ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: De 1998 até 2005
- Baumúster: Sem registro
- Norma de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Scania (Janeiro/2003)
Diesel com injeção direta, 4 tempos, 6 cilindros em linha, equipado com turbo e Intercooler.
- Direção de saída do escapamento – traseira
- Pré-filtro de ar (Opcional)
- Limitador de velocidade (100km/h) (Opcional)
- Limitador de velocidade (115km/h) (Opcional)
- Acelerador manual (Opcional)
- Filtro de segurança
- Supressor de ruído: preparado para 83 dBA
SCANIA DSC12 02 (360)
- Cilindrada: 12 dm³
- Potência máxima (1600/1900 rpm): 360 hp / 265 kW
- Torque máximo (1300/1500 rpm): 170 kgfm / 1665 Nm
SCANIA DSC12 05 (420) (Eletrônico)
- Cilindrada: 12 dm³
- Potência máxima (1700/1800 rpm): 420 hp / 309 kW
- Torque máximo (1050/1450 rpm): 199 kgfm / 1952 Nm
Sistema de arrefecimento
- Radiador com tanque de expansão, ventilador de arrefecimento regulado por temperatura, controlado hidraulicamente.
- Tanque de expansão – traseiro.
- Voltagem: 24 V
- Alternadores: 140 A / 140 + 140 A (Opcional) / 140 + 65 A (Opcional)
- Bateria: 175 Ah / Cabo de bateria com fusível (Opcional)
Unidade elétrica traseira
- Compartimento do motor, contendo interruptores para parada, iluminação e seletor de partida traseiro ou frontal.
Chave geral da bateria
- Ao lado da bateria
- No painel (Opcional)
- Caixa de mudanças GR801: Caixa de câmbio de 8 velocidades a frente, sincronizadas, transmissão por cabos, consistindo de uma seção principal de 4 marchas combinada com uma seção planetária de 2 velocidades, operadas a ar comprimido.
-
Relação de redução:
1ª – 9,15:1
2ª – 6,32:1
3ª – 4,69:1
4ª – 3,75:1
5ª – 2,44:1
6ª – 1,68:1
7ª – 1,25:1
8ª – 1,00:1
Marcha a ré – 8,21:1
Caixa de mudanças opcionais
- GR801R (com retarder Scania)
- GR801CS (com Comfort Shift)
- GR801RCS (com retarder Scania e Comfort Shift)
- Arrefecimento de óleo da caixa de mudança
Controle de caixa de mudança (opcional)
- Opticruise (GR801/GRS801): sistema de mudanças automatizado de marchas para caixas de mudanças mecânica (somente com DSC12 05, sempre com ABS e Controle de Tração)
Diferencial
- Tipo: R660 / Controle de tração (somente com ABS) (Opcional)
- Relação de redução: 3,07:1 / 2,92:1 (Opcional somente com 420) / 3,42:1 (Opcional)
Rodas a disco
- Rodas de aço 8,25 x 22,5
- Rodas de aço 8,5 x 20 (Opcional)
- Rodas de aço 8,0 x 22 (Opcional)
- Rodas de aço 8,0 x 20 (Opcional)
- Rodas de alumínio polido 8,0 x 22 (Opcional)
- Rodas de alumínio polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
- Rodas de alumínio não polido 8,0 x 22 (Opcional)
- Rodas de alumínio não polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
- Suspensão a ar com duas câmaras na frente e quatro atrás.
- Suspensão reforçada.
Suspensão dianteira
- A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.500 kg (AMA 860)
- Barra estabilizadora frontal
Suspensão traseira
- A ar, com capacidade máxima do eixo traseiro de 12.000 kg (ADA 1300)
- Barra estabilizadora traseira
Controle de nível (opcional)
- Controle mecânico (levantamento total)
- Controle Eletrônico de Nível – ELC (elevação e rebaixamento total)
- Controle Eletrônico de Nível – ELC (rebaixamento parcial – porta dianteira)
Freio totalmente pneumáticos de ação direta, com circuitos independentes para freios traseiros, dianteiros e de estacionamento.
- Pressão de trabalho: 9,5 bar
- Freios a tambor
- ABS (Opcional)
Equipamentos adicionais de freio
- Ajuste de folga automático
- Ajuste de folga manual (Opcional)
- Sistema pneumático com secador de ar
Freios auxiliares
- Freio motor
- Controle do freio motor automático (Opcional)
- Controle do freio motor automático + manual (não válido com retarder) (Opcional)
- Controle do retarder manual (Opcional)
- Controle do retarder automático + manual (somente com ABS) (Opcional)
- Espessura do material: 8 mm
- Aquecedor de combustível (Opcional)
Tanques de combustível (Capacidade / lado de abastecimento)
- 20 litros (somente para transporte)
- 310 litros / lado esquerdo (Opcional)
- 310 litros / lado direito (Opcional)
- 310 litros / ambos os lados (Opcional)
- 465 litros (310+155) / lado esquerdo (Opcional)
- 465 litros (310+155) / lado direito (Opcional)
- 465 litros (310+155) / ambos os lados (Opcional)
Climatização
- Preparação do ar condicionado montada no chassi (Opcional)
- Polia extra (2 canais) (Opcional)
Equipamentos adicionais (opcionais)
- Porta estepe – exceto com Low Driver
- Kit de ferramentas
- Chave de roda
- Macaco para 12 ton
Direção
- Hidráulica com volante de 475 mm de diâmetro
- Volante ajustável
Instrumentos
Painel de instrumentos com controles e instrumentos combinados, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, indicador do nível de combustível.
Dois indicadores da pressão do ar, para os sistemas de freio traseiro e dianteiro e lâmpadas de aviso.
- Tacógrafo 1 dia / 1 motorista (km/h)
- Tacógrafo 1 dia (km/h) (Opcional)
- Tacógrafo 7 dias (km/h) (Opcional)
Procedimentos de partida
- Chave individual
- Chave uniforme (Opcional)
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (B) Comprimento do chassi: 8590
- (C) Balanço dianteiro: 2340
- (D) Balanço traseiro: 3250
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 52°
- Altura do quadro do chassi na posição do motorista (normal com 295/80R22,5): 803
Capacidade técnica
- Total: 19500
Peso bruto total – conforme lei da balança
- Total: 16000