ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
- Fabricação: A partir de 2012
- Baumúster: Sem registro
- Norma de emissões dos gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Fonte dos dados: Scania (Março/2015)
DC9 110 310
Motor Diesel de cinco cilindros em linha com quatro válvulas por cilindro, eletrônico, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler. Cumpre com norma CONAMA P7 (nível de emissões Euro 5).
- Cilindrada (litros): 9
- Cilindros: 5
- Nível de emissões: Euro 5
- Potência freio aux. de escapamento (kW): 173 (@ 2400 rpm)
- Potência máxima (hp): 310 (@ 1900 rpm)
- Potência máxima (kW): 228 (@ 1900 rpm)
- Torque máximo (Nm): 1550 (@ 1100-1350 rpm)
- Controle de emissões: Scania SCR
Trem de força
- Controle de NOx (OBD)
- Piloto automático
- Ejetor de partículas do filtro de ar (Opcional)
- Elemento de segurança do filtro de ar
- Abastecimento do líquido refrigerante: traseiro
- Filtro de combustível separador de água RACOR
- Limitador de velocidade (80km/h, 85km/h, 100km/h e 115km/h) (Opcional)
Transmissão preliminar em 2011
- Caixa de mudanças: GR801 (Comfort shift)
- Caixas de mudanças opcionais: GR801R (com retarder Scania) / GR875 / GR875R (com retarder Scania)
- Proteção contra desgaste de embreagem
-
Relação de redução:
1ª – 9,15:1
2ª – 6,32:1
3ª – 3,75:1
4ª – 2,44:1
5ª – 1,68:1
6ª – 1,25:1
7ª – 1,00:1
Marcha a ré – 8,21:1
Transmissão a partir de 2015
- Caixa de mudanças: GR875
- Caixa de mudanças opcional: GR875R (com retarder Scania)
- Sistema de troca de marcha: Opticruise
-
Relação de redução:
1ª – 9,17:1
2ª – 6,26:1
3ª – 4,65:1
4ª – 3,75:1
5ª – 2,45:1
6ª – 1,67:1
7ª – 1,24:1
8ª – 1,00:1
Marcha a ré – 11,0:1
Diferencial
- Redução do eixo traseiro: R660
- Relação de diferencial: 3,07:1 / 3,42:1 (Opcional)
Suspensão dianteira
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 7.500 kg (AMA 860)
Suspensão traseira
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 12.000 kg (ADA 1300)
Componentes
- Elevação e rebaixamento total ELC com (+/- 100 mm)
- Suspensão reforçada
- Ajoelhamento (toda frente, degrau, toda lateral) (Opcional)
- Proteção contra tombamento (Opcional)
- Nível de altura pré-definida do chassi (Opcional)
- Nível Stand-by da suspensão (Opcional)
Rodas
- Aço pintado
- Alumínio polido (Opcional)
Pneus
- 295/80 R22,5
- Sistema de freio: tambor / disco (Opcional)
- Controle do sistema de freios: eletrônico (EBS) (pneumático (PBS) em 2012)
- Programa eletrônico de estabilidade ESP (Opcional)
- Sistema anti bloqueio ABS (em 2015)
Equipamentos adicionais
- Freio auxiliar de escapamento: automático
- Ajustador das lonas de freio: automático
- Retarder Scania (Opcional)
- Freio de aclive caixa mecânica
- Válvula de segurança do freio de estacionamento (interlock)
- Bloqueio de saída com portas abertas em todos eixos
Sistema elétrico baseado na comunicação digital CAN, proporcionando mais informações sobre o status do veículo.
- Alternador: 2 x 100 A / 2 x 150 A (Opcional)
- Bateria: 140 Ah / 180 Ah (Opcional)
- Chave geral da bateria: no painel (interruptor)
Computador de bordo
- Dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo, tempos operação)
- Dados instantâneos (consumo, pressão de óleo, freio e turbina, tensão da bateria)
- Mensagens de advertência
- Indicador de manutenção futura
Tacógrafo
- 1 dia com disco
- 7 dias com disco (Opcional)
Display de carga sobre o eixo
- frontal e traseiro
Climatização
- Diâmetro da polia extra: 280 mm
- Válvula de calefação
Equipamentos adicionais
- Caixa de ferramentas
- Macaco hidráulico com capacidade 10.000 kg
- Triângulo de segurança
- Mangueira para enchimento dos pneus (20 metros) (Opcional)
- Volante de couro (Opcional em 2015)
- Painel colorido (Opcional em 2015)
- Calotas de proteção (Opcional em 2015)
- (A) Distância entre-eixos: 3000
- (B) Comprimento dos chassis: 8430 / 8630
- (C) Balanço dianteiro: 2340
- (D) Balanço traseiro: 3090 / 3290
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R 22,5): 803
- Total: 5714