ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e rodoviário
- Fabricação: De 1976 até 1983
- Baumúster: Sem registro
- Fonte dos dados: Saab-Scania do Brasil S.A.
- Tipo: D 11 B 05
- Sistema de trabalho: Diesel 4 tempos, injeção direta Scania
- Número de cilindros: 6 em linha
- Diâmetro do cilindro: 127 mm
- Curso do êmbolo: 145 mm
- Cilindrada: 11,02 dm³ (litros)
- Relação de compressão: 16:1
- Potência DIN: 149 kW a 2200/min – 203cv a 2200 rpm
- Torque DIN: 760 Nm a 1200/min – 77 mkgf a 1200 rpm
- Capacidade de óleo: 25 dm³ (litros)
Motor opcional
- Tipo: DS 11 B 05
- Sistema de trabalho: Diesel 4 tempos, injeção direta Scania, equipado com turbo-compressor acionado pelos gases de escape
- Número de cilindros: 6 em linha
- Cilindrada: 11,02 dm³ (litros)
- Relação de compressão: 15:1
- Potência DIN: 218 kW a 2200/min – 296cv a 2200 rpm
- Torque DIN: 1090 Nm a 1400/min – 111 mkgf a 1400 rpm
Engrenagens de distribuição
- Impulsionam a árvore de comando das válvulas, a bomba de óleo, a bomba injetora, o compressor de ar e a bomba hidráulica de direção; enquanto que o ventilador, a bomba de água e o alternador são movidos por correias duplas. O sistema é, portanto, de alta confiabilidade e precisão.
Sistema de lubrificação
- O óleo de lubrificação é purificado antes da bomba de óleo por um filtro localizado no cárter e depois da bomba por um filtro de dupla ação, do tipo ciclone-centrífugo (patente Scania) que por ocasião das revisões basta simplesmente limpar o conjunto. Este sistema conta com um intercambiador de calor, o qual está ligado ao sistema de arrefecimento do motor. O sistema de lubrificação está provido de um manômetro de pressão do óleo, que comanda uma lâmpada de alarme no painel de instrumentos que se acende e aciona um alarme sonoro quando a pressão cai abaixo do normal. Filtro exclusivo para o Turbo-compressor.
Sistema de alimentação
- Bomba injetora Bosch. O sistema inclui um filtro no reservatório de combustível, um pré-filtro situado antes da bomba de alimentação e dois filtros conectados em paralelo, antes da bomba injetora. O sistema conta com um regulador centrífugo que regula o fluxo de combustível de acordo com a carga do motor.
Sistema de arrefecimento – Capacidade: 43 dm³ (litros)
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Por água, com galerias no bloco do motor e nos cabeçotes. A temperatura é controlada por dois termostatos. O sistema conta com um tanque de expansão que permite manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, proporcionando-lhe melhor rendimento. Ventilador aspirante de 10 pás (Ø 600 mm).
Camisas do tipo úmido e removível, de fácil substituição, que asseguram um arrefecimento eficiente do motor.
- Alternador: 28 V – Gerador de corrente alternada com retificador interno. Regulador de voltagem separado, do tipo transistorizado.
- Amperagem (Ampère): 35 A
- Potência (Watt): 980 W
- Bateria: Duas, de 12 Volts cada uma, em série
- Tensão nominal (volt): 24 V
- Capacidade (Ampère/hora): 120 Ah
- Motor de partida: (4,4 kW) 6cv / 24 V
- Buzina elétrica: 24 V / 104 dB
- Iluminação: Faróis com luz baixa assimétrica à direita de fácil ajuste. Pisca-piscas dianteiros com luz de cor laranja. Lanternas traseiras combinadas: para luz de freios e lanternas (vermelha) e pisca-pisca (laranja).
- Caixa de fusíveis – Fusíveis de 5A e 8A: Caixa de fusíveis montada numa tampa retrátil sob o painel de instrumentos. Os fusíveis são de fácil acesso e uma plaqueta indica os respectivos pontos de utilização.
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Cabos elétricos: Os cabos elétricos são reunidos em chicotes, dentro do compartimento do motor. Conector existente junto a coluna da direção, que distribui os cabos do sistema elétrico.
Todos chicotes do sistema elétrico tem isolamento à prova de calor (PVC) e são providos de terminais com marcação.
Alavanca para acionamento da luz alta e baixa posicionada ao lado esquerdo, abaixo do volante que também liga os indicadores de direção. -
Instrumentos: Instrumentos indicadores de pressão do óleo, nível de combustível, pressão dos freios e temperatura d'água reunidos no instrumento combinado.
Os instrumentos encontram-se em posição central à frente do motorista, facilmente desmontáveis e iluminados com luz verde.
Quando ocorre baixa pressão do óleo lubrificante, alta temperatura no sistema de arrefecimento e/ou pressão insuficiente no sistema de freios, um alarme sonoro e a correspondente lâmpada de aviso é acionada.
Tacômetro e velocímetro com odômetro.
Equipamentos técnicos especiais (opcionais)
- Dois alternadores de 28V, em paralelo
- Amperagem (Ampère): 70 A
- Potência (Watt): 1960 W
- Tacógrafo: Fabricação "VDO", com registro para 7 dias
Tipo monodisco seco, com cubo elástico. Comando mecânico. Graxeira externa para facilitar a lubrificação do rolamento de encosto. Pressão do pedal reduzida a um mínimo pelo mecanismo de alívio.
- Tipo: K-422-1
- Diâmetro: 420 mm
- Área de fricção: 2010 cm²
- Molas de pressão: 36
Opcional
- Tipo K-422-2. Equipada com molas de aço-liga (Si Cr) para suportar uma força de atrito maior, devido ao aumento do torque do motor.
- Capacidade de óleo: 10 dm³ (litros)
- Tipo: Scania G-773, com cinco marchas à frente, sincronizadas de 2ª à 5ª e uma à ré.
Todas as marchas à frente são de engrenagens helicoidais, e estão constantemente engrenadas.
Todas as engrenagens e a engrenagem intermediária de marcha à ré estão montadas sobre rolamentos do tipo agulha. As engrenagens do eixo intermediário recebem lubrificação forçada através de uma bomba separada acionada pelo eixo primário. Bujão magnético para drenagem de óleo.
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Relação de redução:
1ª – 6,24:1
2ª – 3,29:1
3ª – 1,86:1
4ª – 1,28:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,24:1
Eixo de transmissão (cardan)
- Eixo tubular dinamicamente balanceado com juntas universais. As extremidades das juntas universais são montadas diretamente na caixa de mudanças e diferencial respectivamente. As juntas universais são montadas sobre rolamentos do tipo agulha, com partes desgastáveis substituíveis.
Eixo dianteiro
- Eixo reforçado de aço em perfil "l", forjado a frio, endurecimento e temperado. Cada cubo de roda tem dois rolamentos ajustáveis. O pino mestre está alojado em buchas de bronze revestidas de aço e suas extremidades são revestidas de cromo. Equipado com amortecedores telescópicos, hidráulicos, de dupla ação.
Eixos traseiros
- Capacidade de óleo: 11 dm³ (litros)
- Propulsão e tipo de carcaça: Scania R 653, redução tipo hipóide, dentes de coroa e pinhão do tipo "Gleason". O conjunto diferencial pode ser removido facilmente numa só peça. Bujão magnético para drenagem do óleo.
- Relações de redução: 4,38:1 ou 3,89:1 ou 5,67:1
A carcaça do eixo traseiro é construída de chapas de aço especial, estampadas. Os cubos das rodas são providos de resistentes rolamentos, que se apoiam na carcaça, proporcionando aos semi-eixos ficarem livres da função de suportar os esforços.
- Batente e batente: 4,4 litros
- Capacidade de óleo: 3,8 dm³ (litros)
Direção hidráulica de fácil operação, de marca ZF. A parte mecânica do conjunto de direção é independente do sistema hidráulico. A bomba hidráulica, montada no motor, é acionada pelas engrenagens de distribuição.
- Altura da viga: 220 mm
- Largura da aba: 80 mm
- Expessura do material: 5 mm
- Largura do chassi: 950 mm
Duplo, do tipo plataforma, com arco sobre eixos. Quadro feito com vigas de perfil "U", prensadas a frio, em aço selecionado. Travessas estampadas e rebitadas a frio à alma das longarinas, proporcionando excelente resistência aos esforços de torção e flexão.
Tanque de combustível
- Capacidade: 200 dm³ (litros)
O tanque de combustível, localizado do lado esquerdo na frente do eixo traseiro, está provido de chapas quebra-ondas, rebaixo para impurezas e filtro no tubo de sucção. Tampa de segurança tipo baioneta.
Roda/ Aro
- Roda raiada / aros fundidos, desmontáveis, 8,00 x 22''
Pneus / Lonas
- 11.00 x 22'' / 14
Equipamentos técnicos especiais (opcionais)
- Roda/Aro: roda raiada / aros fundidos, desmontáveis, 8,00 x 20''
- Pneu/Lonas: (Mercado de exportação) 11.00 x 20'' / 14
- Comprimento – dianteira / traseira (mm): 1746 / 1894
- Largura – dianteira / traseira (mm): 102 / 102
- Número de folhas – dianteira / traseira: 8 / 11
Equipamento técnico especial (Opcional)
- Número de folhas – dianteira / traseira: 7 / 10 ou 13
Suspensão (molas)
- Feixes de molas semi-elípticas de aço sílico-manganês. A primeira e a segunda folha dos feixes dianteiro e traseiro são jateadas a granalha. Os feixes de molas dianteiros são fixados em sua parte traseira por pinos roscados e buchas seladas por anéis de borracha. As extremidades traseiras dos feixes dianteiros e os feixes traseiros estão fixados ao quadro do chassi por meio de suportes com blocos de borracha especial, que absorvem as vibrações decorrentes do movimento da suspensão, proporcionando maior vida útil às molas. Barra etabilizadora jateada a granalha, ligada ao eixo traseiro por meio de articuladores, possibilitando maior estabilidade. Equipada com amortecedores telescópicos, hidráulicos, de dupla ação.
Opcional – Suspensão pneumática (A AR) no eixo traseiro
- Suspensão a ar tipo Scania, com câmaras do tipo flutuantes. A suspensão conta com quatro câmaras de ar, fixadas a um subchassi. O eixo traseiro é fixado por três barras de reação longitudinais e uma transversal. As barras estão mintadas em buchas que não requerem lubrificação. A distância entre o eixo e a carroceria é mantida constante por duas válvulas de nível, reguláveis. Devido à considerável distância que separa as câmaras de ar do centro do veículo, não é necessário nenhum tipo de estabilizador. Equipada com quatro amortecedores telescópicos, hidráulicos, de dupla ação.
Circuito duplo, de ação direta, totalmente pneumático.
- Compressor: Movido pelas engrenagens de distribuição, lubrificado pelo óleo do motor. Capacidade de ar de 520 litros/min a 2200 rpm.
- Tanques: Os tanques de ar estão situados numa posição protegida entre as longarinas da seção dianteira.
-
Alimentação: Efetuada por quatro tanques, com capacidade total de 158 dm³ (litros). Dois deles com capacidades total de 94 dm³ (litros) são divididos em (36 + 11) dm³ (litros) cada um, sendo o freio de estacionamento alimentado por 36 dm³ (litros); o freio de serviço do eixo dianteiro por (11 + 11) dm³ (litros) ligados em série e o freio do eixo traseiro por 36 dm³ (litros).
O tanque do freio de emergência é isolado dos demais e tem capacidade de 32 dm³ (litros). Todo o sistema de freios é assistido diretamente por um tanque úmido de 32 dm³ (litros). - Sistema de freio de serviço: Circuito duplo de ação direta, totalmente pneumático. Circuitos separados para os eixos dianteiro e traseiro. Pressão de serviço: 6,7 – 7,7 kp/cm² (670 – 770 bar). Os cilindros de freio são do tipo diafragma.
-
Freio de estacionamento: Tipo mola acumuladora, sistemas montados nos cilindros de freio do eixo traseiro. O circuito é independente daqueles dos freios de serviço.
O freio de estacionamento é comandado do lugar do motorista, eletropneumaticamente. Se não há ar no sistema, o freio permanece travado, podendo ser solto através de uma porca nos cilindros de freio ou aplicando-se ar comprimido de um pneu a uma válvula situada sob o painel de instrumentos. Pode ser utilizado como Freio de Emergência, com ação imediata ou progressiva.
Lonas de freio
- Largura (mm): Dianteiro – 127 / Traseiro – 203
- Espessura (mm): Dianteiro – 19 / Traseiro – 19
- Área (cm²): Dianteiro – 2150 / Traseiro – 3400
- Área total de frenagem: 5550 cm²
As sapatas de freio estão equipadas com eixos excêntricos para assegurar uma ação rápida, segura e uniforme. Os eixos excêntricos estão montados em mancais endurecidos e revestidos de cromo, selados por anéis de vedação. A construção raiada das rodas, praticamente elimina o problema da fadiga dos freios em virtude da dissipação do calor gerado através dos raios da roda, o que auxilia também a prolongar a vida útil das lonas do freio.
Equipamentos técnicos especiais – Opcionais
- Freio motor: Consiste numa válvula localizada no coletor de escapamento. O seu acionamento é eletro-pneumático e consiste em frear progressivamente o veículo adequando-o à velocidade desejada, com a vantagem de poupar combustível e freio e ser completamente independente do sistema pneumático de uso normal.
- Ajustadores automáticos dos freios: Dispositivo automático que assegura um ajuste constante, independente do desgaste das lonas de freio.
- Mangueira para tomada de ar (20m)
- Silencioso – suspenso em coxim de borracha montado ao lado direito do veículo.
- Jogo de ferramentas – no qual também entram fusíveis, estojo de pronto socorro, triângulo de segurança e macaco hidráulico de 12 toneladas.
- Cor usada para pintura – quadro do chassi na cor cinza.
- Equipamento extra – lavadores e limpadores dos faróis.
- (A) Distância entre-eixos: 6250
- (B) Comprimento total: 9620
- (C) Balanço dianteiro: 1470
- (D) Balanço traseiro: 1900
- (E) Bitola dianteira: 1895
- (F) Bitola traseira: 1800
- (G) Largura sobre o eixo dianteiro: 2200
- (H) Largura sobre o eixo traseiro: 2461
- (K) Vão livre ao solo, eixo dianteiro: 230 (suspensão de mola) / 240 (suspensão a ar)
- (L) Vão livre ao solo, eixo traseiro: 270
- (M) Raio de curva máximo, roda externa: 11850
- Distância entre as câmaras de ar – sentido longitudinal: 1600
- Distância entre as câmaras de ar – sentido transversal: 1700
TARA (peso do chassi em ordem de marcha, em kg) – Mola / D11 e DS11
- Eixo dianteiro: 3040 / 3070
- Eixo traseiro: 1940 / 1960
- Total: 4980 / 5030
TARA (peso do chassi em ordem de marcha, em kg) – Ar / D11 e DS11
- Eixo dianteiro: 3133 / 3150
- Eixo traseiro: 1997 / 2010
- Total: 5130 / 5160
Peso bruto total máximo, por eixo (kg) – de acordo com a Lei da Balança
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 15000
Relação de redução 4,38:1
- Velocidade máxima (km/h) – com Pneus 20'': 97
- Velocidade máxima (km/h) – com Pneus 22'': 102
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor D 11, com Pneus 20'': 22
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor D 11, com Pneus 22'': 21
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor DS 11, com Pneus 20'': 33
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor DS 11, com Pneus 22'': 31
Relação de redução 3,89:1
- Velocidade máxima (km/h) – com Pneus 20'': 109
- Velocidade máxima (km/h) – com Pneus 22'': 115
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor D 11, com Pneus 20'': 20
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor D 11, com Pneus 22'': 19
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor DS 11, com Pneus 20'': 29
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor DS 11, com Pneus 22'': 28
Relação de redução 5,67:1
- Velocidade máxima (km/h) – com Pneus 20'': 75
- Velocidade máxima (km/h) – com Pneus 22'': 79
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor D 11, com Pneus 20'': 29
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor D 11, com Pneus 22'': 28
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor DS 11, com Pneus 20'': 43
- Capacidade de subida de rampa (%) – Motor DS 11, com Pneus 22'': 41
Versão Urbano
- Versão 12,00m – Lotação: 90 passageiros (53 sentados e 37 em pé)
- Versão 13,20m – Lotação: 90 passageiros (52 sentados e 38 em pé)
Versão Rodoviário Comercial – Espaçamento entre bancos = 850mm
- Versão 12,00m – Lotação: 42 passageiros (sem WC)
- Versão 12,00m – Lotação: 40 passageiros (com WC)
- Versão 13,20m – Lotação: 46 passageiros (sem WC)
- Versão 13,20m – Lotação: 44 passageiros (com WC)
Versão Rodoviário Executivo – Espaçamento entre bancos = 920mm
- Versão 12,00m – Lotação: 34 passageiros (sem WC)
- Versão 12,00m – Lotação: 32 passageiros (com WC)
- Versão 13,20m – Lotação: 38 passageiros (sem WC)
- Versão 13,20m – Lotação: 36 passageiros (com WC)
Versão Rodoviário Leito – Espaçamento entre bancos = 1250mm
- Versão 12,00m – Lotação: 19 passageiros
- Versão 13,20m – Lotação: 22 passageiros