ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus intermunicipal
- Fabricação: De 1998 até 2004
- Baumúster: Sem registro
- Nível de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Scania (Janeiro/2003)
SCANIA DSC9 15 (310)
Diesel com injeção direta, 4 tempos, 6 cilindros em linha, equipado com turbo e Intercooler.
- Cilindrada: 9 dm³
- Potência máxima (2000 rpm): 310 hp / 228 kW
- Torque máximo (1350 rpm): 138 kgfm / 1355 Nm
- Localização do motor: frontal
- Capô do motor (Opcional)
- Direção de saída do escapamento – esquerda (Opcional)
- Filtro de Segurança
- Separador de água
Sistema de arrefecimento
- Radiador com tanque de expansão, ventilador de arrefecimento regulado por temperatura, acoplado diretamente no virabrequim.
- Tanque de expansão – frontal.
- Voltagem: 24 V
- Alternadores: 65 A / 130 A (2 x 65) (sempre com Telma) (Opcional)
- Bateria: 140 Ah / 175 Ah (Opcional)
- Caixa de mudanças G701: Caixa de câmbio de 6 velocidades a frente, sincronizadas com troca de marchas operada por cabos.
- Arrefecimento de óleo da caixa de mudança.
-
Relação de redução:
1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Marcha a ré – 6,43:1
Diferencial
- Tipo: R780
- Trava do diferencial (Opcional)
- Relação de redução: 4,25:1 / 3,80:1 (Opcional)
Rodas a disco
- Rodas de aço 8,25 x 22,5
- Rodas de aço 8,0 x 20 (Opcional)
- Rodas de aço 8,0 x 22 (Opcional)
- Rodas de aço 8,5 x 20 (Opcional)
- Rodas de alumínio polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
- Rodas de alumínio não polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
Equipamentos adicionais
- Capa das porcas das rodas (Opcional)
- Kit de ferramentas (Opcional)
- Macaco para 12 ton (Opcional)
Suspensão dianteira
- Molas trapezoidais 8×15, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.500 kg (AM920)
- Barra estabilizadora frontal
Suspensão traseira
- Molas trapezoidais 9×15, com capacidade máxima do eixo traseiro de 12.000 kg (AD1300)
- Barra estabilizadora traseira
Freios totalmente pneumáticos e de ação direta, com circuitos independentes para freios traseiros, dianteiros e de estacionamento.
- Pressão de trabalho: 9,5 bar
- Freios a tambor
Equipamentos adicionais de freio
- Ajuste de folga manual
- Ajuste de folga automático (Opcional)
- Sistema pneumático com secador de ar
Freios auxiliares
- Freio motor automático
- Freio retarder eletromagnético (Telma CC160) (Opcional)
- Controle do retarder manual + automático (Opcional)
- Espessura do material: 8 mm
Tanques de combustível (Capacidade / lado de abastecimento / material)
- 20 litros só para transporte
- 300 litros / lado direito / plástico (Opcional)
- 300 + 300 litros / lado direito / plástico (Opcional)
Climatização
- Preparação para ar condicionado (sistema de polias) (Opcional)
Direção
- Hidráulica com volante de 475 mm de diâmetro
- Volante ajustável
Instrumentos
Painel de instrumentos com controles e instrumentos combinados, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, indicador do nível de combustível.
Dois indicadores da pressão do ar, para os sistemas de freio traseiro e dianteiro e lâmpadas de aviso.
- Tacógrafo 1 dia / 1 motorista (km/h)
- Tacógrafo 1 dia (km/h) (Opcional)
- Tacógrafo 7 dias (km/h) (Opcional)
Procedimentos de partida
- Chave individual
- (A) Distância entre-eixos: 6000 / 6800
- (B) Comprimento do chassi: 9834
- (C) Balanço dianteiro: 1900
- (D) Balanço traseiro: 1934 / 1134
- (H) Largura do chassi: 2490
- (M) Ângulo máximo de giro: 50°
Capacidade técnica
- Total: 19500
Peso bruto total – conforme lei da balança
- Total: 16000