ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano normal e piso baixo de 15 metros com 3º eixo direcional
- Fabricação: De 2004 até 2011
- Baumúster: Sem registro
- Nível de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Scania (Novembro/2008)
DC9 12 270
Motor Diesel de 5 cilindros em linha com 4 válvulas por cilindro, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler. Cumpre com norma CONAMA P5 (nível de emissões EURO3).
- Cilindrada: 8,9 dm³
- Potência máxima (1900 rpm): 270 hp / 199 kW
- Torque máximo (1100 / 1400 rpm): 127 kgfm / 1250 Nm
- Potência freio aux. de escapamento (2400 rpm): 245 hp / 180 kW
- Filtro separador de água do combustível
- Elemento de segurança do filtro
- Limitador de velocidade (60 km/h, 80 km/h, 85 km/h) (Opcional)
Sistema de arrefecimento
- Radiador com tanque de expansão, ventilador de arrefecimento regulado por temperatura, controlado hidraulicamente
- Tanque de expansão – traseiro
- Caixa de mudanças: 5HP594C N Cinco velocidades, com controle eletrônico e selecionador de marchas DNR 123. Freio retarder ZF incorporado, função NBS (neutro quando parado) e função Kick Down.
- 6HP594C N – seis velocidades.
-
Relação de redução:
1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
Marcha a ré – 4,74:1 - Conversor de torque na 1ª e marcha a ré: Relação 2,19:1
Diferencial
- Tipo: R660
- Relação de redução: 5,57:1 / 4,88:1 (Opcional)
- Suspensão a ar com duas câmaras na frente e quatro atrás
- Suspensão reforçada (piso normal)
Obs.: A capacidade de carga em um determinado eixo pode ser reduzida em função da marca, modelo e dimensões dos pneus utilizados. Consulte o catálogo do fabricante de pneus correspondente.
Suspensão dianteira (piso normal)
- A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.500 kg (AMA 860)
- Barra estabilizadora frontal
Suspensão dianteira (piso baixo)
- A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.100 kg (AMA 780)
- Barra estabilizadora frontal
Suspensão traseira (piso normal e piso baixo)
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 17.500 kg (ADA 1300 + ARA 860)
- Barra estabilizadora traseira
- Eixo de apoio (ARA 860) direcional
Controle da suspensão
- Controle Eletrônico (ELC)
- Elevação e rebaixamento total (100 mm)
- Proteção contra tombamento (Opcional)
- Nível pré-definido de altura do chassi (Opcional)
Ajoelhamento (Opcional)
- Rebaixamento parcial – toda lateral
- Rebaixamento parcial – toda frente
- Espessura do material: 8 mm
Tanques combustível
- 30 litros – somente para transporte
Climatização
- Polia extra (2 canais) 280 mm (Opcional)
Equipamentos adicionais
- Saída do escapamento traseira
- Kit de ferramentas (Opcional)
- Válvula para instalação de calefação (Opcional)
- Macaco para 10 ton (Opcional)
- Rodas de aço 8,25 x 22,5
- Rodas de alumínio polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
Freios totalmente pneumáticos, de ação direta, com circuitos independentes para freios traseiros, dianteiros e de estacionamento.
Piso normal
- Freios a tambor
- Freios a disco (com EBS) (Opcional)
- EBS (Opcional)
Piso baixo
- Freios a disco (com EBS)
- ESP (com EBS e freio a disco) (Opcional)
Equipamentos adicionais de freio
- Bloqueio de saída com portas abertas
- Sistema pneumático com secador de ar
- Ajuste de folga automático (freio a tambor)
- Freio de aclive (Hill Hold) (Opcional)
- Indicador de desgaste (freio a disco) (Opcional)
- Tensão: 24 V
- Alternadores: 100 + 100 A / 150 + 150 A (Opcional)
- Bateria: 140 Ah / 180 Ah (Opcional)
- Chave geral da bateria: No painel
Unidade elétrica traseira
- Compartimento do motor contendo interruptores para parada, iluminação e seletor de partida traseiro ou frontal.
Direção
- Hidráulica com volante de 450 mm de diâmetro
- Volante com ajuste pneumático (altura e inclinação)
Instrumentos
- O painel de instrumentos possui controles e instrumentos combinados, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, indicador de nível de combustível, indicadores de pressão de freio (dianteiro e traseiro), velocímetro, tacômetro (faixa verde dinâmica), computador de bordo e display de diagnóstico.
Computador de bordo
- Dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo médio e total e tempos de operação)
- Indicador de manutenção futura
- Dados instantâneos (consumo, pressão de óleo e freio, tensão de bateria)
- Mensagens de alerta
- Display de carga sobre os eixos (piso normal) (Opcional)
- Tacógrafo 1 dia (km/h)
- Tacógrafo 7 dias (km/h) (Opcional)
- Display de temperatura interna (Opcional)
Procedimento de partida
- Chave individual
- Chave uniforme (Opcional)
Piso normal
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (A') Boggie traseiro: 1500
- (B) Comprimento do chassi: 10250 / 10050
- (C) Balanço dianteiro: 2500
- (D) Balanço traseiro: 4750 / 4550
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 32° – 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 803
Piso baixo
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (A') Boggie traseiro: 1500
- (B) Comprimento do chassi: 10250 / 10450 / 10050 / 10250
- (C) Balanço dianteiro: 2500 / 2700
- (D) Balanço traseiro: 4750
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 32° – 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 572