ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano de 15 metros com 3º eixo direcional
- Fabricação: A partir de 2012
- Baumúster: Sem registro
- Norma de emissões dos gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Fonte dos dados: Scania (Fevereiro/2014)
DC9 110 310
Motor Diesel de cinco cilindros em linha com quatro válvulas por cilindro, eletrônico, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler. Cumpre com norma CONAMA P7 (nível de emissões Euro 5).
- Cilindrada (litros): 9
- Cilindros: 5
- Nível de emissões: Euro 5
- Potência freio aux. de escapamento (kW): 173 (@ 2400 rpm)
- Potência máxima (hp): 310 (@ 1900 rpm)
- Potência máxima (kW): 228 (@ 1900 rpm)
- Torque máximo (Nm): 1550 (@ 1100-1350 rpm)
- Controle de emissões: Scania SCR
Trem de força
- Controle de NOx (OBD)
- Elemento de segurança do filtro de ar
- Limitador de velocidade (60km/h)
- Abastecimento do líquido refrigerante: traseiro
- Filtro de combustível separador de água RACOR
- Limitador de velocidade (70km/h, 80km/h e 85km/h) (Opcional)
Transmissão preliminar em 2011
- Caixa de mudanças: ZF 5HP604C (automática 5 marchas). Caixa de mudanças com controle eletrônico e selecionador de marchas DNR 123. Freio retarder ZF incorporado, função NBS (neutro quando parado) e função Kick Down.
- Caixa de mudanças opcional: ZF 6HP604C (automática 6 marchas)
- Tipo de seletor de marcha: D-N-R 1-2-3 vertical
-
Relação de redução:
1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
Marcha a ré – 4,84:1
Transmissão a partir de 2014
- Caixa de mudanças: ZF 6AP14700B (automática 6 marchas). Caixa de mudanças Ecolife com controle eletrônico e selecionador de marchas DNR 123. Freio retarder ZF incorporado, função AIS (desengate automático em parada) e função Lock-Up.
- Tipo de seletor de marcha: D-N-R 1-2-3 vertical
-
Relação de redução:
1ª – 3,36:1
2ª – 1,91:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,72:1
6ª – 0,62:1
Marcha a ré – 4,24:1
Diferencial
- Redução do eixo traseiro: RP835
- Relação de diferencial: 6,50:1 / 5,36:1 (Opcional)
Suspensão dianteira
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 7.500 kg (AMA 860)
Suspensão traseira
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 17.500 kg (ADA 1300 + ARA 860)
Componentes
- Elevação e rebaixamento total ELC com (+/- 100 mm)
- Suspensão reforçada
- Ajoelhamento (toda frente, toda lateral) (Opcional)
- Transferência de carga máx 13.600 kg (Opcional)
- Nível de altura pré-definida do chassi (Opcional)
Rodas
- Aço pintado
- Alumínio polido (Opcional)
Pneus
- 295/80 R22,5
- Sistema de freio: tambor / disco (Opcional)
- Controle do sistema de freios: eletrônico (EBS)
- Programa eletrônico de estabilidade ESP (Opcional)
- Sistema anti bloqueio ABS (em 2014)
Equipamentos adicionais
- Ajustador das lonas de freio: automático
- Retarder ZF
- Freio de aclive caixa automática
- Válvula de segurança do freio de estacionamento (interlock) (Opcional)
- Bloqueio de saída com portas abertas em todos eixos
Sistema elétrico baseado na comunicação digital CAN, proporcionando mais informações sobre o status do veículo.
- Alternador: 2 x 100 A / 2 x 150 A (Opcional)
- Bateria: 140 Ah / 180 Ah (Opcional)
- Chave geral da bateria: no painel (interruptor)
Computador de bordo
- Dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo, tempos operação)
- Dados instantâneos (consumo, pressão de óleo, freio e turbina, tensão da bateria)
- Mensagens de advertência
- Indicador de manutenção futura
Tacógrafo
- 1 dia com disco
- 7 dias com disco (Opcional)
Display de carga sobre o eixo
- frontal e traseiro (Opcional)
Climatização
- Diâmetro da polia extra: 280 mm (Opcional)
- Válvula de calefação (Opcional)
Adicionais
- Caixa de ferramentas (Opcional)
- Macaco hidráulico com capacidade 10.000 kg (Opcional)
- Triângulo de segurança
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (A') Boggie traseiro: 1500
- (B) Comprimento dos chassis: 10490
- (C) Balanço dianteiro: 2500 (2700 em 2011)
- (D) Balanço traseiro: 4790
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R 22,5): 803
- Total: 7089