ViaCircular Transporte Coletivo

Scania Latin America Ltda

ATENÇÃO: os dados técnicos dos chassis Scania vão demorar a serem atualizados e a página também, visto que a empresa tem o PIOR ATENDIMENTO AO CLIENTE DO MUNDO. Tudo que é informação empurram para concessionária, nunca sabem de nada e NENHUM representante Scania responde mensagens. Acredito eu que estão acima de qualquer ser humano e nenhum ser vivo merece algum tipo de atenção se não tem dinheiro para comprar um chassis.

Scania Latin America Ltda

Índice da página

1. Nomenclatura dos chassis

1.1. Nomenclatura dos chassis da série 3

Nomenclatura: F 113 H L 220
Posição:

A 1ª posição mostra a localização do motor:

  • F: motor dianteiro
  • K: motor traseiro
  • L: motor traseiro longitudinal, inclinado (60°)
  • S: motor dianteiro com eixo dianteiro avançado

A 2ª posição mostra a cilindrada do motor + estágio de desenvolvimento, no caso 11 litros e estágio 3.

A 3ª posição mostra o tipo de construção do chassi:

  • A: articulado
  • C: piso normal / convencional 4×2
  • H: piso alto
  • T: piso normal / convencional 6×2

A 4ª posição mostra a localização da direção, L (Left): esquerda.

Quando na 4ª posição estiver somado mais um “L”, o segundo refere-se ao Low Entry (Piso baixo), incluída na versão em teste no Brasil L113CLL FlexCi.

A 5ª posição mostra a potência do motor, valor arredondado.

Esquema representativo da nomenclatura dos chassis da série 3:

Esquema representativo da nomenclatura dos chassis da série 3

1.2. Nomenclatura dos chassis da série 4

Nomenclatura: L 94 U B 4×2 L B 310
Posição:

A 1ª posição mostra a localização do motor:

  • F: motor dianteiro longitudinal, vertical adiante do eixo dianteiro
  • K: motor traseiro vertical, atrás do eixo traseiro
  • L: motor traseiro longitudinal, inclinado a 60° atrás do eixo dianteiro

A 2ª posição mostra a cilindrada do motor + estágio de desenvolvimento:

  • 94: 9 litros e estágio 4
  • 114: 11 litros e estágio 4
  • 124: 12 litros e estágio 4

A 3ª posição mostra o tipo de construção do chassi:

  • E: aplicação rodoviária e turismo em vias expressas
  • H: aplicações diversas
  • I: aplicação urbana em vias comuns e interurbana
  • U: aplicação urbana, chassi com piso baixo

A 4ª posição mostra a adaptação do chassi sendo A = articulado e B = básico.

A 5ª posição mostra o sistema de tração, 4×2, 6×2, 8×2, etc.

A 6ª posição mostra a altura do chassi:

  • H: piso alto
  • L: piso baixo
  • N: piso normal

A 7ª posição mostra a suspensão:

  • A: misto (a ar + molas)
  • B: a ar
  • I: independente
  • Z: molas

A 8ª posição mostra a potência do motor, valor arredondado.

2. Observações sobre as séries 5 e 6

Importante ressaltar que NÃO EXISTE SÉRIE 5 E 6 nos chassis de ônibus Scania (até o momento, ano 2022). As únicas séries existentes são: série 0, série 1, série 2, série 3 e série 4. Então por que raios estava escrito série 5 e série 6 no site? Apenas para ORGANIZAÇÃO, foi uma denominação INVENTADA para separar nomenclaturas definidas diferentemente das séries anteriores. Acontece que na “provável” série 5 renomearam os chassis para os códigos de posição do motor + potência, mas essa nova nomenclatura só foi adotada no COMERCIAL, a nomenclatura INTERNA permaneceu exatamente igual a série 4, por isso nas plaquetas se vê nomes completos como descrito no item anterior (item 1.2). E na série 6 voltaram descrições pós potência, ficando motor + potência + denominações de piso e suspensão, por isso mudando mais uma vez a nomenclatura COMERCIAL, mas a INTERNA permanece a mesma. Ainda tem mais a série intermediária entre a 4 e a 5, aonde existem chassis fabricados (mercado interno ou exportação) com nomenclatura interna da série 4, mas não se tem dados concretos e referenciados sobre receberem a nomenclatura da série 5, são chassis com motores DC 9 19, DC 9 20 e DC 9 21.

No site foram renomeadas as séries 5 para “série 4 – parte 3” e série 6 para “série 4 – parte 4” e também foi criada uma nova “série 4 – parte 2”, que são as que ficam no limbo entre as séries 4 e “5”. E no site agora essas séries vão ficar entre aspas para sinalizar que não existem e foram criadas apenas para organização das nomenclaturas.

Antiga “Série 5” renomeada para “Série 4 – parte 3”

Nomenclatura: K 270
Posição:

A 1ª posição mostra a localização do motor:

  • F: motor dianteiro longitudinal, vertical adiante do eixo dianteiro
  • K: motor traseiro vertical, atrás do eixo traseiro

A 2ª posição mostra a potência do motor, valor arredondado.

Antiga “Série 6” renomeada para “Série 4 – parte 4”

Nomenclatura: F 250 H B
Posição:

A 1ª posição mostra a localização do motor:

  • F: motor dianteiro longitudinal, vertical adiante do eixo dianteiro
  • K: motor traseiro vertical, atrás do eixo traseiro

A 2ª posição mostra a potência do motor, valor arredondado.

A 3ª posição mostra o tipo de construção do chassi:

  • H: aplicações diversas
  • I: aplicação urbana em vias comuns e interurbana
  • U: aplicação urbana, chassi com piso baixo

A 4ª posição mostra a adaptação do chassi sendo A = articulado e B = básico.

3. Produção

Produção: 1990-1999
  1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Produção   2363 2013 1154 1056 2075 1575 1781 1739 1157
Vendas internas   1969 1255 951 773 1516 1369 1343 1210 724
Exportação   242 868 260 217 357 192 205 468 490

Produção: 2000-2009
  2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Produção 1603 1311 609 1167 1425 2147 1819 2633 2258 1579
Vendas internas 1100 853 327 503 576 902 703 1019 821 770
Exportação 542 487 282 664 788 1224 1125 1570 1331 829

Produção: 2010-2019
  2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Produção                    
Vendas internas                    
Exportação                    

Produção: 2020-2029
  2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029
Produção                    
Vendas internas                    
Exportação                    

Fonte dos dados de produção: OTM Editora.

4. Informações da empresa

Razão social Scania Latin America Ltda
Fundação 02 de julho de 1957 (Brasil)
Endereço da fábrica Av. José Odorizzi, 151 / CEP: 09810-902 / São Bernardo do Campo-SP
Fones (11) 4344-9333 / Fax: (11) 4344-9036
Site www.scania.com.br

5. Dados técnicos: Chassis em produção

Em produção
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
F360HA 8×2 NB Biarticulado Piso Normal (DC 13 114) 360cv Desde 2015 P-7
K250IB 4×2 Urbano Piso Normal (DC 9 109) 250cv Desde 2012 P-7
K250IB 4×2 Rodoviário Piso Normal (DC 9 109) 250cv Desde 2012 P-7
K250UB 4×2 Urbano Piso Baixo (DC 9 109) 250cv Desde 2012 P-7
K270UB 4×2 Urbano Piso Baixo – Etanol (DC 9 E02 EEV) 270cv Desde 2011 P-7
K270UB 6×2 Urbano Piso Baixo – Etanol / 3º eixo direcional (DC 9 E02 EEV) 270cv Desde 2011 P-7
K310IA 6×2-2 Articulado Piso Normal (DC 9 110) 310cv Desde 2012 P-7
K310IA 8×2-2 Superarticulado Piso Normal – eixo adicional (DC 9 110) 310cv Desde 2012 P-7
K310IB 4×2 Rodoviário (DC 9 110) 310cv Desde 2012 P-7
K310IB 6×2 Urbano – 3º eixo direcional (DC 9 110) 310cv Desde 2012 P-7
K310UA 6×2-2 Articulado Piso Baixo (DC 9 110) 310cv Desde 2012 P-7
K310UB 6×2 Urbano Piso Baixo – 3º eixo direcional (DC 9 110) 310cv Desde 2012 P-7
K360IB 4×2 Rodoviário (DC 13 114) 360cv Desde 2012 P-7
K360IB 6×2 Rodoviário (DC 13 114) 360cv Desde 2012 P-7
K360IB 6×2 Rodoviário Low Driver (DC 13 114) 360cv Desde 2014 P-7
K400IB 6×2 Rodoviário (DC 13 113) 400cv Desde 2012 P-7
K400IB 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 13 113) 400cv Desde 2012 P-7
K400IB 6×2 Rodoviário Low Driver e Double Decker (DC 13 113) 400cv Desde 2014 P-7
K400IB 8×2 Rodoviário Low Driver e Double Decker (DC 13 113) 400cv Desde 2012 P-7
K440IB 8×2 Rodoviário Low Driver e Double Decker (DC 13 112) 440cv Desde 2012 P-7

6. Dados técnicos: Chassis antigos Saab Scania-Vabis (1960 até 1971)

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
B75 165cv 1960-1963  
B76 195cv 1963-1971  

7. Dados técnicos: Chassis da Série 0 (1971 até 1976)

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
B110 202cv 1971-1976  
B110 275cv 1971-1976  
BR110 202cv 1969-1972  
BR115 (D 11) 202cv 1971-1976  
BR115 (D 11) 275cv 1971-1976  

8. Dados técnicos: Chassis da Série 1 (1976 até 1983)

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
B111 (D 11 B05) 203cv 1976-1983  
B111 (DS 11 B05) 296cv 1976-1983  
B111 RS Articulado (DS 11 B03) 296cv 1978-1983  
BR116 (D 11 B08) 203cv 1976-1983  
BR116 (DS 11 B03) 296cv 1976-1983  

9. Dados técnicos: Chassis da Série 2 – parte 1 (1983 até 1988)

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
S112C (DN 11 01) 203cv 1983-1988  
S112C (DS 11 15) 305cv 1983-1988  
S112C (DS 11 18) 305cv 1983-1988  
S112 Articulado (DN 11 01) 203cv 1983-1988  
S112 Articulado (DS 11 15) 305cv 1983-1988  
K112C (DN 11 01) 203cv 1982-1987  
K112C (DS 11 15) 305cv 1982-1987  
K112C (DS 11 18) 305cv 1982-1987  
K112T (DS 11 15) 305cv 1985-1987  

10. Dados técnicos: Chassis da Série 2 – parte 2 (1987 até 1990)

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
F112HL (DN 11 01) 203cv 1989-1990  
F112HL (DS 11 15) 305cv 1988-1990  
F112HL – Jungle Bus (DN 11 01) 203cv 1987-1989  
F112HL – Jungle Bus (DS 11 15) 305cv 1987-1989  
K112CL (DN 11 01) 203cv 1987-1990  
K112CL (DS 11 15) 305cv 1987-1990  
K112CL (DSC 11 01) 333cv 1987-1990  
K112TL (DS 11 15) 305cv 1987-1990  
K112TL (DSC 11 01) 333cv 1987-1990  
S112CL (DN 11 01) 203cv 1988-1990  
S112CL (DS 11 15) 305cv 1988-1990  
S112CL Articulado (DS 11 15) 305cv 1988-1990  

11. Dados técnicos: Chassis da Série 3 (1990 até 1998)

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
F113HL 6×2 1997-1998  
F113HL 200 (DN 11 08) 203cv 1990-1994 18/86
F113HL 220 (DS 11 78) 220cv 1994-1998 P-3
F113HL 300 (DS 11 34) 303cv 1990-1992 18/86
F113HL 310 (DS 11 75) 310cv 1992-1998  
K113CL 200 (DN 11 08) 203cv 1992-1994 18/86
K113CL 300 (DS 11 34) 303cv 1990-1992 18/86
K113CL 310 (DS 11 75) 310cv 1992-1994  
K113CL 320 (DSC 11 21) 320cv 1992-1998 P-3
K113CL 320 6×2 (DSC 11 21) 320cv 1992-1998 P-3
K113CL 320 (DSC 11 32) 320cv 1992-1998 P-3
K113CL 350 (DSC 11 18) 354cv 1990-1992 18/86
K113CL 360 (DSC 11 23) 362cv 1992-1998 P-3
K113CL 360 6×2 (DSC 11 23) 362cv 1992-1998 P-3
K113CL 360 (DSC 11 33) 1992-1998 P-3
K113TL 300 (DS 11 34) 303cv 1990-1992 18/86
K113TL 320 (DSC 11 21) 320cv 1992-1998 P-3
K113TL 350 (DSC 11 18) 354cv 1990-1992 18/86
K113TL 360 (DSC 11 23) 362cv 1992-1998 P-3
K113TL 8×2 360 1996-1998  
L113CL 200 (DN 11 08) 203cv 1990-1994 18/86
L113CL 220 (DS 11 78) 220cv 1994-1998 P-3
L113CL 250 (DS 11 74) 254cv 1990-1992 18/86
L113CL 260 (DS 11 76) 258cv 1993-1994  
L113CL 300 (DS 11 34) 303cv 1990-1994 18/86
L113CL 350 (DSC 11 18) 354cv 1990-1994 18/86
S113AL 300 Articulado (DS 11 34) 303cv 1990-1992 18/86
S113AL 310 Articulado (DS 11 75) 310cv 1992-1994  
S113CL 200 (DN 11 08) 203cv 1990-1994 18/86
S113CL 300 (DS 11 34) 303cv 1990-1992 18/86
S113CL 300 Articulado (DS 11 34) 303cv 1990-1992 18/86

12. Dados técnicos: Chassis da Série 4 – parte 1 (1998 até 2005)

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
F94HA 6×2 NA 260 Articulado (DSC 9 12) 260cv 1998-2004 P-4
F94HA 6×2 NA 300 Articulado (DC 9 03) 300cv 2003-2005 P-5
F94HA 6×2 NA 310 Articulado (DSC 9 15) 310cv 1998-2005 P-4
F94HB 4×2 HZ 220 Piso Alto (DSC 9 11) 220cv 1998-2004 P-4
F94HB 4×2 HZ 230 Piso Alto (DC 9 01) 230cv 2004-2005 P-5
F94HB 4×2 HZ 260 Piso Alto (DC 9 02) 260cv 2004-2005 P-5
F94HB 4×2 HZ 300 Piso Alto (DC 9 03) 300cv 2004-2005 P-5
F94HB 4×2 HZ 310 Piso Alto (DSC 9 15) 310cv 1998-2005 P-4
F94HB 4×2 NZ 220 Piso Normal (DSC 9 11) 220cv 1998-2004 P-4
F94HB 4×2 NZ 230 Piso Normal (DC 9 01) 230cv 2004-2005 P-5
F94HB 4×2 NZ 260 Piso Normal (DSC 9 12) 260cv 1998-2004 P-4
F94HB 4×2 NZ 260 Piso Normal (DC 9 02) 260cv 2004-2005 P-5
F94HB 4×2 NZ 300 Piso Normal (DC 9 03) 300cv 2004-2005 P-5
F94HB 4×2 NZ 310 Piso Normal (DSC 9 15) 310cv 1998-2005 P-4
K94IB 4×2 NB 260 (DSC 9 12) 260cv 1998-2004 P-4
K94IB 4×2 NB 260 (DC 9 02) 260cv 2004-2005 P-5
K94IB 4×2 NB 300 (DC 9 03) 300cv 2004-2005 P-5
K94IB 4×2 NB 310 (DSC 9 15) 310cv 1998-2005 P-4
K94IB 6×2 NB 260 (DC 9 02) 260cv 2004-2005 P-5
K94IB 6×2 NB 300 (DC 9 03) 300cv 2004-2005 P-5
K124EB 4×2 LI 420 (DSC 12 05) 420cv 1998-2005 P-4
K124EB 4×2 NI 360 (DSC 12 02) 360cv 1998-2005 P-4
K124EB 4×2 NI 420 (DSC 12 05) 420cv 1998-2005 P-4
K124EB 6×2 LI 360 (DSC 12 02) 360cv 1998-2005 P-4
K124EB 6×2 LI 420 (DSC 12 05) 420cv 1998-2005 P-4
K124EB 6×2 NI 360 (DSC 12 02) 360cv 1998-2005 P-4
K124EB 6×2 NI 420 (DSC 12 05) 420cv 1998-2005 P-4
K124IB 4×2 NB 360 (DSC 12 02) 360cv 1998-2005 P-4
K124IB 4×2 NB 420 (DSC 12 05) 420cv 1998-2005 P-4
K124IB 6×2 NB 360 (DSC 12 02) 360cv 1998-2005 P-4
K124IB 6×2 NB 420 (DSC 12 05) 420cv 1998-2005 P-4
K124IB 8×2 NB 360 (DSC 12 02) 360cv 1999-2005 P-4
K124IB 8×2 NB 420 (DSC 12 05) 420cv 1999-2005 P-4
L94IA 6×2/2 NB 300 Articulado (DC 9 03) 300cv 2003-2005 P-5
L94IB 4×2 NB 220 (DSC 9 11) 220cv 1998-2004 P-4
L94IB 4×2 NB 230 (DC 9 01) 230cv 2004-2005 P-5
L94IB 4×2 NB 260 (DC 9 02) 260cv 2004-2005 P-5
L94IB 4×2 NB 300 (DC 9 03) 300cv 2003-2005 P-5
L94IB 4×2 NB 310 (DSC 9 15) 310cv 1998-2005 P-4
L94IB 6×2 LB 260 – 3º eixo direcional (DSC 9 12) 260cv 2001-2004 P-4
L94IB 6×2 NB 260 – 3º eixo direcional (DSC 9 12) 260cv 2001-2004 P-4
L94IB 6×2 NB 260 – 3º eixo direcional (DC 9 02) 260cv 2004-2005 P-5
L94IB 6×2 NB 300 – 3º eixo direcional (DC 9 03) 300cv 2003-2005 P-5
L94UA 6×2/2 LB 300 Articulado Piso Baixo (DC 9 03) 300cv 2003-2005 P-5
L94UB 4×2 LB 220 Piso Baixo (DSC 9 11) 220cv 1998-2004 P-4
L94UB 4×2 LB 230 Piso Baixo (DC 9 01) 230cv 2004-2005 P-5
L94UB 4×2 LB 260 Piso Baixo (DC 9 02) 260cv 2004-2005 P-5
L94UB 4×2 LB 300 Piso Baixo (DC 9 03) 300cv 2003-2005 P-5
L94UB 4×2 LB 310 Piso Baixo (DSC 9 15) 310cv 1998-2005 P-4
L94UB 6×2 LB 260 Piso Baixo (DSC 9 12) 260cv 2001-2004 P-4
L94UB 6×2 LB 260 Piso Baixo – 3º eixo direcional (DSC 9 12) 260cv 2001-2004 P-4
L94UB 6×2 LB 260 Piso Baixo (DC 9 02) 260cv 2004-2005 P-5
L94UB 6×2 LB 260 Piso Baixo – 3º eixo direcional (DC 9 02) 260cv 2004-2005 P-5
L94UB 6×2 LB 300 (DC 9 03) 300cv 2003-2005 P-5
L94UB 6×2 LB 300 – 3º eixo direcional (DC 9 03) 300cv 2003-2005 P-5

13. Dados técnicos: Chassis da Série 4 – parte 2 “limbo” (2005 até 2008)

“limbo”: essa lista de chassis encontra-se em um espaço de tempo não definido. Há informações da existência deles, porém ainda não confirmadas se foram comercializados com a nomenclatura da “Série 4 – parte 1” ou “Série 4 – parte 3”. Ao passo que os dados forem completados, esses chassis vão sendo movidos para a série correta.

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
F94HA 6×2 NA 310 Articulado (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
F94HB 4×2 HZ 230 Piso Alto (DC 9 19) 230cv 2005-2008 P-5
F94HB 4×2 HZ 270 Piso Alto (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
F94HB 4×2 HZ 310 Piso Alto (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
F94HB 4×2 NZ 230 Piso Normal (DC 9 19) 230cv 2005-2008 P-5
F94HB 4×2 NZ 270 Piso Normal (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
F94HB 4×2 NZ 310 Piso Normal (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
K94IA 6×2 NB 310 Articulado (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
K94IB 4×2 NB 270 (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
K94IB 6×2 NB 270 (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
K94IB 6×2 NB 270 – 3º eixo direcional (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
K94IB 6×2 NB 310 (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
K94IB 6×2 NB 310 – 3º eixo direcional (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
K94UA 4×2 LB 310 Articulado (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
K94UA 6×2 ALB 310 Articulado (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
K94UB 4×2 LB 230 (DC 9 19) 230cv 2005-2008 P-5
K94UB 4×2 LB 270 (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
K94UB 6×2 LB 270 (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
K94UB 6×2 LB 270 – 3º eixo direcional (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
K94UB 6×2 LB 310 (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
K94UB 6×2 LB 310 – 3º eixo direcional (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
L94IB 4×2 NB 230 (DC 9 19) 230cv 2005-2008 P-5
L94IB 4×2 NB 310 (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
L94IB 6×2 NB 310 – 3º eixo direcional (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
L94UB 4×2 LB 230 Piso Baixo (DC 9 19) 230cv 2005-2008 P-5
L94UB 4×2 LB 270 Piso Baixo (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
L94UB 4×2 LB 310 Piso Baixo (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
L94UB 6×2 LB 270 (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
L94UB 6×2 LB 270 – 3º eixo direcional (DC 9 20) 270cv 2005-2008 P-5
L94UB 6×2 LB 310 (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
L94UB 6×2 LB 310 – 3º eixo direcional (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5

14. Dados técnicos: Chassis da Série 4 – parte 3 (2005 até 2011)

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
F230 4×2 Urbano (DC 9 13) 230cv 2009-11/12 P-5
F270 4×2 Piso Alto (DC 9 12) 270cv 2009-11/12 P-5
F270 6×2 Piso Alto (DC 9 12) 270cv 2009-11/12 P-5
K230 4×2 (DC 9 19) [K94IB 4×2 NB 230] 230cv 2005-2008 P-5
K230 4×2 Urbano – Piso Normal e Piso Baixo (DC 9 13) 230cv 2009-11/12 P-5
K270 4×2 (DC 9 20) [L94IB 4×2 NB 270] 270cv 2006-2008 P-5
K270 6×2 – 3º eixo direcional (DC 9 20) [L94IB 6×2 NB 270 – 3º eixo direcional] 270cv 2005-2008 P-5
K270 6×2 Urbano – Piso Normal e Piso Baixo (DC 9 12) 270cv 2008-11/12 P-5
K270 4×2 Rodoviário (DC 9 12) 270cv 2008-11/12 P-5
K310 4×2 Rodoviário (DC 9 21) [K94IB 4×2 NB 310] 310cv 2005-2008 P-5
K310 4×2 Rodoviário (DC 9 11) 310cv 2008-11/12 P-5
K310 6×2/2 Urbano Articulado (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
K310 6×2/2 Urbano Articulado – Piso baixo (DC 9 21) 310cv 2005-2008 P-5
K310 6×2/2 Urbano Articulado (DC 9 11) 310cv 2008-11/12 P-5
K310 8×2/2 Urbano Articulado – eixo adicional (DC 9 11) 310cv 2008-11/12 P-5
K340 4×2 Rodoviário (DC 11 03) [K114IB 4×2 NB 340] 340cv 2006-2008 P-5
K340 4×2 Rodoviário (DC 11 08) 340cv 2008-11/12 P-5
K340 6×2 Rodoviário (DC 11 03) [K114IB 6×2 NB 340] 340cv 2006-2008 P-5
K340 6×2 Rodoviário (DC 11 08) 340cv 2008-11/12 P-5
K340 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 11 08) 340cv 2008-11/12 P-5
K360 4×2, 6×2 e 8×2 Rodoviário (DSC 12 02) 360cv 2005-2006 P-4
K380 4×2 Rodoviário (DC 11 04) [K114IB 4×2 NB 380] 380cv 2006-2008 P-5
K380 4×2 Rodoviário (DC 12 16) [K124IB 4×2 NB 380] 380cv 2008-2008 P-5
K380 4×2 e 6×2 Rodoviário (DC 12 17) 380cv 2009-11/12 P-5
K380 6×2 Rodoviário (DC 11 04) [K114IB 6×2 NB 380] 380cv 2006-2008 P-5
K380 6×2 Rodoviário (DC 12 16) [K124IB 6×2 NB 380] 380cv 2008-2008 P-5
K380 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 12 16) [K124IB 6×2 NB 380 – 3º eixo direcional] 380cv 2008-2008 P-5
K380 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 12 17) 380cv 2009-11/12 P-5
K380 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 11 04) [K114IB 8×2 NB 380] 380cv 2006-2008 P-5
K380 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 16) [K124IB 8×2 NB 380] 380cv 2008-2008 P-5
K380 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 17) 380cv 2009-11/12 P-5
K420 4×2 Rodoviário (DC 12 01) [K124EB 4×2 NI 420] 420cv 2005-2008 P-4
K420 4×2 Rodoviário (DC 12 01) [K124IB 4×2 NB 420] 420cv 2005-2008 P-4
K420 4×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 01) [K124EB 4×2 LI 420] 420cv 2005-2008 P-4
K420 4×2 Rodoviário (DC 12 06) 420cv 2008-11/12 P-5
K420 6×2 Rodoviário (DC 12 01) [K124EB 6×2 NI 420] 420cv 2005-2008 P-4
K420 6×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 01) [K124EB 6×2 LI 420] 420cv 2005-2008 P-4
K420 6×2 Rodoviário Normal e Low Driver (DC 12 01) [K124IB 6×2 NB 420] 420cv 2005-2008 P-4
K420 6×2 Rodoviário (DC 12 06) 420cv 2008-11/12 P-5
K420 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 12 06) 420cv 2008-11/12 P-5
K420 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 01) [K124IB 8×2 NB 420] 420cv 2005-2008 P-5
K420 8×2 Rodoviário Low Driver (DC 12 06) 420cv 2008-11/12 P-5

15. Dados técnicos: Chassis da Série 4 – parte 4 (A partir de 2012)

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
F250HB 4×2 HZ Urbano Piso Alto (DC 9 109) 250cv 2012-2014 P-7
F250HB 4×2 HZ Rodoviário Piso Alto (DC 9 109) 250cv 2014-? P-7
F250HB 4×2 NZ Urbano Piso Normal (DC 9 109) 250cv 2014-? P-7
F250HB 4×2 NZ Rodoviário Piso Normal (DC 9 109) 250cv 2014-? P-7
F250HB 6×2 (DC 9 109) 250cv P-7
F310HB 4×2 Urbano Piso Alto (DC 9 110) 310cv 2012-2014 P-7
F310HB 4×2 Rodoviário Piso Alto (DC 9 110) 310cv 2012-2014 P-7
F310HB 6×2 Rodoviário Piso Alto (DC 9 110) 310cv 2012-2014 P-7
K400IB 4×2 Rodoviário (DC 13 113) 400cv 2012-2014 P-7
K440IB 4×2 Rodoviário (DC 13 112) 440cv 2012-2014 P-7
K440IB 6×2 Rodoviário (DC 13 112) 440cv 2012-2014 P-7
K440IB 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (DC 13 112) 440cv 2012-2014 P-7

16. Dados técnicos: Chassis importados e carros teste

Importados da Suécia e em teste
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Proconve
BEST (Bioethanol for Sustainable Transport) 2006-2009 N/A
K270 4×2 (DC 9 E02) 270cv  
K270 6×2 – 3º eixo direcional (DC 9 E02) 270cv  
K270 8×2 Articulado (DC 9 E02) 270cv  
K270LB 6×2 LB (DC 9 E02) 270cv  
K280UB 6×2 – Piso baixo 2019-2020 N/A
K124EB 4×2 LI 360 (DSC 12 02) 362cv  
L94IB 4×2 NB 220 (DSC 9 11 B01) 220cv  
L94IB 4×2 NB 230 (DSI 9 E01) 230cv  
L94IB 4×2 NB 310 (DSC 9 15 B01) 310cv  
L94UB 4×2 LB 220 (DSC 9 11 B01) 220cv  
L94UB 4×2 LB 230 (DSI 9 E01) 230cv  
L94UB 4×2 LB 310 (DSC 9 15 B01) 310cv  
L113CLL FlexCi – Piso Baixo 220/320cv 1994-1994  

Função desabilitada

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