ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano articulado
- Fabricação: De 2004 até 2012
- Baumúster: Sem registro
- Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Scania (Novembro/2008)
DC9 11 310
Motor Diesel de 5 cilindros em linha com 4 válvulas por cilindro, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler. Cumpre com norma CONAMA P5 (nível de emissões EURO3).
- Cilindrada: 8,9 dm³
- Potência máxima (1900 rpm): 310 hp / 228 kW
- Torque máximo (1100 / 1300 rpm): 158 kgfm / 1550 Nm
- Potência freio aux. de escapamento (2400 rpm): 245 hp / 180 kW
- Filtro separador de água do combustível
- Elemento de segurança do filtro
- Limitador de velocidade (60 km/h, 80 km/h, 85 km/h) (Opcional)
Sistema de arrefecimento
- Radiador com tanque de expansão, ventilador regulado por temperatura, controlado hidraulicamente
- Tanque de expansão – traseiro
- Caixa de mudanças: 5HP604C N Cinco velocidades, com controle eletrônico e selecionador de marchas DNR 123. Freio retarder ZF incorporado, função NBS (neutro quando parado) e função Kick Down.
- Caixa de mudanças opcional: 6HP604C N – seis velocidades
-
Relação de redução:
1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
Marcha a ré – 4,74:1 - Conversor de torque na 1ª e marcha a ré: Relação 2,19:1
Diferencial
- Tipo: R660
- Relação de redução: 5,57:1 / 4,88:1 (Opcional)
- Suspensão a ar com duas câmaras na frente e quatro atrás
Obs.: A capacidade de carga em um determinado eixo pode ser reduzida em função da marca, modelo e dimensões dos pneus utilizados. Consulte o catálogo do fabricante de pneus correspondente.
Suspensão dianteira
- A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.500 kg (AMA 860)
- Barra estabilizadora frontal
Suspensão traseira
- Eixo de apoio intermediário – a ar (4 bolsões), com capacidade máxima do eixo de 9.500 kg (ASA 1300)
- Eixo traseiro (tração) – a ar (4 bolsões), com capacidade máxima do eixo de 12.000 kg (ADA 1300)
- Barra estabilizadora no eixo de apoio e de tração.
Controle da suspensão
- Controle Eletrônico (ELC)
- Elevação e rebaixamento total (100 mm)
- Proteção contra tombamento (Opcional)
- Nível pré-definido de altura do chassi (Opcional)
Ajoelhamento (Opcional)
- Rebaixamento parcial – toda lateral
- Espessura do material: 8 mm
Tanques combustível
- 30 litros – somente para transporte
Climatização
- Polia extra (2 canais) 280 mm (Opcional)
Equipamentos adicionais
- Saída do escapamento traseira
- Kit de ferramentas (Opcional)
- Válvula para instalação de calefação (Opcional)
- Macaco para 10 ton (Opcional)
- Rodas de aço 8,25 x 22,5
- Rodas de alumínio polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
Freios totalmente pneumáticos, de ação direta, com circuitos independentes para freios traseiros, dianteiros e de estacionamento.
- Freios a tambor
- EBS
- Freios a disco (com EBS) (Opcional)
Equipamentos adicionais de freio
- Bloqueio de saída com portas abertas
- Sistema pneumático com secador de ar
- Ajuste de folga automático (freio a tambor)
- Freio de aclive (Hill Hold) (Opcional)
- Indicador de desgaste (com freio a disco) (Opcional)
- Tensão: 24 V
- Alternadores: 100 + 100 A / 150 + 150 A (Opcional)
- Bateria: 140 Ah / 180 Ah (Opcional)
- Chave geral da bateria: No painel
Unidade elétrica traseira
- Compartimento do motor contendo interruptores para parada, iluminação e seletor de partida traseiro ou frontal.
Direção
- Hidráulica com volante de 450 mm de diâmetro
- Volante com ajuste pneumático (altura e inclinação)
Instrumentos
- O painel de instrumentos possui controles e instrumentos combinados, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, indicador de nível de combustível, indicadores de pressão de freio (dianteiro e traseiro), velocímetro, tacômetro (faixa verde dinâmica), computador de bordo e display de diagnóstico.
Computador de bordo
- Dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo médio e total e tempos de operação)
- Indicador de manutenção futura
- Dados instantâneos (consumo, pressão de óleo e freio, tensão de bateria)
- Mensagens de alerta
- Tacógrafo 1 dia (km/h)
- Tacógrafo 7 dias (km/h) (Opcional)
Procedimento de partida
- Chave individual
- Chave uniforme (Opcional)
- (A) Distância entre-eixos dianteiro e central: 3000
- (A') Distância entre-eixos traseiros: 6750
- (B) Comprimento do chassi: 15500 / 15300
- (C) Balanço dianteiro: 2500
- (D) Balanço traseiro: 3250 / 3050
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira e intermediária: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 32° – 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 803