ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Scania BR116

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: De 1976 até 1983
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Scania ()

Motor

  • Tipo: Scania  D 11 B 08
  • Sistema de trabalho: Diesel, 4 tempos, injeção direta Scania
  • Número de cilindros: 6, em linha
  • Diâmetro do cilindro: 127 mm
  • Curso dos pistões: 145 mm
  • Cilindrada: 11,02 dm³ (litros)
  • Relação de compressão: 16:1
  • Potência DIN: 149 kW a 2200/min – 203cv a 2200 rpm
  • Torque DIN: 760 Nm a 1200/min – 77 mkgf a 1200 rpm
  • Capacidade de óleo: 25 dm³ (litros)

 Equipamento técnico especial (opcional) 

  • Tipo: Scania DS 11 B 03
  • Sistema de trabalho: Diesel, 4 tempos, injeção direta Scania, equipado com turbo-compressor movido pelos gases de escape
  • Número de cilindros: 6, em linha
  • Cilindrada: 11,02 dm³ (litros)
  • Relação de compressão: 15:1
  • Potência DIN: 218 kW a 2200/min – 296cv a 2200 rpm
  • Torque DIN: 1090 Nm a 1400/min – 111 mkgf a 1400 rpm

 Engrenagens de distribuição 

  • Impulsionam a árvore de comando das válvulas, a bomba de óleo, a bomba injetora, o compressor de ar e a bomba hidráulica de direção; enquanto que o ventilador, a bomba de água e o alternador são movidos por correias duplas. O sistema é, portanto, de alta confiabilidade e precisão.

 Sistema de lubrificação 

  • O óleo de lubrificação é purificado antes da bomba de óleo por um filtro localizado no cárter e depois da bomba por um filtro de dupla ação, do tipo ciclone centrífugo (patente Scania), que por ocasião das revisões basta simplesmente limpar o conjunto. Este sistema conta com um intercambiador de calor, o qual está ligado ao sistema de arrefecimento do motor. O sistema de lubrificação está provido de um manômetro de pressão do óleo, que comanda uma lâmpada de alarme no painel de instrumentos que se acende e aciona um alarme quando a pressão cai abaixo do normal. Filtro exclusivo para o Turbo-compressor.

 Sistema de alimentação 

  • Bomba injetora Bosch. O sistema inclui um filtro no reservatório de combustível, um pré-filtro situado antes da bomba de alimentação e dois filtros conectados em paralelo, antes da bomba injetora. O sistema conta com um regulador centrífugo que regula o fluxo de combustível de acordo com a carga do motor.

 Sistema de arrefecimento 

  • Capacidade: 52 dm³ (litros)
  • Por água, com galerias no bloco do motor e nos cabeçotes. A temperatura é controlada por dois termostatos. O sistema conta com um tanque de expansão que permite manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, proporcionando-lhe melhor rendimento. Camisas do tipo úmido e removível, de fácil substituição, que asseguram um arrefecimento eficiente do motor. Ventilador aspirante de 10 pás (Ø 600 mm).

Sistema elétrico

  • Alternador (Volt): 28 V (Gerador de corrente alternada, com retificador interno. Regulador de voltagem separado, do tipo transistorizado)
  • Amperagem (Ampère): 35 A
  • Potência (Watt): 980 W
  • Bateria: Duas, de 12 V cada uma, em série
  • Tensão nominal (Volt): 24 V
  • Capacidade (Ampère/hora): 120 Ah
  • Motor de partida: (4,4 kW) 6cv / 24 V
  • Buzina Bosch: 24 V / 104 dB – elétrica
  • Chave geral da bateria
  • Computador de luz alta e baixa – acionado por botão no assoalho
  • Interruptor indicador de direção: Luz alta e baixa – acionado por alavanca (na coluna da direção) com uma lâmpada piloto na extremidade da alavanca. O piscar de luz alta, é feito em combinação com um relé de passo. Pode ser usado para sinalização durante o dia.
  • Caixa de fusíveis: Na parte frontal do veículo, é de fácil acesso e uma plaqueta indica os respectios pontos de utilização.
  • Cabos elétricos: Os cabos elétricos são reunidos em chicotes no compartimento do motor com isolamento a prova de calor (PVC 100°) e os demais com isolamento de PVC, providos de terminais com marcação.
  • Instrumentos: Os instrumentos indicadores de pressão do óleo, nível de combustível, pressão dos freios, temperatura d'água e lâmpada central de alarme, estão reunidos no instrumento combinado.
    Os instrumentos encontram-se em posição central à frente do motorista, facilmente desmontáveis e iluminados com luz verde.
    Quando ocorre baixa pressão do óleo lubrificante, alta temperatura no sistema de arrefecimento e/ou pressão insuficiente no sistema de freios, um alarme sonoro e a correspondente lâmpada de aviso é acionada.
    Tacômetro e velocímetro com odômetro.
  • Quadro do motor: Medidor de temperatura, manômetro e lâmpada de controle para pressão do óleo, montada por dentro de uma tampa bem vedada de fácil abertura.
  • Caixa de instrumentos no quadro do motor: Os instrumentos reguladores de tensões, relés de partida, relé de trava de partida, regulador de pressão, indicador de pressão baixa, bloco de conectores para fusíveis e acoplamento são montados numa caixa bem vedada em conjunto com o painel de instrumentos no quadro do motor. Fácil manutenção através de uma tampa na caixa.
  • Interruptores: Interruptores no painel de instrumentos, na frente do motorista e no quadro do motor, sendo quatro os interruptores: partida, parada, iluminação e interruptor separado para partida do motor, que do lugar do motorista alterna-se para o quadro do motor, colocado no lado dos instrumentos, abaixo da tampa.

 Equipamento técnico especial (opcional) 

  • Alternador (Volt): Dois alternadores 28 V cada, em paralelo
  • Amperagem (Ampère): 70 A
  • Potência (Watt): 1960 W
  • Tacógrafo: Fabricação "VDO", com registro para 7 dias

Embreagem

Monodisco seco, com cubo elástico. Comando hidropneumático. Pressão do pedal reduzida a um mínimo pelo mecanismo de alívio. Engraxadeira externa para facilitar a lubrificação do rolamento de apoio.  

  • Tipo: K-422-1
  • Diâmetro: 420 mm
  • Área de fricção: 2010 cm²
  • Molas de pressão: 36

 Equipamento técnico especial (opcional) 

  • Tipo K-422-2. Equipada com molas de aço-liga (Si Cr) para suportar uma força de atrito maior, devido ao aumento do torque do motor.

Transmissão

  • Capacidade de óleo: 9 dm³ (litros)
  • Tipo: Scania G 764, com cinco marchas à frente, sincronizadas de 2ª à 5ª e uma à ré.

Todas as marchas à frente são de engrenagens de dentes helicoidais e estão constantemente engrenadas. Todas as engrenagens e a engrenagem intermediária de marcha à ré estão montadas sobre rolamentos do tipo agulha.
As engrenagens do eixo intermediário recebem lubrificação forçada por uma bomba separada acionada pelo eixo primário. Bujão magnético para drenagem do óleo.

  • Relação de redução:
    1ª – 6,24:1
    2ª – 3,36:1
    3ª – 1,88:1
    4ª – 1,28:1
    5ª – 1,00:1
    Ré – 6,24:1

Eixos

 Eixo dianteiro 

  • Eixo reforçado de aço, em perfil "l", forjado a frio, endurecido e temperado. Cada cubo de roda tem dois rolamentos ajustáveis. O pino mestre está alojado em buchas de bronze revestidas de aço e suas extremidades são revestidas de cromo. Equipado com amortecedores telescópicos, hidráulicos, de dupla ação.

 Eixos traseiros 

  • Capacidade de óleo: 11 dm³ (litros)
  • Propulsão e tipo de carcaça: Scania R 653, tipo hipóide, de simples redução, dentes da coroa e pinhão do tipo "Gleason". Bujão magnético para drenagem do óleo.
  • Relaçoes de redução: 4,38:1 ou 3,89:1 ou 5,67:1

A carcaça do eixo traseiro é construída de aço especial, estampadas. Os cubos das rodas são providos de resistentes rolamentos, que se apoiam na carcaça, proporcionando aos semi-eixos ficarem livres da função de suportar os esforços.

Direção

  • Número de voltas batente a batente: 4,4
  • Capacidade de óleo: 3,8 dm³ (litros)

Direção hidráulica, marca ZF, de fácil operação. Altamente sensível, de ação suave e amortecedora. A parte mecânica do conjunto é independente da parte hidráulica montada no motor, impulsionada pelas engrenagens de distribuição.

Chassis

Consiste num conjunto dianteiro e um traseiro, os quais são incorporados a uma carroceria autoportante para uso interurbano ou urbano. Esta estrutura permite a livre escolha de distância entre eixos, assim como o aproveitamento do espaço destinado aos bagageiros, que podem ser passantes devido à ausência de longarinas. As longarinas na parte inferior do conjunto traseiro estão dispostas de maneira a permitir um fácil acesso ao motor para manutenção. Para o transporte desde a fábrica ao encarroçador, os conjuntos dianteiro e traseiro são unidos através de extensões de longarina traseira.
 Tanque de combustível 

  • Capacidade: 200 dm³ (litros)

O tanque de combustível está provido de chapas quebra-ondas, rebaixo para impurezas e filtro no tubo de sucção. Tampa de segurança tipo baioneta.

Rodas e Pneus

 Roda/ Aro 

  • Tipo raiada / aros fundidos, desmontáveis, 8,00 x 22''

 Pneus / Lonas 

  • 11.00 x 22'' / 14

 Equipamentos técnicos especiais (opcionais) 

  • Roda/Aro: roda raiada / aros fundidos, desmontáveis, 8,00 x 20''
  • Pneu/Lonas: (Mercado de exportação) 11.00 x 20'' / 14

Suspensão

  • Comprimento – dianteira / traseira (mm): 1746 / 1894
  • Largura – dianteira / traseira (mm): 102 / 102
  • Número de folhas – dianteira / traseira7 / 11

 Equipamento técnico especial (Opcional) 

  • Número de folhas – dianteira / traseira: 8 / 13

 Suspensão (molas) 

  • Feixes de molas semi-elípticas de aço sílico-manganês. As duas folhas superiores são jateadas a granalha para aumentar sua resistência à fadiga. As molas dos eixos dianteiro e traseiro estão superdimensionadas os eixos são montados por debaixo dos feixes de molas. A parte traseira, dos feixes dianteiros, e as partes dianteira e traseira dos feixes traseiros, são fixados ao quadro do chassi por meio de suportes com blocos de borracha especial, que absorvem as vibrações decorrentes do movimento da suspensão, proporcionando maior vida útil às molas. Barra etabilizadora jateada a granalha, ligada ao eixo traseiro por meio de tirantes articuladores, possibilitando maior estabilidade. Equipada com amortecedores telescópicos, hidráulicos, de dupla ação.

 Opcional – Suspensão pneumática (A AR) 

  • Total, para eixos dianteiro e traseiro. Suspensão a ar tipo Scania, com câmaras do tipo flutuante. As câmaras de ar, duas na frente e quatro atrás, são montadas sobre um sub-chassi. Os eixos dianteiro e traseiro estão ambos fixados por três barras de reação longitudinais e uma transversal. Devido à considerável distância que separa as câmaras de ar do centro do veículo, não é necessário nenhum tipo de estabilizador para assegurar estabilidade nas curvas. Equipada com amortecedores telescópicos, hidráulicos, de dupla ação (dois na dianteira e quatro na traseira). As barras estão montadas em buchas que não requerem lubrificação. A distância entre a carroceria e os eixos é mantida constante através de válvulas de nível reguláveis (uma no eixo dianteiro e duas no eixo traseiro).

Freios

Duplo circuito, ação direta, totalmente pneumático.

  • Compressor: Movido pelas engrenagens de distribuição, lubrificado pelo óleo do motor. Capacidade de ar de 520 litros/min a 2200 rpm.
  • Tanques: Os tanques de ar estão situados numa posição protegida entre as longarinas do conjunto dianteiro.
  • Alimentação: Efetuada por quatro tanques, com capacidade total de 158 dm³ (litros). Dois deles com capacidades total de 94 dm³ (litros) são divididos em (36 + 11) dm³ (litros) cada um, sendo o freio de estacionamento alimentado por 36 dm³ (litros); o freio de serviço do eixo dianteiro por (11 + 11) dm³ (litros) ligados em série e o freio do eixo traseiro por 36 dm³ (litros).
    O tanque do freio de emergência é isolado dos demais e tem capacidade de 32 dm³ (litros). Todo o sistema de freios é assistido diretamente por um tanque úmido de 32 dm³ (litros).
  • Sistema de freio de serviço: Circuito duplo de ação direta, totalmente pneumático. Circuitos separados para os eixos dianteiro e traseiro. Pressão de serviço: 6,7 – 7,7 kp/cm² (670 – 770 bar). Os cilindros de freio são do tipo diafragma.
  • Freio de estacionamento: Tipo mola acumuladora, sistemas montados nos cilindros de freio do eixo traseiro. O circuito é independente daqueles dos freios de serviço. O freio de estacionamento é comandado do lugar do motorista, eletropneumaticamente. Se não há ar no sistema, o freio permanece travado, podendo ser solto através de uma porca nos cilindros de freio ou aplicando-se ar comprimido de um pneu a uma válvula situada sob o painel de instrumentos. Pode ser utilizado como Freio de Emergência, com ação imediata ou progressiva.

 Lonas de freio 

  • Largura – dianteiro / traseiro (mm): 127 / 203
  • Espessura- dianteiro / traseiro (mm): 19 / 19
  • Área- dianteiro / traseiro (cm²): 2150 / 3400
  • Área total de frenagem: 5550 cm²

As sapatas de freio estão equipadas com eixos excêntricos para assegurar uma ação rápida, segura e uniforme. Os eixos excêntricos estão montados em mancais endurecidos e revestidos de cromo selados por anéis de vedação. A construção raiada das rodas, praticamente elimina o problema da fadiga dos freios, em virtude da dissipação do calor gerado através dos raios da roda, o que auxilia também a prolongar a vida útil das lonas do freio.
 Equipamentos técnicos especiais (Opcionais) 

  • Freio motor: Consiste numa válvula localizada no coletor de escapamento acionada eletro-pneumaticamente. Este dispositivo consiste em frear suavemente o veículo, adequando-o à uma velocidade desejada, com a vantagem de poupar combustível e freio e ser completamente independente do sistema pneumático de uso normal.
  • Ajustadores automáticos dos freios: Dispositivo automático que assegura um ajuste constante, independente do desgaste das lonas de freio.
  • Mangueira para tomada de ar (20m)

Características

  • Silencioso – suspenso em coxim de borracha.
  • Jogo de ferramentas – no qual também entram fusíveis, estojo de pronto socorro, triângulo de segurança e macaco hidráulico para 12 toneladas.
  • Cor usada para pintura – quadro do chassi na cor cinza.
  • Equipamento extra – lavadores e limpadores dos faróis.

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: Variável, de 4500 a 7500
  • (B) Comprimento total do chassi: conforme distância utilizada entre eixos
  • (C) Balanço dianteiro: 2050
  • (D) Balanço traseiro: 3037,5
  • (E) Bitola dianteira: 1895 (mola) / 2055 (ar)
  • (F) Bitola traseira: 1830
  • (G) Largura sobre o eixo dianteiro: 2217,5 (mola) / 2375,5 (ar)
  • (H) Largura sobre o eixo traseiro: 2490
  • (K) Vão livre ao solo, eixo dianteiro: 225 (mola) / 240 (ar)
  • (L) Vão livre ao solo, eixo traseiro: 272
  • Inclinação máxima da roda dianteira: 38° (mola) / 48° (ar)
  • Altura máxima (de fábrica): 1863 (mola) / 1811 (ar)

Pesos

 TARA (peso do chassi em ordem de marcha, em kg) – Motor D11 

  • Eixo dianteiro, suspensão – mola / ar: 400 / 328
  • Eixo traseiro, suspensão – mola / ar: 4724 / 4860
  • Total, suspensão – mola / ar: 5124 / 5194

 TARA (peso do chassi em ordem de marcha, em kg) – Motor  DS11 

  • Eixo dianteiro, suspensão – mola / ar: 375 / 300
  • Eixo traseiro, suspensão – mola / ar: 4815 / 4960
  • Total, suspensão – mola / ar: 5190 / 5260

 Peso bruto total máximo, por eixo (kg) – de acordo com a Lei da Balança 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 15000

Desempenho

 Relação de redução 4,38:1 

  • Velocidades – pneus 20'' / pneus 22'': 97 / 102
  • Capacidade de subida de rampa (%) (motor D 11) – pneus 20'' / pneus 22'': 22 / 21
  • Capacidade de subida de rampa (%) (motor DS 11) – pneus 20'' / pneus 22'': 33 / 31

 Relação de redução 3,89:1 

  • Velocidades – pneus 20'' / pneus 22'': 109 / 115
  • Capacidade de subida de rampa (%) (motor D 11) – pneus 20'' / pneus 22'': 20 / 19
  • Capacidade de subida de rampa (%) (motor DS 11) – pneus 20'' / pneus 22'': 29 / 28

 Relação de redução 5,67:1 

  • Velocidades – pneus 20'' / pneus 22'': 75 / 79
  • Capacidade de subida de rampa (%) (motor D 11) – pneus 20'' / pneus 22'': 29 / 28
  • Capacidade de subida de rampa (%) (motor DS 11) – pneus 20'' / pneus 22'': 43 / 41

*Capacidade de subida em rampa em 1ª marcha, toque máximo e com peso bruto total

Capacidade

 Versão Urbano 

  • Lotação: 90 passageiros (37 sentados e 53 em pé)

 Versão Rodoviário Comercial – Espaçamento entre bancos = 850 mm 

  • Versão 12,00m – Lotação: 49 passageiros (sem WC)
  • Versão 12,00m – Lotação: 44 passageiros (com WC)
  • Versão 13,20m – Lotação: 53 passageiros (sem WC)
  • Versão 13,20m – Lotação: 48 passageiros (com WC)

 Versão Rodoviário Executivo – Espaçamento entre bancos = 920 mm 

  • Versão 12,00m – Lotação: 40 passageiros (sem WC)
  • Versão 12,00m – Lotação: 38 passageiros (com WC)
  • Versão 13,20m – Lotação: 44 passageiros (sem WC)
  • Versão 13,20m – Lotação: 42 passageiros (com WC)

 Versão Rodoviário Leito – Espaçamento entre bancos = 1250 mm 

  • Versão 12,00m – Lotação: 23 passageiros
  • Versão 13,20m – Lotação: 26 passageiros

Função desabilitada

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