piso alto
- T: piso normal / convencional 6×2
A 4ª posição mostra a localização da direção, L (Left): esquerda.
Quando na 4ª posição estiver somado mais um “L”, o segundo refere-se ao Low Entry (Piso baixo), incluída na versão em teste no Brasil L113CLL FlexCi.
A 5ª posição mostra a potência do motor, valor arredondado.
Esquema representativo da nomenclatura dos chassis da série 3:

1.2. Nomenclatura dos chassis da série 4
Nomenclatura: | L | 94 | U | B | 4×2 | L | B | 310 |
Posição: | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | 7ª | 8ª |
A 1ª posição mostra a localização do motor:
- F: motor dianteiro longitudinal, vertical adiante do eixo dianteiro
- K: motor traseiro vertical, atrás do eixo traseiro
- L: motor traseiro longitudinal, inclinado a 60° atrás do eixo dianteiro
A 2ª posição mostra a cilindrada do motor + estágio de desenvolvimento:
- 94: 9 litros e estágio 4
- 114: 11 litros e estágio 4
- 124: 12 litros e estágio 4
A 3ª posição mostra o tipo de construção do chassi:
- E: aplicação rodoviária e turismo em vias expressas
- H: aplicações diversas
- I: aplicação urbana em vias comuns e interurbana
- U: aplicação urbana, chassi com piso baixo
A 4ª posição mostra a adaptação do chassi sendo A = articulado e B = básico.
A 5ª posição mostra o sistema de tração, 4×2, 6×2, 8×2, etc.
A 6ª posição mostra a altura do chassi:
- H: piso alto
- L: piso baixo
- N: piso normal
A 7ª posição mostra a suspensão:
- A: misto (a ar + molas)
- B: a ar
- I: independente
- Z: molas
A 8ª posição mostra a potência do motor, valor arredondado.
2. Observações sobre as séries 5 e 6
Importante ressaltar que NÃO EXISTE SÉRIE 5 E 6 nos chassis de ônibus Scania (até o momento, ano 2022). As únicas séries existentes são: série 0, série 1, série 2, série 3 e série 4. Então por que raios estava escrito série 5 e série 6 no site? Apenas para ORGANIZAÇÃO, foi uma denominação INVENTADA para separar nomenclaturas definidas diferentemente das séries anteriores. Acontece que na “provável” série 5 renomearam os chassis para os códigos de posição do motor + potência, mas essa nova nomenclatura só foi adotada no COMERCIAL, a nomenclatura INTERNA permaneceu exatamente igual a série 4, por isso nas plaquetas se vê nomes completos como descrito no item anterior (item 1.2). E na série 6 voltaram descrições pós potência, ficando motor + potência + denominações de piso e suspensão, por isso mudando mais uma vez a nomenclatura COMERCIAL, mas a INTERNA permanece a mesma. Ainda tem mais a série intermediária entre a 4 e a 5, aonde existem chassis fabricados (mercado interno ou exportação) com nomenclatura interna da série 4, mas não se tem dados concretos e referenciados sobre receberem a nomenclatura da série 5, são chassis com motores DC 9 19, DC 9 20 e DC 9 21.
No site foram renomeadas as séries 5 para “série 4 – parte 3” e série 6 para “série 4 – parte 4” e também foi criada uma nova “série 4 – parte 2”, que são as que ficam no limbo entre as séries 4 e “5”. E no site agora essas séries vão ficar entre aspas para sinalizar que não existem e foram criadas apenas para organização das nomenclaturas.
Antiga “Série 5” renomeada para “Série 4 – parte 3”
Nomenclatura: | K | 270 |
Posição: | 1ª | 2ª |
A 1ª posição mostra a localização do motor:
- F: motor dianteiro longitudinal, vertical adiante do eixo dianteiro
- K: motor traseiro vertical, atrás do eixo traseiro
A 2ª posição mostra a potência do motor, valor arredondado.
Antiga “Série 6” renomeada para “Série 4 – parte 4”
Nomenclatura: | F | 250 | H | B |
Posição: | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª |
A 1ª posição mostra a localização do motor:
- F: motor dianteiro longitudinal, vertical adiante do eixo dianteiro
- K: motor traseiro vertical, atrás do eixo traseiro
A 2ª posição mostra a potência do motor, valor arredondado.
A 3ª posição mostra o tipo de construção do chassi:
- H: aplicações diversas
- I: aplicação urbana em vias comuns e interurbana
- U: aplicação urbana, chassi com piso baixo
A 4ª posição mostra a adaptação do chassi sendo A = articulado e B = básico.
3. Produção
Produção: 1990-1999 |
1990 | 1991 | 1992 | 1993 | 1994 | 1995 | 1996 | 1997 | 1998 | 1999 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Produção | 2363 | 2013 | 1154 | 1056 | 2075 | 1575 | 1781 | 1739 | 1157 | |
Vendas internas | 1969 | 1255 | 951 | 773 | 1516 | 1369 | 1343 | 1210 | 724 | |
Exportação | 242 | 868 | 260 | 217 | 357 | 192 | 205 | 468 | 490 |
Produção: 2000-2009 |
2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Produção | 1603 | 1311 | 609 | 1167 | 1425 | 2147 | 1819 | 2633 | 2258 | 1579 |
Vendas internas | 1100 | 853 | 327 | 503 | 576 | 902 | 703 | 1019 | 821 | 770 |
Exportação | 542 | 487 | 282 | 664 | 788 | 1224 | 1125 | 1570 | 1331 | 829 |
Produção: 2010-2019 |
2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Produção | ||||||||||
Vendas internas | ||||||||||
Exportação |
Produção: 2020-2029 |
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | 2025 | 2026 | 2027 | 2028 | 2029 | |
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Produção | ||||||||||
Vendas internas | ||||||||||
Exportação |
Fonte dos dados de produção: OTM Editora.
4. Informações da empresa
Razão social | Scania Latin America Ltda |
Fundação | 02 de julho de 1957 (Brasil) |
Endereço da fábrica | Av. José Odorizzi, 151 / CEP: 09810-902 / São Bernardo do Campo-SP |
Fones | (11) 4344-9333 / Fax: (11) 4344-9036 |
Site | www.scania.com.br |
5. Dados técnicos: Chassis em produção
Em produção |
6. Dados técnicos: Chassis antigos Saab Scania-Vabis (1960 até 1971)
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
B75 | 165cv | 1960-1963 | ||
B76 | 195cv | 1963-1971 |
7. Dados técnicos: Chassis da Série 0 (1971 até 1976)
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
B110 | 202cv | 1971-1976 | ||
B110 | 275cv | 1971-1976 | ||
BR110 | 202cv | 1969-1972 | ||
BR115 (D 11) | 202cv | 1971-1976 | ||
BR115 (D 11) | 275cv | 1971-1976 |
8. Dados técnicos: Chassis da Série 1 (1976 até 1983)
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
B111 (D 11 B05) | 203cv | 1976-1983 | ||
B111 (DS 11 B05) | 296cv | 1976-1983 | ||
B111 RS Articulado (DS 11 B03) | 296cv | 1978-1983 | ||
BR116 (D 11 B08) | 203cv | 1976-1983 | ||
BR116 (DS 11 B03) | 296cv | 1976-1983 |
9. Dados técnicos: Chassis da Série 2 – parte 1 (1983 até 1988)
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
S112C (DN 11 01) | 203cv | 1983-1988 | ||
S112C (DS 11 15) | 305cv | 1983-1988 | ||
S112C (DS 11 18) | 305cv | 1983-1988 | ||
S112 Articulado (DN 11 01) | 203cv | 1983-1988 | ||
S112 Articulado (DS 11 15) | 305cv | 1983-1988 | ||
K112C (DN 11 01) | 203cv | 1982-1987 | ||
K112C (DS 11 15) | 305cv | 1982-1987 | ||
K112C (DS 11 18) | 305cv | 1982-1987 | ||
K112T (DS 11 15) | 305cv | 1985-1987 |
10. Dados técnicos: Chassis da Série 2 – parte 2 (1987 até 1990)
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
F112HL (DN 11 01) | 203cv | 1989-1990 | ||
F112HL (DS 11 15) | 305cv | 1988-1990 | ||
F112HL – Jungle Bus (DN 11 01) | 203cv | 1987-1989 | ||
F112HL – Jungle Bus (DS 11 15) | 305cv | 1987-1989 | ||
K112CL (DN 11 01) | 203cv | 1987-1990 | ||
K112CL (DS 11 15) | 305cv | 1987-1990 | ||
K112CL (DSC 11 01) | 333cv | 1987-1990 | ||
K112TL (DS 11 15) | 305cv | 1987-1990 | ||
K112TL (DSC 11 01) | 333cv | 1987-1990 | ||
S112CL (DN 11 01) | 203cv | 1988-1990 | ||
S112CL (DS 11 15) | 305cv | 1988-1990 | ||
S112CL Articulado (DS 11 15) | 305cv | 1988-1990 |
11. Dados técnicos: Chassis da Série 3 (1990 até 1998)
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
F113HL 6×2 | – | 1997-1998 | ||
F113HL 200 (DN 11 08) | 203cv | 1990-1994 | 18/86 | |
F113HL 220 (DS 11 78) | 220cv | 1994-1998 | P-3 | |
F113HL 300 (DS 11 34) | 303cv | 1990-1992 | 18/86 | |
F113HL 310 (DS 11 75) | 310cv | 1992-1998 | ||
K113CL 200 (DN 11 08) | 203cv | 1992-1994 | 18/86 | |
K113CL 300 (DS 11 34) | 303cv | 1990-1992 | 18/86 | |
K113CL 310 (DS 11 75) | 310cv | 1992-1994 | ||
K113CL 320 (DSC 11 21) | 320cv | 1992-1998 | P-3 | |
K113CL 320 6×2 (DSC 11 21) | 320cv | 1992-1998 | P-3 | |
K113CL 320 (DSC 11 32) | 320cv | 1992-1998 | P-3 | |
K113CL 350 (DSC 11 18) | 354cv | 1990-1992 | 18/86 | |
K113CL 360 (DSC 11 23) | 362cv | 1992-1998 | P-3 | |
K113CL 360 6×2 (DSC 11 23) | 362cv | 1992-1998 | P-3 | |
K113CL 360 (DSC 11 33) | – | 1992-1998 | P-3 | |
K113TL 300 (DS 11 34) | 303cv | 1990-1992 | 18/86 | |
K113TL 320 (DSC 11 21) | 320cv | 1992-1998 | P-3 | |
K113TL 350 (DSC 11 18) | 354cv | 1990-1992 | 18/86 | |
K113TL 360 (DSC 11 23) | 362cv | 1992-1998 | P-3 | |
K113TL 8×2 360 | – | 1996-1998 | ||
L113CL 200 (DN 11 08) | 203cv | 1990-1994 | 18/86 | |
L113CL 220 (DS 11 78) | 220cv | 1994-1998 | P-3 | |
L113CL 250 (DS 11 74) | 254cv | 1990-1992 | 18/86 | |
L113CL 260 (DS 11 76) | 258cv | 1993-1994 | ||
L113CL 300 (DS 11 34) | 303cv | 1990-1994 | 18/86 | |
L113CL 350 (DSC 11 18) | 354cv | 1990-1994 | 18/86 | |
S113AL 300 Articulado (DS 11 34) | 303cv | 1990-1992 | 18/86 | |
S113AL 310 Articulado (DS 11 75) | 310cv | 1992-1994 | ||
S113CL 200 (DN 11 08) | 203cv | 1990-1994 | 18/86 | |
S113CL 300 (DS 11 34) | 303cv | 1990-1992 | 18/86 | |
S113CL 300 Articulado (DS 11 34) | 303cv | 1990-1992 | 18/86 |
12. Dados técnicos: Chassis da Série 4 – parte 1 (1998 até 2005)
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
F94HA 6×2 NA 260 Articulado (DSC 9 12) | 260cv | 1998-2004 | P-4 | |
F94HA 6×2 NA 300 Articulado (DC 9 03) | 300cv | 2003-2005 | P-5 | |
F94HA 6×2 NA 310 Articulado (DSC 9 15) | 310cv | 1998-2005 | P-4 | |
F94HB 4×2 HZ 220 Piso Alto (DSC 9 11) | 220cv | 1998-2004 | P-4 | |
F94HB 4×2 HZ 230 Piso Alto (DC 9 01) | 230cv | 2004-2005 | P-5 | |
F94HB 4×2 HZ 260 Piso Alto (DC 9 02) | 260cv | 2004-2005 | P-5 | |
F94HB 4×2 HZ 300 Piso Alto (DC 9 03) | 300cv | 2004-2005 | P-5 | |
F94HB 4×2 HZ 310 Piso Alto (DSC 9 15) | 310cv | 1998-2005 | P-4 | |
F94HB 4×2 NZ 220 Piso Normal (DSC 9 11) | 220cv | 1998-2004 | P-4 | |
F94HB 4×2 NZ 230 Piso Normal (DC 9 01) | 230cv | 2004-2005 | P-5 | |
F94HB 4×2 NZ 260 Piso Normal (DSC 9 12) | 260cv | 1998-2004 | P-4 | |
F94HB 4×2 NZ 260 Piso Normal (DC 9 02) | 260cv | 2004-2005 | P-5 | |
F94HB 4×2 NZ 300 Piso Normal (DC 9 03) | 300cv | 2004-2005 | P-5 | |
F94HB 4×2 NZ 310 Piso Normal (DSC 9 15) | 310cv | 1998-2005 | P-4 | |
K94IB 4×2 NB 260 (DSC 9 12) | 260cv | 1998-2004 | P-4 | |
K94IB 4×2 NB 260 (DC 9 02) | 260cv | 2004-2005 | P-5 | |
K94IB 4×2 NB 300 (DC 9 03) | 300cv | 2004-2005 | P-5 | |
K94IB 4×2 NB 310 (DSC 9 15) | 310cv | 1998-2005 | P-4 | |
K94IB 6×2 NB 260 (DC 9 02) | 260cv | 2004-2005 | P-5 | |
K94IB 6×2 NB 300 (DC 9 03) | 300cv | 2004-2005 | P-5 | |
K124EB 4×2 LI 420 (DSC 12 05) | 420cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124EB 4×2 NI 360 (DSC 12 02) | 360cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124EB 4×2 NI 420 (DSC 12 05) | 420cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124EB 6×2 LI 360 (DSC 12 02) | 360cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124EB 6×2 LI 420 (DSC 12 05) | 420cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124EB 6×2 NI 360 (DSC 12 02) | 360cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124EB 6×2 NI 420 (DSC 12 05) | 420cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124IB 4×2 NB 360 (DSC 12 02) | 360cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124IB 4×2 NB 420 (DSC 12 05) | 420cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124IB 6×2 NB 360 (DSC 12 02) | 360cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124IB 6×2 NB 420 (DSC 12 05) | 420cv | 1998-2005 | P-4 | |
K124IB 8×2 NB 360 (DSC 12 02) | 360cv | 1999-2005 | P-4 | |
K124IB 8×2 NB 420 (DSC 12 05) | 420cv | 1999-2005 | P-4 | |
L94IA 6×2/2 NB 300 Articulado (DC 9 03) | 300cv | 2003-2005 | P-5 | |
L94IB 4×2 NB 220 (DSC 9 11) | 220cv | 1998-2004 | P-4 | |
L94IB 4×2 NB 230 (DC 9 01) | 230cv | 2004-2005 | P-5 | |
L94IB 4×2 NB 260 (DC 9 02) | 260cv | 2004-2005 | P-5 | |
L94IB 4×2 NB 300 (DC 9 03) | 300cv | 2003-2005 | P-5 | |
L94IB 4×2 NB 310 (DSC 9 15) | 310cv | 1998-2005 | P-4 | |
L94IB 6×2 LB 260 – 3º eixo direcional (DSC 9 12) | 260cv | 2001-2004 | P-4 | |
L94IB 6×2 NB 260 – 3º eixo direcional (DSC 9 12) | 260cv | 2001-2004 | P-4 | |
L94IB 6×2 NB 260 – 3º eixo direcional (DC 9 02) | 260cv | 2004-2005 | P-5 | |
L94IB 6×2 NB 300 – 3º eixo direcional (DC 9 03) | 300cv | 2003-2005 | P-5 | |
L94UA 6×2/2 LB 300 Articulado Piso Baixo (DC 9 03) | 300cv | 2003-2005 | P-5 | |
L94UB 4×2 LB 220 Piso Baixo (DSC 9 11) | 220cv | 1998-2004 | P-4 | |
L94UB 4×2 LB 230 Piso Baixo (DC 9 01) | 230cv | 2004-2005 | P-5 | |
L94UB 4×2 LB 260 Piso Baixo (DC 9 02) | 260cv | 2004-2005 | P-5 | |
L94UB 4×2 LB 300 Piso Baixo (DC 9 03) | 300cv | 2003-2005 | P-5 | |
L94UB 4×2 LB 310 Piso Baixo (DSC 9 15) | 310cv | 1998-2005 | P-4 | |
L94UB 6×2 LB 260 Piso Baixo (DSC 9 12) | 260cv | 2001-2004 | P-4 | |
L94UB 6×2 LB 260 Piso Baixo – 3º eixo direcional (DSC 9 12) | 260cv | 2001-2004 | P-4 | |
L94UB 6×2 LB 260 Piso Baixo (DC 9 02) | 260cv | 2004-2005 | P-5 | |
L94UB 6×2 LB 260 Piso Baixo – 3º eixo direcional (DC 9 02) | 260cv | 2004-2005 | P-5 | |
L94UB 6×2 LB 300 (DC 9 03) | 300cv | 2003-2005 | P-5 | |
L94UB 6×2 LB 300 – 3º eixo direcional (DC 9 03) | 300cv | 2003-2005 | P-5 |
13. Dados técnicos: Chassis da Série 4 – parte 2 “limbo” (2005 até 2008)
“limbo”: essa lista de chassis encontra-se em um espaço de tempo não definido. Há informações da existência deles, porém ainda não confirmadas se foram comercializados com a nomenclatura da “Série 4 – parte 1” ou “Série 4 – parte 3”. Ao passo que os dados forem completados, esses chassis vão sendo movidos para a série correta.
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
F94HA 6×2 NA 310 Articulado (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
F94HB 4×2 HZ 230 Piso Alto (DC 9 19) | 230cv | 2005-2008 | P-5 | |
F94HB 4×2 HZ 270 Piso Alto (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
F94HB 4×2 HZ 310 Piso Alto (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
F94HB 4×2 NZ 230 Piso Normal (DC 9 19) | 230cv | 2005-2008 | P-5 | |
F94HB 4×2 NZ 270 Piso Normal (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
F94HB 4×2 NZ 310 Piso Normal (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94IA 6×2 NB 310 Articulado (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94IB 4×2 NB 270 (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94IB 6×2 NB 270 (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94IB 6×2 NB 270 – 3º eixo direcional (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94IB 6×2 NB 310 (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94IB 6×2 NB 310 – 3º eixo direcional (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94UA 4×2 LB 310 Articulado (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94UA 6×2 ALB 310 Articulado (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94UB 4×2 LB 230 (DC 9 19) | 230cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94UB 4×2 LB 270 (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94UB 6×2 LB 270 (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94UB 6×2 LB 270 – 3º eixo direcional (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94UB 6×2 LB 310 (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K94UB 6×2 LB 310 – 3º eixo direcional (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94IB 4×2 NB 230 (DC 9 19) | 230cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94IB 4×2 NB 310 (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94IB 6×2 NB 310 – 3º eixo direcional (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94UB 4×2 LB 230 Piso Baixo (DC 9 19) | 230cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94UB 4×2 LB 270 Piso Baixo (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94UB 4×2 LB 310 Piso Baixo (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94UB 6×2 LB 270 (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94UB 6×2 LB 270 – 3º eixo direcional (DC 9 20) | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94UB 6×2 LB 310 (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
L94UB 6×2 LB 310 – 3º eixo direcional (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 |
14. Dados técnicos: Chassis da Série 4 – parte 3 (2005 até 2011)
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
F230 4×2 Urbano (DC 9 13) | 230cv | 2009-11/12 | P-5 | |
F270 4×2 Piso Alto (DC 9 12) | 270cv | 2009-11/12 | P-5 | |
F270 6×2 Piso Alto (DC 9 12) | 270cv | 2009-11/12 | P-5 | |
K230 4×2 (DC 9 19) [K94IB 4×2 NB 230] | 230cv | 2005-2008 | P-5 | |
K230 4×2 Urbano – Piso Normal e Piso Baixo (DC 9 13) | 230cv | 2009-11/12 | P-5 | |
K270 4×2 (DC 9 20) [L94IB 4×2 NB 270] | 270cv | 2006-2008 | P-5 | |
K270 6×2 – 3º eixo direcional (DC 9 20) [L94IB 6×2 NB 270 – 3º eixo direcional] | 270cv | 2005-2008 | P-5 | |
K270 6×2 Urbano – Piso Normal e Piso Baixo (DC 9 12) | 270cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K270 4×2 Rodoviário (DC 9 12) | 270cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K310 4×2 Rodoviário (DC 9 21) [K94IB 4×2 NB 310] | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K310 4×2 Rodoviário (DC 9 11) | 310cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K310 6×2/2 Urbano Articulado (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K310 6×2/2 Urbano Articulado – Piso baixo (DC 9 21) | 310cv | 2005-2008 | P-5 | |
K310 6×2/2 Urbano Articulado (DC 9 11) | 310cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K310 8×2/2 Urbano Articulado – eixo adicional (DC 9 11) | 310cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K340 4×2 Rodoviário (DC 11 03) [K114IB 4×2 NB 340] | 340cv | 2006-2008 | P-5 | |
K340 4×2 Rodoviário (DC 11 08) | 340cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K340 6×2 Rodoviário (DC 11 03) [K114IB 6×2 NB 340] | 340cv | 2006-2008 | P-5 | |
K340 6×2 Rodoviário (DC 11 08) | 340cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K340 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 11 08) | 340cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K360 4×2, 6×2 e 8×2 Rodoviário (DSC 12 02) | 360cv | 2005-2006 | P-4 | |
K380 4×2 Rodoviário (DC 11 04) [K114IB 4×2 NB 380] | 380cv | 2006-2008 | P-5 | |
K380 4×2 Rodoviário (DC 12 16) [K124IB 4×2 NB 380] | 380cv | 2008-2008 | P-5 | |
K380 4×2 e 6×2 Rodoviário (DC 12 17) | 380cv | 2009-11/12 | P-5 | |
K380 6×2 Rodoviário (DC 11 04) [K114IB 6×2 NB 380] | 380cv | 2006-2008 | P-5 | |
K380 6×2 Rodoviário (DC 12 16) [K124IB 6×2 NB 380] | 380cv | 2008-2008 | P-5 | |
K380 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 12 16) [K124IB 6×2 NB 380 – 3º eixo direcional] | 380cv | 2008-2008 | P-5 | |
K380 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 12 17) | 380cv | 2009-11/12 | P-5 | |
K380 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 11 04) [K114IB 8×2 NB 380] | 380cv | 2006-2008 | P-5 | |
K380 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 16) [K124IB 8×2 NB 380] | 380cv | 2008-2008 | P-5 | |
K380 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 17) | 380cv | 2009-11/12 | P-5 | |
K420 4×2 Rodoviário (DC 12 01) [K124EB 4×2 NI 420] | 420cv | 2005-2008 | P-4 | |
K420 4×2 Rodoviário (DC 12 01) [K124IB 4×2 NB 420] | 420cv | 2005-2008 | P-4 | |
K420 4×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 01) [K124EB 4×2 LI 420] | 420cv | 2005-2008 | P-4 | |
K420 4×2 Rodoviário (DC 12 06) | 420cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K420 6×2 Rodoviário (DC 12 01) [K124EB 6×2 NI 420] | 420cv | 2005-2008 | P-4 | |
K420 6×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 01) [K124EB 6×2 LI 420] | 420cv | 2005-2008 | P-4 | |
K420 6×2 Rodoviário Normal e Low Driver (DC 12 01) [K124IB 6×2 NB 420] | 420cv | 2005-2008 | P-4 | |
K420 6×2 Rodoviário (DC 12 06) | 420cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K420 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 12 06) | 420cv | 2008-11/12 | P-5 | |
K420 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 01) [K124IB 8×2 NB 420] | 420cv | 2005-2008 | P-5 | |
K420 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 06) | 420cv | 2008-11/12 | P-5 |
15. Dados técnicos: Chassis da Série 4 – parte 4 (A partir de 2012)
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
F250HB 4×2 HZ Urbano Piso Alto (DC 9 109) | 250cv | 2012-2014 | P-7 | |
F250HB 4×2 HZ Rodoviário Piso Alto (DC 9 109) | 250cv | 2014-? | P-7 | |
F250HB 4×2 NZ Urbano Piso Normal (DC 9 109) | 250cv | 2014-? | P-7 | |
F250HB 4×2 NZ Rodoviário Piso Normal (DC 9 109) | 250cv | 2014-? | P-7 | |
F250HB 6×2 (DC 9 109) | 250cv | – | P-7 | |
F310HB 4×2 Urbano Piso Alto (DC 9 110) | 310cv | 2012-2014 | P-7 | |
F310HB 4×2 Rodoviário Piso Alto (DC 9 110) | 310cv | 2012-2014 | P-7 | |
F310HB 6×2 Rodoviário Piso Alto (DC 9 110) | 310cv | 2012-2014 | P-7 | |
K400IB 4×2 Rodoviário (DC 13 113) | 400cv | 2012-2014 | P-7 | |
K440IB 4×2 Rodoviário (DC 13 112) | 440cv | 2012-2014 | P-7 | |
K440IB 6×2 Rodoviário (DC 13 112) | 440cv | 2012-2014 | P-7 | |
K440IB 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 13 112) | 440cv | 2012-2014 | P-7 |
16. Dados técnicos: Chassis importados e carros teste
Importados da Suécia e em teste |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
BEST (Bioethanol for Sustainable Transport) | – | 2006-2009 | N/A | |
K270 4×2 (DC 9 E02) | 270cv | – | ||
K270 6×2 – 3º eixo direcional (DC 9 E02) | 270cv | – | ||
K270 8×2 Articulado (DC 9 E02) | 270cv | – | ||
K270LB 6×2 LB (DC 9 E02) | 270cv | – | ||
K280UB 6×2 – Piso baixo | – | 2019-2020 | N/A | |
K124EB 4×2 LI 360 (DSC 12 02) | 362cv | – | ||
L94IB 4×2 NB 220 (DSC 9 11 B01) | 220cv | – | ||
L94IB 4×2 NB 230 (DSI 9 E01) | 230cv | – | ||
L94IB 4×2 NB 310 (DSC 9 15 B01) | 310cv | – | ||
L94UB 4×2 LB 220 (DSC 9 11 B01) | 220cv | – | ||
L94UB 4×2 LB 230 (DSI 9 E01) | 230cv | – | ||
L94UB 4×2 LB 310 (DSC 9 15 B01) | 310cv | – | ||
L113CLL FlexCi – Piso Baixo | 220/320cv | 1994-1994 |