ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus intermunicipal e fretamento
- Fabricação: De 2005 até 2012
- Baumúster: Sem registro
- Nível de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Scania (Novembro/2008)
DC9 12 270
Motor Diesel de 5 cilindros em linha com 4 válvulas por cilindro, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler. Cumpre com norma CONAMA P5 (nível de emissões EURO3).
- Cilindrada: 8,9 dm³
- Potência máxima (1900 rpm): 270 hp / 199 kW
- Torque máximo (1100 / 1400 rpm): 127 kgfm / 1250 Nm
- Potência freio aux. de escapamento (2400 rpm): 245 hp / 180 kW
- Piloto automático de velocidade
- Filtro separador de água do combustível
- Elemento de segurança do filtro
- Limitador de velocidade (80 km/h, 85 km/h, 100 km/h, 115 km/h) (Opcional)
Sistema de arrefecimento
- Radiador com tanque de expansão, ventilador regulado por temperatura, controlado hidraulicamente
- Tanque de expansão – traseiro
- Caixa de mudanças: GR801 CS Sete velocidades à frente, sincronizadas, equipada com Comfort Shift.
- Caixa de mudanças opcional: GR801R CS (com Retarder Scania e Comfort Shift).
-
Relação de redução:
1ª – 9,15:1
2ª – 6,32:1
3ª – 3,75:1
4ª – 2,44:1
5ª – 1,68:1
6ª – 1,25:1
7ª – 1,00:1
Marcha a ré – 8,21:1
Diferencial
- Tipo: R660
- Relação de redução: 3,42:1 / 3,80:1 (Opcional)
- Suspensão a ar com duas câmaras na frente e quatro atrás
- Suspensão reforçada
Obs.: A capacidade de carga em um determinado eixo pode ser reduzida em função da marca, modelo e dimensões dos pneus utilizados. Consulte o catálogo do fabricante de pneus correspondente.
Suspensão dianteira
- A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.500 kg (AMA 860)
- Barra estabilizadora frontal
Suspensão traseira
- A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 12.000 kg (ADA 1300)
- Barra estabilizadora traseira
Controle da suspensão
- Controle Eletrônico (ELC)
- Elevação e rebaixamento total (100 mm) (Opcional)
Ajoelhamento (opcional)
- Rebaixamento parcial – toda lateral
- Rebaixamento parcial – toda frente
- Espessura do material: 8 mm
Tanques combustível
- 30 litros – somente para transporte
Climatização
- Polia extra (2 canais) 280 mm
Equipamentos adicionais
- Saída do escapamento traseira
- Kit de ferramentas
- Válvula para instalação de calefação
- Macaco para 10 ton
- Rodas de aço 8,25 x 22,5
- Rodas de alumínio polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
- Rodas de alumínio não polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
Freios totalmente pneumáticos, de ação direta, com circuitos independentes para freios traseiros, dianteiros e de estacionamento.
- Freios a tambor
- EBS (Opcional)
Equipamentos adicionais de freio
- Freio auxiliar de escapamento
- Sistema pneumático com secador de ar
- Ajuste de folga automático (freio a tambor)
- Bloqueio de saída com portas abertas (Opcional)
- Freio de aclive (Hill Hold) (Opcional)
- Tensão: 24 V
- Alternadores: 100 + 100 A / 150 + 150 A (Opcional)
- Unidade elétrica traseira: Compartimento do motor contendo interruptores para parada, iluminação e seletor de partida traseiro ou frontal.
- Bateria: 140 Ah / 180 Ah (opcional)
- Chave geral da bateria: No painel
Direção
- Hidráulica com volante de 450 mm de diâmetro
- Volante com ajuste pneumático (altura e inclinação)
Instrumentos
- O painel de instrumentos possui controles e instrumentos combinados, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, indicador de nível de combustível, indicadores de pressão de freio (dianteiro e traseiro), velocímetro, tacômetro (faixa verde dinâmica), computador de bordo e display de diagnóstico.
Computador de bordo
- Dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo médio e total e tempos de operação)
- Indicador de manutenção futura
- Dados instantâneos (consumo, pressão de óleo e freio, tensão de bateria)
- Mensagens de alerta
- Display de carga sobre os eixos (Opcional)
- Tacógrafo 1 dia (km/h)
- Tacógrafo 7 dias (km/h) (Opcional)
- Display de temperatura interna (Opcional)
Procedimento de partida
- Chave individual
- Chave uniforme (Opcional)
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (B) Comprimento do chassi: 8590
- (C) Balanço dianteiro: 2340
- (D) Balanço traseiro: 3250
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 32° – 52°
- Altura do quadro do chassi na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 803