ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano articulado
- Fabricação: A partir de 2012
- Baumúster: Sem registro
- Norma de emissões dos gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Fonte dos dados: Scania (Fevereiro/2014)
DC9 110 310
Motor Diesel de cinco cilindros em linha com quatro válvulas por cilindro, eletrônico, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler. Cumpre com norma CONAMA P7 (nível de emissões Euro 5).
- Cilindrada (litros): 9
- Cilindros: 5
- Nível de emissões: Euro 5
- Potência freio aux. de escapamento (kW): 173 (@ 2400 rpm)
- Potência máxima (hp): 310 (@ 1900 rpm)
- Potência máxima (kW): 228 (@ 1900 rpm)
- Torque máximo (Nm): 1550 (@ 1100-1350 rpm)
- Controle de emissões: Scania SCR
Trem de força
- Controle de NOx (OBD)
- Elemento de segurança do filtro de ar
- Limitador de velocidade (60km/h)
- Limitador de velocidade opcionais: 70km/h e 80km/h
- Abastecimento do líquido refrigerante: traseiro
- Filtro de combustível separador de água RACOR
Transmissão preliminar em Outubro/2011
- Caixa de mudanças: ZF 5HP604C (automática 5 marchas). Caixa de mudanças com controle eletrônico e selecionador de marchas DNR 123. Freio retarder ZF incorporado, função NBS (neutro quando parado) e função Kick Down.
- Caixa de mudanças opcional: ZF 6HP604C (automática 6 marchas)
- Tipo de seletor de marcha: D-N-R 1-2-3 vertical
-
Relação de redução:
1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
Marcha a ré – 4,84:1
Transmissão a partir de Fevereiro/2014
- Caixa de mudanças: ZF 6AP1700B (automática 6 marchas). Caixa de mudanças Ecolife com controle eletrônico e selecionador de marchas DNR 123. Freio retarder ZF incorporado, função AIS (desengate automático em parada) e função Lock-up.
- Tipo de seletor de marcha: D-N-R 1-2-3 vertical
-
Relação de redução:
1ª – 3,36:1
2ª – 1,91:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,72:1
6ª – 0,62:1
Marcha a ré – 4,24:1
Diferencial
- Redução do eixo traseiro: RP835
- Relação de diferencial: 6,50:1 (em 2014) / 5,36:1 (Opcional)
Suspensão dianteira
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 7.500 kg (AMA 860)
Suspensão intermediária
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 10.230 kg (ASA 1300)
Suspensão traseira
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 12.000 kg (ADA 1300)
Componentes
- Elevação e rebaixamento total ELC com (+/- 100 mm)
- Ajoelhamento (toda lateral) (Opcional)
- Nível de altura pré-definida do chassi (Opcional)
Rodas
- Aço pintado
- Alumínio polido (Opcional)
Pneus
- 295/80 R22,5
- Sistema de freio: tambor / disco (Opcional)
- Controle do sistema de freios: eletrônico (EBS)
- Sistema anti bloqueio ABS (em 2014)
Equipamentos adicionais
- Ajustador das lonas de freio: automático
- Retarder ZF
- Freio de aclive caixa automática
- Bloqueio de saída com portas abertas em todos eixos
- Válvula de segurança do freio de estacionamento (interlock) (Opcional)
Sistema elétrico baseado na comunicação digital CAN, proporcionando mais informações sobre o status do veículo.
- Alternador: 2 x 100 A / 2 x 150 A (Opcional)
- Bateria: 140 Ah / 180 Ah (Opcional)
- Chave geral da bateria: no painel (interruptor)
Computador de bordo
- Dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo, tempos operação)
- Dados instantâneos (consumo, pressão de óleo, freio e turbina, tensão da bateria)
- Mensagens de advertência
- Indicador de manutenção futura
Tacógrafo
- 1 dia com disco
- 7 dias com disco (Opcional)
Climatização
- Diâmetro da polia extra: 280 mm (Opcional)
- Válvula de calefação (Opcional)
Equipamentos adicionais
- Caixa de ferramentas (Opcional)
- Macaco hidráulico com capacidade 10.000 kg (Opcional)
- Triângulo de segurança
- Mangueira para enchimento dos pneus (20 metros) (Opcional)
- (A) Distância entre-eixos: 3000
- (A') Distância entre-eixos traseiros: 6750
- (B) Comprimento dos chassis: 15380 (15180 em 2011)
- (C) Balanço dianteiro: 2500 / 2340
- (D) Balanço traseiro: 3290 (3090 em 2011)
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira e intermediária: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R 22,5): 803
- Total: 8999