ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Scania K230

  • Uso: Ônibus urbano de piso normal e piso baixo
  • Fabricação: De 2004 até 2011
  • Baumúster: Não disponível
  • Nível de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Scania (Novembro/2008)

Motor

DC9 13 230
Motor Diesel de cinco cilindros em linha com quatro válvulas por cilindro, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler. Cumpre com norma CONAMA P5 (nível de emissões EURO3).

  • Cilindrada: 8,9 dm³
  • Potência máxima (1900 rpm): 230 hp / 169 kW
  • Torque máximo (1100 / 1400 rpm): 107 kgfm / 1050 Nm
  • Potência freio aux. de escapamento (2400 rpm)245 hp / 180 kW
  • Filtro separador de água do combustível
  • Elemento de segurança do filtro
  • Limitador de velocidade opcional (60 km/h, 80 km/h, 85 km/h)

 Sistema de arrefecimento 

  • Radiador com tanque de expansão, ventilador de arrefecimento regulado por temperatura, controlado hidraulicamente
  • Tanque de expansão – traseiro

Transmissão

  • Caixa de mudanças 5HP504C N: Cinco velocidades, com controle eletrônico e selecionador de marchas DNR 123. Freio retarder ZF incorporado, função NBS (neutro quando parado) e função Kick Down.
  • 6HP504C N – seis velocidades (Opcional)
  • Relação de redução:
    1ª – 3,43:1
    2ª – 2,01:1
    3ª – 1,42:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,83:1
    6ª – 0,59:1
    Marcha a ré – 4,74:1
  • Conversor de torque na 1ª marcha a ré: relação 2,19:1

 Diferencial 

  • Tipo: R660
  • Relação de redução: 4,88:1 / 5,57:1 (Opcional)

Suspensão

  • Suspensão a ar com duas câmaras na frente e quatro atrás
  • Suspensão reforçada (piso normal)

Obs.: A capacidade de carga em um determinado eixo pode ser reduzida em função da marca, modelo e dimensões dos pneus utilizados. Consulte o catálogo do fabricante de pneus correspondente.
 Suspensão dianteira (piso normal) 

  • A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.500 kg (AMA 860)
  • Barra estabilizadora frontal

 Suspensão dianteira (piso baixo) 

  • A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.100 kg (AMA 780)
  • Barra estabilizadora frontal

 Suspensão traseira (piso normal e piso baixo) 

  • A ar, com capacidade máxima do eixo de 12.000 kg (ADA 1300)
  • Barra estabilizadora traseira

 Controle da suspensão 

  • Controle Eletrônico (ELC)
  • Elevação e rebaixamento total (100 mm)
  • Proteção contra tombamento (Opcional)
  • Nível pré-definido de altura do chassi (Opcional)

 Ajoelhamento (opcional) 

  • Rebaixamento parcial – toda lateral
  • Rebaixamento parcial – toda frente

Chassis

  • Espessura do material: 8 mm

 Tanque de combustível 

  • 30 litros – somente para transporte

 Climatização 

  • Polia extra (2 canais) 280 mm (Opcional)

 Equipamentos adicionais 

  • Saída do escapamento traseira
  • Kit de ferramentas (Opcional)
  • Macaco para 10 ton (Opcional)
  • Válvula para instalação de calefação (Opcional)

Rodas e Pneus

 Rodas a disco 

  • Rodas de aço 8,25 x 22,5
  • Rodas de alumínio polido 8,25 x 22,5 (Opcional)

Freios

Freios totalmente pneumáticos, de ação direta, com circuitos independentes para freios traseiros, dianteiros e de estacionamento.
 Piso normal 

  • Freios a tambor
  • Freios a disco (com EBS) (Opcional)
  • EBS (Opcional)

 Piso baixo 

  • Freios a disco (com EBS)
  • ESP (com EBS e freio a disco) (Opcional)

 Equipamentos adicionais de freio 

  • Bloqueio de saída com portas abertas
  • Sistema pneumático com secador de ar
  • Ajuste de folga automático (freio a tambor)
  • Freio de aclive (Hill Hold) (Opcional)
  • Indicador de desgaste (freio a disco) (Opcional)

Sistema elétrico

  • Tensão: 24 V
  • Alternadores: 100 + 100 A / 150 + 150 A (Opcional)
  • Bateria: 140 Ah / 180 Ah (Opcional)
  • Chave geral da bateria: No painel

 Unidade elétrica traseira 

  • Compartimento do motor contendo interruptores para parada, iluminação e seletor de partida traseiro ou frontal.

Área do motorista

 Direção 

  • Hidráulica com volante de 450 mm de diâmetro
  • Volante com ajuste pneumático (altura e inclinação)

 Instrumentos 

  • O painel de instrumentos possui controles e instrumentos combinados, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, indicador de nível de combustível, indicadores de pressão de freio (dianteiro e traseiro), velocímetro, tacômetro (faixa verde dinâmica), computador de bordo e display de diagnóstico.

 Computador de bordo 

  • ?Dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo médio e total e tempos de operação)
  • Indicador de manutenção futura
  • Dados instantâneos (consumo, pressão de óleo e freio, tensão de bateria)
  • Display de carga sobre os eixos (piso normal) (Opcional)
  • Mensagens de alerta
  • Tacógrafo 1 dia (km/h)
  • Tacógrafo 7 dias (km/h) (Opcional)

 Procedimento de partida 

  • Chave individual
  • Chave uniforme (Opcional)

Dimensões

Dimensões

 Piso normal 

  • (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
  • (B) Comprimento dos chassis: 8590 / 8390
  • (C) Balanço dianteiro: 2340
  • (D) Balanço traseiro: 3250 / 3050
  • (G) Largura dianteira: 2475
  • (H) Largura traseira: 2467
  • (M) Ângulo máximo de giro: 32° – 52°
  • Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 803

 Piso baixo 

  • (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
  • (B) Comprimento dos chassis: 8750
  • (C) Balanço dianteiro: 2500
  • (D) Balanço traseiro: 3250
  • (G) Largura dianteira: 2475
  • (H) Largura traseira: 2467
  • (M) Ângulo máximo de giro: 32° – 52°
  • Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 572

Função desabilitada

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