ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano articulado
- Fabricação: De 1992 até 1998
- Baumúster: Sem registro
- Norma de emissões dos gases: Euro 2 / proconve P-0
- Fonte dos dados: Scania (Outubro/1992)
Tipo DS 11 75 (310)
Os motores Scania são dotados de tecnologia avançada e rígido controle de qualidade que lhes garantem características excepcionais como: camisas úmidas e removíveis, distribuição mecânica por engrenagens, turbocompressor lateral com filtro de óleo exclusivo, cabeçote com ranhuras e juntas de cabeçotes em aço, biela com parte superior em formato trapezoidal e superfície da base serrilhada, mancal traseiro da árvore de manivelas com retentor duplo e pistão arrefecido internamente por jato de óleo.
- Sistema de trabalho: Diesel, 4 tempos, injeção direta, equipado com turbocompressor acionado pelos gases de escape.
- Número de cilindros: 6, em linha
- Diâmetro dos cilindros: 127 mm
- Curso dos êmbolos: 145 mm
- Cilindrada: 11,02 dm³
- Relação de compressão: 17:1
- Potência (NBR 5484 e ISO 1585): 228 kW (310cv) a 2000 rpm
- Torque (NBR 5484 e ISO 1585): 1320 Nm (135 kgfm) a 1100 rpm
Sistema de arrefecimento
- Capacidade: 47 dm³
Radiador montado em suporte com coxins de borracha, com tanque de expansão. Bomba d'água do tipo centrífugo. Vazão de água regulada por termostato.
Sensor de segurança dotado de luz de advertência para baixo nível de fluído de arrefecimento e alarme sonoro para sobre aquecimento.
Filtro da água do radiador com elemento solúvel anti-corrosivo.
Sistema de alimentação
Fluxo de combustível por meio de bomba alimentadora e bomba injetora com regulador centrífugo, equipada com limitador de fumaça. Filtros tipo cartucho conectados em paralelo.
Filtro centrífugo separador – sistema de filtragem de combustível através de filtro-separador, destinado a eliminar líquidos e partículas sólidas que contaminam o combustível.
Sistema de lubrificação
Fluxo sob pressão por meio de bomba de engrenagens. Filtro de óleo de dupla ação, ciclônica e centrífuga (patente Scania), que garante maior eficiência na filtragem do lubrificante, sem necessidade de substituir o elemento. Intercambiador de calor de fluxo total. Filtro exclusivo para o sistema de lubrificação do turbo compressor.
Sistema de admissão de ar
Filtro de ar tipo seco, de alta capacidade, equipado com elemento de segurança e sensor de obstrução, com luz de advertência colocada no painel de instrumentos.
Dotado de central elétrica na qual ficam alojados relés, fusíveis e demais componentes. Regulador de voltagem eletrônico. Chicote elétrico com conexões blindadas. O chicote é protegido por um tubo de PVC de alta resistência para ptoteção contra a ação do tempo.
- Bateria: 2, de 12 V cada, ligadas em série
- Tensão nominal do sistema: 24 V
- Capacidade de carga das baterias: 135 Ah
- Motor de partida: 5,5 kW (7,5 cv)
- Fusíveis: 8 e 16 A
- Alternador: 28 V / 105 Ah
Monodisco seco, pressionado por molas tipo membrana, com cubo flexível e rolamento de encosto de ação contínua. Acionada por mecanismo servo assistido, de operação hidropneumática, com ajustagem automática e pressão do pedal reduzida ao mínimo por meio de mecanismo de alívio.
- Tipo: SCANIA K422-10
- Diâmetro: 420 mm
- Área: 2010 cm²
- Caixa de mudanças: SCANIA G-777 – mecânica. Caixa com 5 marchas à frente, totalmente sincronizadas, e 1 à ré. Velocidades à frente dotadas de engrenagens helicoidais de engrenamento constante e lubrificação sob pressão. Equipada com bujão magnético para drenagem do óleo.
-
Relação de redução:
1ª – 6,24:1
2ª – 3,29:1
3ª – 1,86:1
4ª – 1,28:1
5ª – 1:1
Marcha a ré – 6,24:1
Árvore de transmissão
Eixos tubulares, balanceados dinamicamente. Juntas universais com rolamentos de roletes, selados, com partes desgastáveis substituíveis.
- Tipo: SCANIA T/TA 61
Diferencial
Tipo simples-redução, de engrenamento cônico e dentes helicoidais.
Pinhão apoiado sobre 3 rolamentos.
O conjunto coroa e caixa de satélites está apoiado sobre rolamentos de roletes cônicos.
Semi-árvores totalmente flutuantes.
- Tipo: SCANIA R770
- Capacidade de óleo: 11 dm³
Eixo dianteiro
Eixo em liga de aço, perfil "I", forjado a quente, com extremidades endurecidas e temperadas. Os pinos mestre são montados em buchas de bronze recobertas com aço.
Cada cubo de roda tem dois rolamentos de rolos cônicos.
- Tipo: SCANIA AM 60
Eixo de tração e traseiro
Carcaça reforçada construída em chapas de aço, estampadas e soldadas entre si. Bujão magnético para drenagem do óleo.
- Tipo: SCANIA ADA 90
Sistema de direção
Mecanismo hidráulico do tipo esferas recirculantes, com retorno automático.
Pode ser operado mecanicamente.
- Tipo: Hidráulica
- Número de voltas: 4,4 entre batentes
- Diâmetro do volante: 500 mm
- Capacidade de óleo: 3,8 dm³
- Quadro composto de longarinas e travessas com perfil "U", profundidade constante, estampadas a frio.
Apoio de articulação
- Feito também em chapa de aço especial, está unido ao chassi por solda.
Plataforma giratória
- O piso do compartimento de passageiros sobre a articulação é constituído por uma plataforma giratória dividida em duas metades no sentido transversal, fixada a um perfil central por dobradiças. Cada uma das partes pode ser levantada para a manutenção da articulação.
Ângulo de articulação do conjunto
- A plataforma é movimentada através de um conjunto de braços direcionais, permitindo que seu giro seja a metade do ângulo formado entre o quadro do chassi dianteiro e o traseiro do conjunto.
- Para a direita ou para a esquerda: 46 graus
Dispositivo sonoro de alerta
- Contar sobre-esterçamento. Dispositivo de alerta que aciona a buzina seguido de travamento do freio de estacionamento quando é exercido o ângulo de esterçamento da composição.
Ângulo de viragem da plataforma giratória
- Dotado de central elétrica na qual ficam alojados relés, fusíveis e demais componentes. Regulador de voltagem eletrônico. Chicote elétrico com conexões blindadas. O chicote é protegido por um tubo de PVC de alta resistência para ptoteção contra a ação do tempo.
- Para a direita ou para a esquerda: 23 graus
Tacógrafo
-
Mecânico. Com velocímetro e relógio a quartzo integrados.
Para registro de 1 dia.
Rodas – tipo
- Rodas e anéis laminados e desmontáveis
- Roda sobressalente
Rodas – medidas
- 8.00 x 22''
- 8.25 x 22,5'' (Opcional, para pneus radiais sem câmara)
Pneus
- 11.00 x 22'' – Tipo diagonal, 16 lonas
- 11.00 x 22'' – Tipo radial, 16 lonas (Opcional)
- 12.00 x 22,5'' – Tipo radial, 16 lonas, sem câmara (Opcional)
Suspensão por molas no eixo dianteiro
- Feixe de molas semi-elípticas de aço e formato trapezoidal. As duas folhas superiores são jateadas a granalha, proporcionando grande resistência à fadiga. Pinos de molas com roscas e dotados de anéis de borracha para vedação. Equipada com 2 amortecedores.
Suspensão a ar no eixo de tração e traseiro
- Totalmente pneumática para os eixos traseiro e o de tração. Equipadas com câmara de ar tipo flutuante e amortecedores. Conta com um sistema auto-nivelador, realizada por válvulas de nível, que mantém a distância entre o chassi e os eixos.
Suspensão do eixo intermediário (de tração) e traseiro
- Cada uma delas composta por 4 câmaras de ar, 2 válvulas de nível e 4 amortecedores. As câmaras e amortecedores estão montados em 2 vigas longitudinais presas ao eixo.
- Forças longitudinais e transversais absorvidas por 1 barra de reação triangular superior e 2 longitudinais inferiores.
- Barras com extremidades montadas em buchas de borracha.
Barra estabilizadora
- No eixo dianteiro
- No eixo de tração
- No eixo traseiro
Amortecedores
- Amortecedores hidráulicos, telescópicos, de dupla ação.
Totalmente pneumáticos e de ação direta. Três circuitos independentes, para os eixos dianteiros e reboque, traseiro e de estacionamento e emergência. Tubulação em nylon de alta resistência a impactos. Sapatas adicionadas por eixos excêntricos, assegurando atuação rápida e uniforme. Conexões do sistema de ar comprimido com niples de material resistente à corrosão e de alto poder de vedação.
Dimensões
|
Dianteira
|
Intermediária
|
Traseira
|
Área dos cilindros |
20 pol² (129,03 cm²)
|
24 pol² (154,83 cm²)
|
24 pol² (154,83 cm²)
|
Largura das lonas |
7 pol (178 mm)
|
10 pol (254 mm)
|
10 pol (254 mm)
|
Áreas |
2520 cm²
|
3600 cm²
|
3600 cm²
|
Freio motor
- Acionamento eletropneumático conjugado ao pedal do freio de serviço, podendo ser desligado por tecla no painel de instrumentos.
Freio de estacionamento
- Tipo mola acumuladora, montado no cilindro de freio dos eixos de tração e traseiro. Comandado gradualmente com ação imediata ou progressiva por meio de alavanca no painel de instrumentos. Trava automaticamente na eventual queda de pressão de ar no sistema. Desaplicação por ar comprimido. Válvula no painel de instrumentos para liberação do freio de estacionamento.
Compressor
-
Compressor de 2 cilindros, acionado por engrenagens, lubrificado e arrefecido pelos mesmos sistemas do motor. Equipado com válvula reguladora de pressão, que corta o suprimento de ar.
O ar do compressor é purificado pelo mesmo filtro de ar do motor. - Capacidade: 295 dm³/min a 2000 rpm
- Pressão de trabalho: 7,5 a 9 bar
Tanques de ar
-
São 7 tanques: um principal (úmido), um para o freio dianteiro e do reboque, um para o freio traseiro, um para o freio de estacionamento, e um para a suspensão a ar. No reboque um tanque destina-se para o sistema de freios e o outro para a suspensão.
O tanque principal (úmido) possui válvula automática de drenagem, que evita o acúmulo residual de água.
Ajustador automático de freio
- Alavanca com regulagem automática da distância entre a lona e o tambor, mantendo constante essa distância, independente do desgaste.
- Tacômetro (conta-giros) com indicador de faixa de rotação econômica;
- Relógios indicadores de: pressão do óleo, pressão de ar dos freios dianteiro e traseiro, temperatura do líquido de arrefecimento, carga das baterias, nível de combustível;
- Luzes piloto de alerta para: luz alta, indicadores de direção, obstrução do filtro de ar, queda de pressão no sistema de freios, queda de pressão do óleo, queda de tensão do alternador, pisca-alerta, nível do líquido de arrefecimento, e freio de estacionamento aplicado;
- Alarme sonoro (cigarra) para queda de pressão do sistema de freios, do óleo lubrificante, alta temperatura do líquido de arrefecimento e sobre-esterçamento;
- Interruptores para: farol e lanternas, pisca-alerta, acionamento freio motor conjugado;
- Alavanca comutadora para: indicadores de direção, limpadores de parabrisas com duas velocidades, lavador e temporizador, luz alta/baixa e lampejador;
- Alavanca aplicadora do freio de estacionamento;
- Acelerador manual com regulagem e desaplicação instantânea;
- Estrangulador manual de parada do motor;
- Contato elétrico e partida na coluna de direção;
- Reostato para alterar a intensidade da iluminação dos instrumentos no painel.
- Buzina
- Macaco hidráulico para 12 T
- Placas de identificação SCANIA e SCANIA 113
- Bolsa de ferramentas contendo: chave de boca, de fenda, phillips, alicate, caixa com fusíveis 8 e 16 A, triângulo de segurança, plug para chicote e mangueira de ar comprimido
- (A) Distância entre os eixos dianteiro e de tração: 6500
- (A') Distância entre os eixos de tração e traseiro: 6770
- (B) Comprimento total: 17970
- (C) Balanço dianteiro: 1200
- (D) Balanço traseiro: 3500
- (E) Bitola dianteira: 2087
- (F) Bitola do eixo de tração e eixo traseiro: 1830
- (G) Largura dianteira: 2490
- (M) Ângulo de viragem da plataforma: 23°
- Ângulo de viragem da articulação: 46°
Tara do chassi – incluso 20 litros de combustível, 25 litros de óleo lubrificante, 47 litros de fluído de arrefecimento, 2 baterias, 11 rodas a disco e 10 pneus 11.00×22''
- Eixo dianteiro: 3070
- Eixo de tração: 3200
- Eixo traseiro: 2040
- Total: 8310
Capacidade técnica
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo de tração: 11000
- Eixo traseiro: 11000
- Total: 28500
Peso bruto total – conforme lei da balança
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo de tração: 10000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 26000