ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: De 2005 até 2006
- Baumúster: Sem registro
- Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
- Fonte dos dados: Scania (Julho/2005)
DSC12 02 360
Motor Diesel com injeção direta, 4 tempos, 6 cilindros em linha, com turbo intercooler. Está de acordo com norma Euro 2.
- Cilindrada: 11,8 dm³
- Potência máxima (1600 / 1900 rpm): 360 hp / 265 kW
- Torque máximo (1300 / 1500 rpm): 170 kgfm / 1665 Nm
- Preparado para 83 dBA
- Filtro separador de água do combustível (Opcional)
- Controle manual do acelerador (Opcional)
- Elemento de segurança do filtro (Opcional)
- Limitador de velocidade (100 km/h, 115 km/h) (Opcional)
Sistema de arrefecimento
- Radiador com tanque de expansão, ventilador de arrefecimento regulado por temperatura, controlado hidraulicamente
- Tanque de expansão – traseiro
- Caixa de mudanças: GR801. Caixa mecânica de oito velocidades à frente, sincronizadas.
-
Relação de redução:
1ª – 9,15:1
2ª – 6,32:1
3ª – 4,69:1
4 ª – 3,75:1
5 ª – 2,44:1
6 ª – 1,68:1
7 ª – 1,25:1
8 ª – 1,00:1
Marcha a ré – 8,21:1 - Caixa de mudanças opcional: GR801 CS: sete velocidades à frente, sincronizadas, equipadas com Comfort Shift.
-
Relação de redução:
1ª – 9,15:1
2ª – 6,32:1
3ª – 3,75:1
4ª – 2,44:1
5ª – 1,68:1
6ª – 1,25:1
7ª – 1,00:1
Marcha a ré – 8,21:1 - Caixas de mudanças opcional: GR801R (Com retarder Scania) / GR801RCS (Com retarder Scania e Comfort Shift)
Diferencial
- Tipo: R660 / Controle de tração (somente com ABS) (Opcional)
- Relação de redução: 3,07:1 / 3,42:1 (Opcional)
- Suspensão a ar com duas câmaras na frente e quatro atrás.
- Suspensão reforçada (Opcional no 6×2 e 8×2)
Obs.: A capacidade de carga em um determinado eixo pode ser reduzida em função da marca, modelo e dimensões dos pneus utilizados. Consulte o catálogo do fabricante de pneus correspondente.
Suspensão dianteira (4×2 e 6×2)
- A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.500 kg (AMA 860)
- Barra estabilizadora frontal
Suspensão dianteira (8×2)
- A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 2x 6.000 kg (AMA 60)
- Barra estabilizadora frontal
Suspensão traseira (4×2)
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 12.000 kg (ADA 1300)
- Barra estabilizadora traseira
Suspensão traseira (6×2 e 8×2)
- A ar, com capacidade máxima dos eixos de 17.500 kg (ADA 1300 + ASA 701)
- Barra estabilizadora traseira
Controle da suspensão
- Controle mecânico
- Controle Eletrônico (ELC) (Opcional)
- Elevação e rebaixamento total (Opcional)
- Rebaixamento parcial – porta dianteira (Opcional)
- Espessura do material: 8 mm
Tanques combustível
- 20 litros – somente para transporte
Climatização
- Polia extra (2 canais) (Opcional)
Equipamentos adicionais
- Saída do escapamento traseira
- Kit de ferramentas (Opcional)
- Macaco para 12 ton (Opcional)
- Válvula para instalação de calefação (Opcional)
- Protetor das porcas das rodas (Opcional)
Defnição do comprimento total do ônibus
- Chassis 4×2 e 6×2: De 13 a 13,5m
- Chassis 4×2 e 6×2 opcionais: Até 10m / de 10 a 10,5m / de 10,5 a 11m / de 11 a 11,5m / de 11,5 a 12m / de 12 a 12,5m / de 12,5 a 13m / de 13,5 a 14m / de 14 a 14,5m / de 14,5 a 15m
- Chassis 8×2: De 13,5 a 14m
- Chassis 8×2 opcional: De 14,5 a 15m
- Rodas de aço 8,25 x 22,5
- Rodas de aço 8,0 x 22 (Opcional exceto 8×2)
- Rodas de alumínio polido 8,0 x 22 (Opcional exceto 8×2)
- Rodas de alumínio polido 8,25 x 24,5 (Opcional somente no 6×2)
- Rodas de alumínio polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
- Rodas de alumínio não polido 8,0 x 22 (Opcional exceto 8×2)
- Rodas de alumínio não polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
Freios totalmente pneumáticos, de ação direta, com circuitos independentes para freios traseiros, dianteiros e de estacionamento/emergência.
- Pressão de trabalho: 9,5 bar
- Freios a tambor
- ABS (Opcional)
Equipamentos adicionais de freio
- Ajuste de folga manual
- Ajuste de folga automático (Opcional)
- Sistema pneumático com secador de ar
Freios auxiliares
- Freio motor
- Controle do freio-motor automático
- Controle do freio-motor automático + manual (sem retarder) (Opcional)
- Controle do Retarder manual (Opcional)
- Controle do Retarder automático + manual (somente com ABS) (Opcional)
- Tensão: 24 V
- Alternadores: 140 A / 140 + 65 A (Opcional) / 140 + 140 A (Opcional)
- Bateria: 175 Ah / 140 Ah (Opcional) / Cabo da bateria com fusível (Opcional)
- Chave geral da bateria: Na bateria / No painel (Opcional)
Unidade elétrica traseira
- Compartimento do motor contendo interruptores para parada, iluminação e seletor de partida traseiro ou frontal.
Direção
- Hidráulica com volante de 475 mm de diâmetro
- Volante ajustável
- Posto rebaixado no chassis para motorista no 6×2 e 8×2 (Low Driver)
Instrumentos
- O painel de instrumentos possui controles e instrumentos combinados, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, indicador de nível de combustível, indicadores de pressão de freio (dianteiro e traseiro) e lâmpadas de alerta.
Computador de bordo
- Tacógrafo 1 dia / 1 motorista (km/h)
- Tacógrafo 1 dia / 2 motoristas (km/h) (Opcional)
- Tacógrafo 7 dias / 2 motoristas (km/h) (Opcional)
- Indicador de temperatura interna e externa (Opcional)
Procedimento de partida
- Chave individual
- Chave uniforme (Opcional)
4×2
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (B) Comprimento do chassi: 8590
- (C) Balanço dianteiro: 2340
- (D) Balanço traseiro: 3250
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 803
6×2
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (A') Boggie traseiro: 1300
- (B) Comprimento do chassi: 9300 / 9035 (exceto Low Driver)
- (C) Balanço dianteiro: 2340 / 2075 (exceto Low Driver)
- (D) Balanço traseiro: 3960
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2473
- (M) Ângulo máximo de giro: 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 803 / 478 (Low Driver)
8×2
- (A) Distância entre-eixos: 2850 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (A') Boggie traseiro: 1300
- (A'') Boggie dianteiro: 1400
- (B) Comprimento do chassi: 11813
- (C) Balanço dianteiro: 2303
- (D) Balanço traseiro: 3960
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2473
- (M) Ângulo máximo de giro: 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 478 (Low Driver)