ViaCircular Transporte Coletivo

Marcopolo Volare A8 (145cv)

Marcopolo Volare A8 (145cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário e Escolar
Fabricação: 2000-2001
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Publicação Marcopolo (Acervo Monteiro e Israel Oliveira – Sem data mencionada)

O Minibus Marcopolo Volare A8 foi especialmente desenvolvido para atender ao segmento urbano pesado. Sua configuração é própria para aplicações em médios e grandes centros, pos permite, além dos passageiros sentados, o transporte seguro de passageiros em pé, possuindo sistema exclusivo de pega-mãos incorporado ao salão do veículo.

Todas estas características posicionam o Volare A8 como um veículo único, menor que um microônibus e maior que uma van, e como a mais completa e moderna alternativa para o transporte coletivo pesado.

O Volare A8 é um veículo ágil, versátil, resistente e econômico. Seu design moderno e arrojado alia-se a um amplo espaço interno, o que garante beleza, conforto e funcionalidade ao projeto. O modelo destaca-se também pelo potente motor ecológico MWM de 145 cv de potência, freios a ar e suspensão especialmente desenvolvida para absorção de impactos.

O carro ideal para quem quer oferecer o que há de melhor em transporte para grandes centros urbanos.

Motor
Modelo: MWM 4.10 TCA
Tipo: 4 cilindros em linha, aftercooler
Potência máxima: 145 cv @ 2600 rpm
Torque máximo: 508 Nm (51 mkgf) @ 1500 a 1800 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.3 L
Relação de compressão: 15,9:1

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4305 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1
2ª – 2,82:1
3ª – 1,52:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
Ré – 5,23:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico
Diâmetro do disco: 320 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8090
Tipo: Hidráulica

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Mola parabólica progressiva
Amortecedores: Hidráulico de dupla ação, Heavy Duty
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Mola semielíptica progressiva de duplo estágio
Amortecedores: Hidráulico de dupla ação, Heavy Duty
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.00 x 16 E
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar, tambor nas 4 rodas
Freio de Estacionamento
Tipo: Por mola com atuação nas rodas traseiras com acionamento por alavanca

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 7850
Pesos
Eixo dianteiro: 2600
Eixo traseiro: 5500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 120
Óleo no cárter, máx./min.: 8 (com filtro)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3350
3750
(C) Balanço dianteiro: 1225
(D) Balanço traseiro: 2275
(K) Vão livre dianteiro: 360
Carroceria
(B) Comprimento total: 6400
7250
(N) Largura externa: 2040
(O) Altura externa: 2700
(P) Altura interna: 1800

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2670
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2770
RPM M L min: 750
RPM M L: 800
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,45
Altitudes acima de 350m: 1,95
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
82,5

Capacidade
  • Lotação: 25 e 27 + motorista
  • Executivo e Turismo: 19, 21 e 22 + motorista

Imagens
Marcopolo Volare A8 MO (2001)
Marcopolo Volare A8 MO (2001)
Marcopolo Volare A8 MO (2001)
Marcopolo Volare A8 MO (2001)
Marcopolo Volare A8 MO (2001)
Marcopolo Volare A8 MO (2001)

Função desabilitada

Menu