Página Inicial > Dados de chassis > Volare Veículos Ltda > Marcopolo Volare A8 (145cv)
Marcopolo Volare A8 (145cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
Fabricação: | 2000-2001 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Publicação Marcopolo (Acervo Monteiro e Israel Oliveira – Sem data mencionada) |
O Minibus Marcopolo Volare A8 foi especialmente desenvolvido para atender ao segmento urbano pesado. Sua configuração é própria para aplicações em médios e grandes centros, pos permite, além dos passageiros sentados, o transporte seguro de passageiros em pé, possuindo sistema exclusivo de pega-mãos incorporado ao salão do veículo.
Todas estas características posicionam o Volare A8 como um veículo único, menor que um microônibus e maior que uma van, e como a mais completa e moderna alternativa para o transporte coletivo pesado.
O Volare A8 é um veículo ágil, versátil, resistente e econômico. Seu design moderno e arrojado alia-se a um amplo espaço interno, o que garante beleza, conforto e funcionalidade ao projeto. O modelo destaca-se também pelo potente motor ecológico MWM de 145 cv de potência, freios a ar e suspensão especialmente desenvolvida para absorção de impactos.
O carro ideal para quem quer oferecer o que há de melhor em transporte para grandes centros urbanos.
Modelo: | MWM 4.10 TCA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, aftercooler |
Potência máxima: | 145 cv @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 508 Nm (51 mkgf) @ 1500 a 1800 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.3 L |
Relação de compressão: | 15,9:1 |
Modelo: | Eaton FSO-4305 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,82:1 3ª – 1,52:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,23:1 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 320 mm |
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Mola parabólica progressiva |
Amortecedores: | Hidráulico de dupla ação, Heavy Duty |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Mola semielíptica progressiva de duplo estágio |
Amortecedores: | Hidráulico de dupla ação, Heavy Duty |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.00 x 16 E |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar, tambor nas 4 rodas |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Por mola com atuação nas rodas traseiras com acionamento por alavanca |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 7850 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 2600 |
Eixo traseiro: | 5500 |
Tanque de combustível: | 120 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 8 (com filtro) |
(A) Distância entre-eixos: | 3350 3750 |
(C) Balanço dianteiro: | 1225 |
(D) Balanço traseiro: | 2275 |
(K) Vão livre dianteiro: | 360 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 6400 7250 |
(N) Largura externa: | 2040 |
(O) Altura externa: | 2700 |
(P) Altura interna: | 1800 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2670 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2770 |
RPM M L min: | 750 |
RPM M L: | 800 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,45 |
Altitudes acima de 350m: | 1,95 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
82,5 |
- Lotação: 25 e 27 + motorista
- Executivo e Turismo: 19, 21 e 22 + motorista